O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

  • 3

Na série “Segunda Chamada”, produzida pela Rede Globo, os personagens Alejandra e Javier saíram da Venezuela, seu país de origem, e vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Eles estudam no ensino noturno de jovens e adultos do Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus e almejam aprender o novo idioma, a Língua Portuguesa. No entanto, o preconceito e a discriminação são barreiras que eles terão de enfrentar aqui no Brasil. Já fora das telas, muitos imigrantes que chegam ao Brasil com o intuito de melhorar de vida passam por dificuldades para serem aceitos na sociedade brasileira.

Durante os séculos XVIII e XIX, o Brasil recebeu diversos imigrantes, em decorrência do auge do café na economia brasileira. Contudo, essa situação ainda é visível no século XXI, visto que povos de países vizinhos como Venezuela, Haiti e Bolívia têm o Brasil como destino principal. Além disso, as imigrações atuais são motivadas pela pobreza e melhores condições de vida, ainda assim, ao chegarem ao Brasil, muitas vezes, a miséria continua presente na vida desses indivíduos, devido à dificuldade para conseguir emprego e não adquirirem oportunidades no novo país.

Ainda convém lembrar, que a presença dos imigrantes pode acabar gerando certos conflitos com os brasileiros, ainda mais no que diz respeito à oportunidade de emprego. Todavia, como dizia o cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix ´´quando o poder do amor superar o amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz“. Logo, a harmonia entre os povos será de grande feitio para a economia brasileira e convivência de ambos diante a sociedade.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ministério da Cidadania deve investir em políticas públicas efetivas que visem aprimorar o relacionamento dos imigrantes com os brasileiros, dando suporte a todos, como auxílio à moradia e empregos. Ademais, a Receita Federal deve investir uma maior parcela dos impostos arrecadados em ONGs (Organizações não governamentais) que buscam a reintegração do imigrante na sociedade. Dessa forma, os imigrantes teriam melhores condições de vida e ajudariam de forma direta para o aumento da economia, ajudando assim, no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, elevando as arrecadações de impostos brasileiros.

Compartilhar

5 Correções

  1. Alguns erros de gramática que são bobos e pequenos mas podem prejudicar sua nota, como vírgulas e nomes com letra maíuscula.
    Sua introdução está boa, só preste atenção no uso dos conectivos para que a frase faça sentido.
    O desenvolvimento está muito bom.
    A conclusão também está boa, só evite frases “padrão” como a primeira. São detalhes mínimos que você deve melhorar, vai longe se continuar treinando!!

    • 0
  2. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    pontuação: 180
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    Pontuação: 160
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Pontuação: 120
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação.
    Pontuação: 120
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Pontuação: 160
    PONTUAÇÃO TOTAL: 740

    • 0
  3. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa = 190
    Lembras- se que nomes proprios começam com letra maiúscula. Esse erro só aparece uma vez, mas mesmo assim deve ser considerado: “Ministerio da Cidadania”
    ——————————————–
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
    ——————————————-
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
    No terceiro paragrafo, tente se aprofunar melhor citação do cantor americano. Da impressão que a oração nao faz parte do texto.
    ———————————————
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 180
    Tente entender melhor a usabilidade dos conectivos, “no entanto” serve para contradizer uma ideia apresentada. no primeiro paragrafo voce o usa como sequencia.
    ———————————————-
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural- 180
    Sua proposta de intervenção esta muito boa, exceto pela primeira frase. Evite frases prontas, imagine quants vezes o corretor ja leu essa frase, então crie uma nova, algo que vem de voce. “Portanto, para resolver esse impasse, o ministerio da…”
    ———————————————
    total:180+180+160+200+190= 910
    Muito Bom!

    • 0
  4. Cuidado com as vírgulas (ex: Visto que); a substituição de DEVE por Urge ou cabe, seria mais elegante para o contexto da redação, é possível perceber também a falta de alguns conectivos. o uso exacerbado de palavras conclusivas (Portanto, contudo,ademais), visto que, poderia ser trocada: Em diapasão, nesse viés..
    Amei a redação, Parabéns!!!

    • 0
  5. É muito importante para fechar a competência 4 que você coloque conectivos, por exemplo no primeiro parágrafo “eles estudam” colocar um conectivo antes
    “Já fora das telas” colocar outro conectivo.
    Outra coisa observada é a repetição da palavra “ ainda”
    Tirando isso, a sua redação teve um ótimo conteúdo

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.