O mau comportamento e a agressividade crescente de alunos no ambiente escolar

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O conto machadiano “causa secreta”,  apresenta o personagem Fortunato, no qual aborda um tema universal e atemporal: falta de empatia e o comportamento sádico. Fora da ficção, o mau comportamento e agressividade em sala de aula cresce consideravelmente no panorama contemporâneo. Nesse sentido fazem-se relevantes analisar causas e consequências de tal problemática.

Primeiramente, vale ressaltar que a conduta do ser humano está completamente atrelada ao ambiente no qual ele ocupa. Para o pensador Vitgovsky, o indivíduo é fortemente influenciado pelo meio em que está inserido. Nessa perspectiva, o contexto social e o meio familiar, afetam diretamente na forma como o ser procede. Nas escolas, a falta de interesse nas aulas, a perca da postura docente frente à indisciplina, bem como a violência

gerada, estão dentre as principais causas que corroboram o problema. A primeira, acontece frequentemente devido às aulas monótonas e ausência de percepção por parte do aluno quanto à utilidade dos conteúdos, e já a última introduz  uma das inúmeras  consequências que podem alcançar tamanhas proporções que ocasionam até mesmo o bullying.

Ademais, é indubitável destacar a relevância de uma educação de qualidade. No entanto, esta afirmação não condiz com a realidade atual. Diante disso, foram feitos diversos estudos, e um deles consta que 20% das aulas são tomadas pelo mau comportamento. Logo atitudes como estas, acarretam uma queda do rendimento escolar, além de comprometer na aprendizagem. Muitas vezes isso se deve ao fato de que os alunos não são devidamente orientados e  incentivados a praticar boas maneiras no cotidiano escolar, contribuindo diariamente para o aumento de casos e impedindo a plena educação proclamada pelos livros.

Evidencia-se portanto, que atos  violentos e rudes são normalidade no meio escolar. Para tanto, cabe à família, enquanto  agente fulcral da socialização primária, se atentar ao comportamento de seus filhos,  por meio de uma ligação direta com as instituições de ensino, a fim  de atenuar as práticas de rebeldia. Outrossim cabe às escolas, elaborar atividades educativas, através de dinâmicas que envolvam  exercícios de descontração, com o intuito de tornar o ambiente mais agradável. Seguindo esses passos, local de convivência se tornará tão prazeroso que o conto machadiano não será mais uma ilustração do real.

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3 Correções

  1. No primeiro parágrafo você não colocou vírgula após o conectivo “Nesse sentido”.
    No segundo parágrafo você deveria usar “perda” e não “perca”… “Perca” deve ser usado na forma conjugada do verbo perder na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo.
    No terceiro parágrafo você deveria usar “essa” no lugar de “esta”, pois você já introduziu o assunto.
    Na conclusão: “portanto” deve estar entre vírgulas; após “outrossim” tem vírgula; não tem vírgula depois de “escolas”; não se pode usar “através” (pois transmite o sentido de passar por algo, ou seja, o uso é incorreto no contexto da redação).
    Sua introdução ficou boa, pois você apresentou um repertório e articulou a tese do seu texto. Porém, não ficou evidente a relação causa e consequência explicitada na tese no seu primeiro parágrafo. Com isso, você perde pontos no quesito do projeto de redação. No seu primeiro desenvolvimento você não referenciou corretamente a citação, ou seja, ela não tem validade.

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  2. O conto machadiano “causa secreta”, (1 – Não se separa sujeito de predicado com vírgula) apresenta o personagem Fortunato, no qual aborda um tema universal e atemporal: (…) Nesse sentido (2 – Usa-se vírgula após o elemento coesivo) fazem-se relevantes analisar ( Faz-se relevante analisar) causas e consequências de tal problemática. […] por parte do aluno quanto à utilidade dos conteúdos, e já a última
    Para o pensador Vitgovsky, o indivíduo é fortemente influenciado pelo meio em que está inserido. ( 3 – Não foram encontrados resultados para a pesquisa desse pesquisador. Sem fonte, sem credibilidade) Nessa perspectiva, o contexto social e o meio familiar, ( 1 ) afetam diretamente na (4 – Regência verbal: afeta diretamente a forma) forma
    Diante disso, foram feitos diversos estudos, e um deles consta que 20% das aulas são tomadas pelo mau comportamento (5 – Sem fonte, sem credibilidade. Quem fez o estudo? Quem divulgou?). Logo (2) atitudes como estas, (1) acarretam uma queda do rendimento escolar, além de comprometer na aprendizagem (4 – Comprometer a aprendizagem).
    COMPETÊNCIA I – 120
    COMPETÊNCIA II – 160
    COMPETÊNCIA III – 120
    COMPETÊNCIA IV – 120
    COMPETÊNCIA V – 200

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  3. Redação perfeita…PARABÉNS!!!!!!!
    * só uma dica,não deixar ela com 5 parágrafos-pois alguns corretores do ENEM,acham que com 5 parágrafos você deve usar o” argumento contra” e torna sua redação muito cansativa de se ler.
    * Mencionar também,casos de agressão aos professores que esta crescendo atualmente(índices e outros dados-para comprovar seus argumentos).
    * Ter destacado as consequências do Bullying- é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português —Mencionado o filme “Extraordinário”-Auggie Pullman é um garoto que nasceu com uma deformidade facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança, pela primeira vez. No quinto ano, ele precisa se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.NA ONDE IRIA COMPLEMENTAR…
    * DARIA DE NOTA:800 A 850 PONTOS.

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