O mau comportamento e a agressividade crescente do aluno no contexto escolar

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A transmissão do conhecimento não é a única responsabilidade das instituições de ensino que, na teoria, deveria garantir a segurança e o bem-estar dos seus alunos. Todavia, a violência tem se tornado um fator crescente e preocupante no âmbito educacional. A violência precisa ter suas correlações, como contexto familiar, influência de grupo e bullyng sistematicamente analisadas para que intervenções psicoeducacionais possam ser devidamente aplicadas, acarretando, assim, um cenário escolar mais controlado e menos violento.

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Contudo, um aluno submetido à um contexto familiar agressivo certamente reproduzirá o que vê, na escola; o anseio de pertencimento à um grupo pode, também, levar o adolescente a tomar atitudes ofensivas e humilhantes em relação ao outro, ocasionando o bullyng e/ou a violência psicológica. Faz-se mister, ainda, considerar os possíveis déficits da formação docente, averiguando se tais profissionais tiveram o conhecimento e a pratica necessárias para lidar com situações adversas e violentas no contexto escolar.

No Brasil, a violência nas escolas é latente, isto de acordo com uma pesquisa feita, em 2013, pela OCDE, que colocou o país no topo de um ranking de violências nas escolas. Diante desse cenário, o Governo Jair Bolsonaro pretende implantar o modelo cívico-militar, que agrega a presença de militares nos colégios para monitoração dos alunos. No entanto, é igualmente necessário desenvolver uma consciência ética que impeça o aluno de agir, não por medo, mas por uma consciência ativa pois, segundo Van Gogh, pintor holandês, a consciência é a bússola do homem e, em complemento, de acordo com Júlio Dinis, escritor português, a consciência tem só uma maneira de ser: sempre reprova o mal.

Infere-se, portanto, a precisão de debates ativos e palestras ocasionais entre o estudante, a escola e a família, para que haja o desenvolvimento de uma consciência crítica, mas ética. A formação docente deve estar cada vez mais atualizada e preparar um profissional capacitado, através da ação conjunta de teorias e práticas, gerando nele uma observação crítica e postura democrática para a formação de um ambiente escolar confiável, no qual os alunos possam se expressar abertamente. Ademais, o Governo deve distribuir verbas aos colégios públicos e implantar assistentes sociais e psicólogos que trabalhem em conjunto com a família e os estudantes, e desde cedo trabalhem nestes as habilidades socioemocionais, como o controle das próprias emoções, alcançando, assim, uma maior estabilidade e segurança no âmbito escolar.

 

Galerinha, por favor, sejam super hiper mega críticos. Essa é uma das primeiras redações que faço e preciso aprimorar mais e mais as minhas habilidades. Grata pela atenção!

Pessoal, a redação não ultrapassou trinta linhas, pelo contrário, deu 27 linhas. <3

