O mar é suas riquezas: como defendê-los

  • 0

Não é redação para o ENEM! É para um concurso da Marinha, então não precisa de proposta de intervenção.
Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo:
I) Coesão e coerência – até 40 (quarenta) pontos; e
II) Título e tipologia textual – até 40 (quarenta) pontos.
b) Expressão – até 20 (vinte) pontos.

Sendo o mar a principal via de comércio exterior, fonte de energia e recursos minerais, é imprescindível formas efetivas de cuidado e defesa. Dessa forma, o empenho das Forças Armadas têm sido expressivo e denota um forte compromisso de resistência e ofensiva, afim de mitigar explorações como historicamente datadas  na história do país. Para tanto, a boa utilização da tecnologia como ferramenta principal e a qualificação de pessoal são “chaves mestras” para a proteção marítima.

 Em primeira análise, pode-se ressaltar a visão de futuro da Marinha, a qual diz que a Armada será moderna e com “alto grau de independência tecnológica  de dimensão compatível com estatura político-estratégica  do Brasil no cenário internacional.” Tal afirmação denota a importância dos avanços científicos  para o bom desempenho operativo da nação frente aos países vizinhos. Desse modo, todos os recursos investidos em tal área já tem garantia de utilidade, visto a grandeza da Amazônia Azul de 5,7 mil quilômetros quadrados  de área marítima.

 Nessa perspectiva,  o preparo daqueles que irão atuar com essas tecnologias  é tarefa primordial. Não  só técnica, mas também de conhecimento da totalidade em que se trabalha, como compreender que alguns países não ratificaram a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), sendo assim, podem se sentir permitidas a explorar quaisquer áreas. Esse e outros entendimentos somados à uma capacitação adequada dos militares, farão com que a missão de defesa e salvaguarda dos interesses nacionais seja mais eficiente.

Portanto, nota-se que a atuação constante das Forças Armadas, em especial, da Marinha do Brasil é elementar para defesa das riquezas internas. Com grande destaque nessa missão, está a tecnologia, que promove ações mais efetivas e é almejada para o presente é para o futuro. Combinada a essa importante premissa, está a capacitação para aqueles que irão operar tais recursos. Essa junção demonstra a perfeita forma de defender com eficácia o mar e é suas riquezas.

Compartilhar

1 Correção

  1. a) Estrutura e conteúdo
    I) Coesão e coerência – 40
    II) Título e tipologia textual – 40
    b) Expressão – 0

    Seu texto está muito bom, porém, técnico. Pelo que entendo de expressão, deveria ter um pouco de sua opinião. Não?
    Do contrário está bastante coerente e coesivo, além do uso correto das acentuações. A não ser no título e na última linha do texto, mas acredito ter sido erro de digitação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.