O mapa da fome no Brasil e no mundo.

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Os agrotóxicos,pesticidas e conservantes contribuíram com a maior produção e qualidade dos alimentos,o que evidencia a Revolução Tecnocientífica no agronegócio.No entanto, tal fato não é capaz de extinguir o cenário de miséria e fome no Brasil e no mundo. Nesse sentido, nota-se a desigualdade social, bem como a negligência governamental como impulsionadoras da problemática.

A princípio, destaca-se que a disparibilidade de renda impossibilita o acesso homogêneo aos recursos alimentícios. Na obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha, é retratada a diferença entre as regiões Nordeste e Sudeste do país, onde os moradores da comunidade de Canudos refugiam-se da desigualdade social e da miséria tão persistente no contexto da Primeira República.Nesse viés, nota-se não a falta de alimento mas sim a má distribuição de renda, o que acarreta o cenário de fome no contexto global. Desse modo, faz-se necessário medidas que minimizem a problemática.

Ademais, é evidente a negligência do Poder Público no que tange à assistência dos indivíduos vulneráveis à fome.Criada após a Segunda Guerra, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a igualdade entre os indivíduos através da garantia de direitos como saúde, educação, lazer e alimentação.Todavia, o acesso à alimentação de qualidade não é totalmente assegurado, tendo em vista que segundo a ONU(Organização das Nações Unidas) 821 milhões de pessoas sofrem as consequências da fome no mundo. Dessa maneira, urge a intervenção governamental no combate à questão.

Infere-se, portanto, a necessidade da busca da minimização do cenário de fome no Brasil e no mundo. Logo, o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e as entidades da ONU, deve promover maiores oportunidades às populações em situações de marginalização, tão vulneráveis à essa problemática. Tal ação deve ocorrer por meio de uma maior atenção às áreas com maiores taxas de miséria e fome, com base em dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mediante a promoção de cursos profissionalizantes aos moradores e incentivo financeiro às empresas dessas áreas. Assim, será possível impulsionar a economia da região, promover uma maior circulação de capital e poder aquisitivo, o que distanciará a realidade atual da retratada na emblemática obra de Euclides da Cunha.

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5 Correções

  1. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – Nesse viés, não nota-se a falta de alimento, mas sim a má distribuição de renda
    – fazem-se necessárias medidas
    – inserir crase: o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e ÀS entidades da ONU
    – tão vulneráveis a essa problemática: Não há crase antes dos pronomes demonstrativos esta e essa
    – o ideal é sempre citar o nome completo na primeira vez e empregar a sigla entre parênteses

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Revolução Tecnocientífica, a Euclides da Cunha e à Declaração dos Direitos Humanos – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!

    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – No segundo desenvolvimento, você trouxe bons dados, mas esqueceu-se de ampliar mais a reflexão sobre eles. Minha sugestão é que você traga apenas um dado sociocultural por trecho, assim, você terá espaço para refletir sobre a informação.

    Competência lV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    – Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles. Excelente!
    – OBSERVAÇÃO: Prefira não utilizar “através de ” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”, assim, prefira os sinônimos : por meio de, por intermédio de.

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – A sua proposta de intervenção possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!

    Logo, o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e as entidades da ONU (AGENTES), deve promover maiores oportunidades às populações em situações de marginalização (AÇÃO), tão vulneráveis à essa problemática. Tal ação deve ocorrer por meio de uma maior atenção às áreas com maiores taxas de miséria e fome (MODO/MEIO), com base em dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mediante a promoção de cursos profissionalizantes aos moradores e incentivo financeiro às empresas dessas áreas (DETALHAMENTO). Assim, será possível impulsionar a economia da região, promover uma maior circulação de capital e poder aquisitivo (FINALIDADE), o que distanciará a realidade atual da retratada na emblemática obra de Euclides da Cunha.

    Comentário final: Olá, você apresentou um ótimo texto. Porém, atente-se às regras gramaticais. Você compreendeu totalmente a proposta temática e trouxe repertórios pertinentes à discussão do tema, além da excelente articulação das ideias por meio dos conectivos. Sobre a Competência III: A base de um texto Dissertativo-Argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado. Por fim, sua proposta de intervenção está completa e articulada as ideias do texto. Bons estudos!

    Nota: 920

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  2. Competência 1: o texto possui alguns desvios de ortografia, crase e concordância.(160)
    Competência 2: o texto apresenta estrutura essencial e tese estabelecida, além de relacionado ao tema. (200)
    Competência 3: a argumentação apresenta informações pertinentes e conectadas, exceto, no terceiro parágrafo onde os dados não foram bem amarrados ao conexto.(160)
    Competência 4: Os conectivos foram empregados corretamente,expondo o conteúdo com clareza.(200)
    Competência 5: A proposta de intervenção foi bem estruturada com especificação de agente, ação, método de execução e a finalidade.(200)
    Nota final:920

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  3. Seu texto ficou muito bom, conseguiu atingir bem as competências, usou referências muito boas, porém tem alguns erros de portuguese, mas continua assim ❤️

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  4. gostei muito da sua redação, você está no caminho, só cuidado com alguns errinhos de gramática , mas nada que não possa melhorar, nota geral, 700………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

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