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6 Correções

  1. Vou fazer uma analise de cada paragrafo.ok
    P1 – A transmissão do conhecimento não é a única responsabilidade das instituições de ensino que, na teoria, deveria garantir a segurança e o bem-estar dos seus alunos (AQUI VOCÊ PODERIA FALAR QUANTO A NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM ESTRUTURA, TECNOLOGIA, SEGURANÇA NAS ESCOLAS). A violência precisa ter suas correlações (NÃO SERIA RELAÇÃO COM A FAMILIA, GRUPOS…), como contexto familiar, influência de grupo e bullyng sistematicamente analisadas para que intervenções psicoeducacionais possam ser devidamente aplicadas, acarretando, assim, um cenário escolar mais controlado e menos violento.
    P2 – A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Contudo, um aluno submetido à um contexto familiar agressivo certamente reproduzirá o que vê, na escola; o anseio de pertencimento à um grupo pode, também, levar o adolescente a tomar atitudes ofensivas e humilhantes em relação ao outro, ocasionando o bullyng e/ou a violência psicológica. Faz-se mister, ainda, considerar os possíveis déficits da formação docente (AQUI VOCÊ FAZ UMA CRITICA A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR) , averiguando se tais profissionais tiveram o conhecimento e a pratica necessárias para lidar com situações adversas e violentas ( LIDAR COM A VIOLENCIA ESTÁ MUITO ALÉM DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, VOCÊ PODERIA FALAR DAS POLITICAS PÚBLICAS QUE PODEM AMENIZAR TAL SITUAÇÃO), no contexto escolar.
    P3 – No Brasil, a violência nas escolas é latente, isto de acordo com uma pesquisa feita, em 2013 ( POR SE TRATAR DE UM TEMA TÃO ATUAL E CRESCENTE É INDICADO QUE SE USE REFERÊNCIA MAIS ATUALIZADA, DE PREFERENCIA DOS ULTIMOS 05 ANOS), pela OCDE, que colocou o país no topo de um ranking de violências nas escolas. Diante desse cenário, o Governo Jair Bolsonaro pretende implantar o modelo cívico-militar, que agrega a presença de militares nos colégios para monitoração dos alunos. No entanto, é igualmente necessário desenvolver uma consciência ética que impeça o aluno de agir, não por medo, mas por uma consciência ativa pois, segundo Van Gogh, pintor holandês, a consciência é a bússola do homem e, em complemento, de acordo com Júlio Dinis, escritor português, a consciência tem só uma maneira de ser: sempre reprova o mal. (FICOU SEM SENTIDO ESSAS COLOCAÇÕES DESSES AUTORES. PARA O LEITOR FICOU VAGA O POSICIONAMENTO DO AUTOR).
    P4 – Infere-se, portanto, a precisão de debates ativos e palestras ocasionais entre o estudante, a escola e a família, para que haja o desenvolvimento de uma consciência crítica, mas ética ( POSTURA CRITICA REFLEXIVA ACERCA DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS). A formação docente deve estar cada vez mais atualizada e preparar um profissional capacitado (GEROU UMA AMBIGUIDADE) , através da ação conjunta de teorias e práticas, gerando nele uma observação crítica e postura democrática para a formação de um ambiente escolar confiável (DEVE FICAR CLARO QUE ACONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR SAUDAVEL NÃO NECESSITA APENAS DA FORMAÇÃO DOS DOCENTES, VÁRIOS OUTROS FATORES ESTÃO ENVOLVIDOS), no qual os alunos possam se expressar abertamente. Ademais, o Governo deve distribuir verbas aos colégios públicos ( EM QUE SENTIDO VOCÊ FALA) e implantar assistentes sociais e psicólogos (ESSE É UM VELHO PROJETO QUE TRAMITA NOCONGRESSO FEDERAL E SENADO, PORÉM NUNCA FOI APROVADO – PESQUISE SOBRE ) que trabalhem em conjunto com a família e os estudantes, e desde cedo trabalhem nestes as habilidades socioemocionais, como o controle das próprias emoções, alcançando, assim, uma maior estabilidade e segurança no âmbito escolar.

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  2. Oie, tudo bom?
    Eu gostei muitooo da sua redação❤
    Ta muito bem organizada e detalhada
    Agora assim, na minha opinião de estudante normal e tals sabe?
    Achei o texto muito longo
    Tem ctz q cabe dentro daquelas 30 linhas? Cuidado com isso
    Além disso, oq é a OCDE?
    sugiro q quando vc for citar a organização pela primeira vez coloque o nome todo pra ficar bem claro do q se trata se depois a sigla
    No mais acho q é isso

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  3. primeiramente, eu nao sou profissional e isso é so minha opnião. Mas eu senti falta da tese no começo, tenta melhorar na introdução, segundo eu achei seus argumentos bons e sua estrutura bem organizada. minha dica é a dica que me deram, leia redação nota mil e tenta usar conectivos e citações coringa, faz sempre do mesmo jeito ate pegar uma nota alta

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  4. A estrutura do texto está ótima, porém no primeiro parágrafo você fala que a obrigação do comportamento do aluno é da escola, e logo depois fala da instabilidade familiar, achei contraditório. As citações foram inteligentes, porém houve exagero. Não há erros ortográficos pelo que pude perceber, o texto está muito bom, mas muito longo, acho que não caberia em 30 linhas. Mas realmente está muito boa.

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  5. Boa noite. Parabéns pela redação você é muito organizado E você tem uma estrutura ótima para dissertar. ainda que eu não entenda muito sobre redação, posso dizer para você olhar uma lista de conectivos, para ampliar seu vocabulário nesse quesito, e também para deixar mais objetiva a conclusão, além de colocar algumas citações na sua introdução e desenvolvimento. A parte disso, Parabéns pelo seu texto.

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