Iniciante

O MAPA DA FOME NO BRASIL E NO MUNDO

  • 1

Para Menezes, que também é pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e
Econômicas (Base), além de interromper avanços conquistados nos últimos anos, o fim do Consoa impede que “nesse momento, a sociedade de forma articulada, como um todo, pudesse dar contribuições e ter condições para oferecer diretrizes diante desse quadro excepcional que vivemos”. Segundo, o esvaziamento das políticas voltadas para a agricultura familiar também tem a volta da fome como consequência direta. Embora seja comum atribuir o problema da fome à simples falta de alimento é preciso olhar a questão a partir de uma nova perspectivas mais ampla que inclua a compreensão plena das causas, e maior boa vontade política internacional como também o envolvimento de toda sociedade.

As estatísticas mostram, contudo, que, até 2016, a fome não havia aumentado de forma significativa no Brasil. os relatórios SOFI analisam dados referentes ao ano anterior. O SOFI de 2017 (o último a ser publicado pela FAO), em sua versão regional para a América Latina (“Panorama de la Seguridad Alimentaria y Nutricional en América Latina y El Caribe”), indica que a fome no Brasil, em 2016, acometia menos de 2,5% da população, num patamar semelhante a Uruguai e Cuba .Dados recentes divulgados pela Pnad Contínua, do IBGE, entretanto, sinalizam um aumento da extrema pobreza no país em cerca de 11% de 2016 para 2017 (de 13,3 para 14,8 milhões de pessoas). Tal incremento da pobreza extrema poderá, sim, refletir no aumento do número de pessoas que passam fome no país. Nos próximos dias, a FAO e suas organizações parceiras publicarão o SOFI 2018, com base nos dados referentes a 2017, fornecidos pelos países membros. Ainda que o Brasil não ultrapasse a simbólica barreira dos 5% da população – e assim esperamos que aconteça –, o momento não é de celebração, mas sim de alerta máximo.
O país não pode arriscar as conquistas sociais obtidas nos últimos anos, no momento em que busca sair de uma das maiores crises políticas e econômicas de sua história .É importante, também, mencionar que o aumento da pobreza traz outras consequências negativas para a sociedade, de efeitos mais duradouros: outras formas de má nutrição, mortalidade infantil, aumento de doenças transmissíveis, baixo rendimento escolar. Menezes, diz que “É absolutamente vital o fortalecimento da agricultura camponesa, da agricultura familiar como um todo, porque ela propicia a produção da maior parte dos alimentos e de melhor qualidade, mais saudável, para a população”, afirma, ressaltando a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Enfim, para que haja resposta favorável no Brasil na luta contra fome; Ministério da saúde em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações ,elaborar um estudo detalhado do fenômeno da subnutrição e desenvolvimento de alimento de alta densidade nutricional ,que possam ser produzidos em larga escala, além da possível reintegração do programa Consea. Como declara Francisco Menezes “Se esse programa não tivesse sido desmontado, com os cortes orçamentários tremendos que ocorreram nos últimos anos, teríamos um programa com a capacidade tão virtuosa dele, de ligar a produção ao consumo e possibilitar a chegada dos alimentos nos circuitos curtos, o que é o ideal em termos da soberania e segurança alimentar.”

Compartilhar

3 Correções

  1. Não sou professor, mas vou dar a minha opnião, espero que goste.
    Introdução-> eu não consegui entender muito bem o que você quis dizer com essa referência, mas no final , voce deixou bem claro o que vai discorrer no desenvolvimento.
    Desenvolvimento-> No início eu senti falta de um nexo comunicativo como ” em primeira análise” . No início você encheu de informações, mas, não conseguiu explciar de forma clara o seu ponto de vista. ( e assim esperamos que aconteça –, o momento não é de celebração, mas sim de alerta máximo) nesse trecho você usou muito senso comum, lembre-se a redação do ENEM não deve ser um texto qualquer, cada argumento que você der terá que explicar nos minímos detalhes.
    Conclusão-> O começo da tua conclusão estava “ok”. Até entendi o porque você quis retomar a ideia de Francisco Menezes, mas, você não precisava escrever toda a fala dele novamente. Diminuindo o texto e consequentemente explicando melhor a sua proposta de intervênção.
    OBS: Enfim espero ter ajudado, lembre-se dos nexos comunicativos e reformular melhor os seus argumentos para não virar um texto nada a ver.

    • 1
  2. Boa tarde Melany Maioli,primeiramente,voce escreveu muito bem,parabens pela bela iniciativa,se seu foco for o enem com umas melhorias pode tirar 1000,mas tem alguns detalhes que voce possa melhorar a começar pelo tamanho do texto,no enem sao 30 linhas no maximos se fosse pra passar isso na folha iria estourar o limite e é proibido ultrapassar,seu desenvolvimento ficou meio confuso isso atrapalhou entender de forma objetiva,alias,foi dificil achar seu desenvolvimento porque voce nao colocou paragrafo.alias so um e isso complica muito na hora de entender uma redaçao,o recomendado e 4 paragrafos para organizar melhor,com apenas uma fica um texto bagunçado,como nota eu daria algo perto 700

    • 1
  3. Oi Melany, tudo bem?
    Primeiramente queria salientar que a sua escrita é espetacular, muito culta e articulada, meus sinceros parabéns pela redação. Contudo, na minha opinião, eu acredito que em algumas partes do desenvolvimento você poderia ter desenvolvido mais o seu posicionamento, com isso quero dizer que o texto ficou levemente confuso em certas partes, por esse motivo, acredito que se desenvolvesse mais os seus argumentos esse problema seria solucionado, mesmo porque o ENEM prioriza uma linguagem clara e objetiva.
    Parabéns pelo ótimo texto!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.