O mau comportamento e a agressividade crescente de alunos no ambiente escolar

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(IN) “Extraordinário” é um filme que retrata a vida do garoto Auggie, que possui deformidade facial desde seu nascimento, e por recorrente é motivo de chacota e zombarias. Ademais, fora do âmbito análogo, situações vexatórias como a de Auggie, é uma problemática existente no ambiente escolar hodierno. A princípio, é de suma importância levarmos em consideração os episódios de intolerância e preconceito, que acarretam na dificuldade de inclusão social.

(DES1) Em primeiro plano, segundo pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015, 7,4% dos alunos sofrem algum tipo de discriminação e se sentem humilhados com isso, enquanto 19,8% expuseram algum aluno à um estado de vexame. De mesmo modo, a interação social é negativamente afetada por estar em paralelo ao estereótipo da humilhação, enaltecendo o desenvolvimento de problemas emocionais por parte da vítima, que acaba buscando um comportamento antissocial.

(DES2) Outrossim, a intolerância e o preconceito ganham espaço no assunto escolar, que ocorre na maioria das vezes por intermédio da aparência ou pela religião. Por conseguinte, alunos que não seguem um padrão social “aceitável” por outros alunos são expostos ao deboche.

(CON) Em virtude dos supracitados, é necessário a maior participação do Ministério da Educação, aliado aos pais responsáveis, em um acompanhamento eficaz no comportamento social das crianças. Através da destinação de verbas governamentais sugeridas pelo Conselho Nacional de Educação, criar uma campanha de conscientização sobre crianças portadoras de deficiência e reduzir a discriminação geral em larga escala.

Se possível por favor corrigir no modelo ENEM pontuando as competências e observando tanto prós como contras na minha redação, grato.

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1 Correção

  1. Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Você tem um excelente vocabulário e domínio da norma formal, identifiquei alguns problema em separação de período, como na conclusão – 160
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Você compreendeu o tema e desenvolveu de maneira interessante mas poderia estar mais completo no terceiro parágrafo, com boa argumentação-160
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Apresentou repertório e bem argumentou sobre eles nos dois primeiros parágrafos mas o terceiro ficou vago, sem repertório. Uma dica é se atentar ao usar dados estatísticos, acredito que você tenha consultado a internet, porém no dia da prova só terá dados caso o texto forneça e você nunca deve copiar, tendo que transcrevê-los, se desejar claro, de maneira diferente, com aproximações por exemplo- 120
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Você respeitou os padrões de maneira adequada-200
    Competência 5: Respeito aos direitos humanos – 100
    A conclusão necessita de 5 aspectos: agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. Na sua redação eu identifiquei os agentes, a ação e a finalidade, porém a última de maneira interpretativa.
    Para facilitar a identificação utilize por meio para identificar o modo; a fim de para a finalidade, o detalhamento é uma explicação da sua proposta.
    Organize seu parágrafo da seguinte forma:
    Comece retomando a tese.
    Inicie a proposta, contendo os 5 aspectos.
    Conclua relacionando a um dos repertórios citados anteriormente.
    Total: 740
    Não sou especialista mas pelo que analisei seu texto atende a maior parte dos padrões da redação do Enem, você tem potencial só precisa fazer uns ajustes. Parabéns!!!

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