Iniciante

O mercado de cosméticos falsificados

  • 0

Contemporaneamente o mercado e a mídia vêm propagando cada vez mais padrões de beleza e modos de vida inatingíveis como forma de lucrar. Com isso, produtos pirateados e perigosos também são produzidos, causando riscos aos usuários, como as complicações decorrentes de procedimentos estéticos que levaram a modelo Andressa Urach a ficar em coma. Apesar desse tipo de problema ser tão comum, a alienação produzida leva a uma cegueira que pode causar sérios problemas à saúde dos usuários desses produtos.

priori, é necessário perceber que há um processo profundo de alheamento da sociedade. Numa de suas obras, o sociólogo Zygmunt Bauman afirmou que “a cultura é a inimiga natural da alienação”, mas o que vem acontecendo é a transformação da própria cultura num projeto de alienação em que se propaga a padronização de um modo de vida e um único modelo de beleza irreal através das propagandas, modificação de fotografias e representações na mídia. Isso faz com que todos queiram desesperadoramente conquistar o que é mostrado e associado a coisas boas.

Em segunda análise, percebe-se que essa mesma alienação leva à aquisição de produtos falsificados ou proibidos, causando danos à saúde do consumidor. Isso é evidenciado no filme “Linda de morrer” em que um cosmético mal fabricado leva à morte da sua própria criadora, que o ingere no intuito de ficar “mais linda e jovem”. Na vida real o mesmo ocorre uma vez que, na busca por atingir o padrão propagado, as pessoas utilizam qualquer produto, recorrendo a alguns perigosos ou falsificados  no primeiro caso porque essas pessoas são enganadas pela propaganda, e no segundo por não possuírem recursos financeiros suficientes para adquirir um original.

À guisa de conclusão, percebe-se a necessidade de combater os mecanismos do mercado de cosméticos falsificados. O governo, por meio dos Ministérios da Economia e da Saúde, deve fiscalizar a comercialização desses cosméticos por meio da criação de um órgão compatível que aja com o auxílio de um site de denúncias e com o controle da produção e venda de cosméticosao mesmo tempo em que campanhas são produzidas e divulgadas nas redes sociais, na televisão e em banners pelos centros comerciais do país, exibindo os riscos desse problema e as formas de combatê-lo. Assim, o mercado de cosméticos falsificados pode ser melhor combatido e a população mais informada e protegida.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Liviali19,
    Antes de mais nada, gostaria de comentar na escolha do tema e parabenizá-la por fazer uma dissertação coesa sobre o assunto. Comento no tema porque ele é um tema um tanto quanto específico, assim, sabemos o quanto pode ser mais complexo redigir uma redação com tais tópicos mais exclusivos, por assim dizer. Ainda, de maneira geral, você fez um ótimo trabalho em organizar, planejar, redigir e produzir a sua redação!
    Bem, então vamos partir para algumas observações que espero que possam lhe servir:
    ● Em relação à comp. 1, seria importante que você revisasse o uso da vírgula, afinal, ela serve como um dos critérios avaliativos para a primeira competência e pode te garantir uns pontinhos essenciais se você puder dominá-las. Algumas menções às partes que a vírgula deveria ser utilizada: “Contemporaneamente, o mercado e a mídia …”/ “Na vida real o mesmo ocorre, uma vez que, na busca…”
    ● Outro ponto que pode significar uns pontinhos que vão fazer toda a diferença, são as crases. O uso da crase é algo frequentemente confundido, mas com o seu domínio no assunto ortográfico, será mais tranquilo para você garantir uma boa pontuação na comp. 1. Nota-se: “a alienação produzida leva à uma cegueira”/ “Que todos queiram desesperadoramente conquistar o que é mostrado e associado às coisas boas.
    ● Algo muito específico, mas dicas para podermos aprimorar mais e mais são bem-vindas . Por conta disso, eu destaco a parte: “A alienação produzida leva a uma cegueira que pode causar sérios problemas”. A palavra “cegueira” pode transmitir uma linguagem mais informal, sendo assim, os seus argumentos seriam julgados por isso. Então, ao invés de usar o sentido conotativo, procure ter certeza de que aquela ideia não pode ser escrita de outra forma, para assim, você possa ponderar o quando usar o denotativo ou o conotativo. Outras formas seriam: A alienação produzida leva à uma falta de percepção que pode causar sérios problemas/ A alienação produzida leva à uma desinformação que pode causar sérios problemas.
    ● A seguir, o uso das aspas. Sabemos que existem detalhes que são mínimos mas os corretores pesam em detalhes por demais. Ao usar o termo “mais linda e jovem”, para dar esse sentido de contradição, supondo que o personagem tenha uma opinião e visão e você tem outras, você poderia ter apenas mudado o discurso para uma frase com um apontamento mais crítico, como “belas mas sem um preceito”, “bonitas mas com a falta de informação…dentre outros.
    ● Além disso, no decorrer da leitura, senti falta de alguns conectivos para fazer a ideia e o texto mais coesos e fluidos. Destaco esta parte: …em banners pelos centros comerciais do país, AO MESMO TEMPO/ SIMULTANEAMENTE/ ENQUANTO exibindo/ exibe os riscos desse.
    ● Por fim, este apontamento é mais como uma dica do que algo formal a se corrigir. Com isso, queria dizer que o texto argumentativo tem como finalidade poder convencer ou apenas expor o seu ponto de vista ao leitor. Por isso, para que os seus argumentos sejam mais fortes mediante das referências e do seu parecer no assunto, você se beneficiaria muitíssimo se conseguisse finalizar os parágrafos de desenvolvimento com uma frase impactante ou uma crítica autoral, o digo porque o fato de recapitular e apenas apresentar os problemas/ fatos de uma situação, não são tão fortes quanto o seu senso crítico numa produção como essa.
    Enfim, a sua dissertação foi bem planejada e respeitou os parâmetros do estilo da redação! Além disso, escrever bem é praticar também, por isso sei que com a prática, as suas ótimas habilidades irão se desenvolver mais e mais a cada redação concluída!
    Espero ter ajudado e bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.