Na obra Utopia, do escritor inglês Thomas More , é retratada uma sociedade perfeita , na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto , o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega , uma vez que a imigração no Brasil apresenta barreiras , as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de politicas públicas para os imigrantes , quanto do aumento significativo de imigrantes ilegais no país. Diante disso torna-se fundamental a discussão desses aspectos , a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas socioculturais e politicas ,analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida que se faz imediata. Precipuamente ,é fulcral pontuar que o aumento de imigrantes deriva de diversos problemas que ocorrem no país de origem dessas pessoas , como guerras e desigualdades. Portanto é importante uma ação mais eficaz dos ONU e dos direitos humanos , para intervir em conflitos armados e garantir uma qualidade de vida melhor .
Ademais , é imperativo ressaltar a falta de politicas públicas para imigrantes no Brasil como promotor do problema. De acordo com o jornal BBC news , 128 bolivianos e 80 paraguaios foram libertos de trabalho escravo em São Paulo em 2013 e ainda afirma que essas pessoas são apenas ´´A ponta do iceberg´´ . Partindo desse pressuposto , é perceptível o quanto os estrangeiros ilegais sofrem com a falta de direitos trabalhistas se tornando vulneráveis ao trabalho escravo. Tudo isso retarda a resolução do empecilho , já que a ausência de políticas públicas adequadas contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte , com o intuito de mitigar a falta de apoio governamental com imigrantes , necessita-se urgentemente, que o ministério do trabalho por meio de políticas governamentais , identifique e proporcione direitos trabalhistas a essas pessoas , e também que a ONU e os direitos humanos façam sua parte para garantir que uma vida de qualidade a todos os indivíduos. Desse modo atenuar-se -á , em médio e longo prazo o impacto nocivo, do trabalho escravo que os imigrantes sofrem , e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Cidalove
Olá, seu tema é muito bom, mas você cometeu alguns desvios em relação a estrutura da redação do ENEM.
1-A expressão Nesse sentido no início do primeiro desenvolvimento, ficou fora de contexto e esse desenvolvimento você meio que fez uma conclusão, quando você coloca a ONU para solucionar a questão. Nesse parágrafo você tem que retomar o projeto de texto e logo depois, utilizar uma citação para comprovar a ideia que você trouxe anteriormente e para finalizar esse primeiro parágrafo de desenvolvimento, você coloca uma frase que critique aquela situação.
2-No segundo desenvolvimento você atendeu a estrutura, mas no início ficou incoerente com o que você colocou na tese que era sobre o aumento de imigrantes ilegais, pois as políticas públicas deveriam ser retomadas no primeiro desenvolvimento, segundo a ordem que você colocou.
3-Aconselharia você a utilizar “deve” depois de Ministério do Trabalho, que aliás tem que está em maiúsculo por se tratar de algo específico do governo, ou seja, “o Ministério do Trabalho deve” para ficar claro que ele é o agente. Além disso, você cometeu um erro de concordância, o certo seria: políticas governamentais que identifiquem e proporcionem. E também, você colocou o agente, a ação, meio/modo e finalidade, mas faltou o detalhamento para completar os cincos elementos para a proposta de intervenção.