Os agrotóxicos,pesticidas e conservantes contribuíram com a maior produção e qualidade dos alimentos,o que evidencia a Revolução Tecnocientífica no agronegócio.No entanto, tal fato não é capaz de extinguir o cenário de miséria e fome no Brasil e no mundo. Nesse sentido, nota-se a desigualdade social, bem como a negligência governamental como impulsionadoras da problemática.
A princípio, destaca-se que a disparibilidade de renda impossibilita o acesso homogêneo aos recursos alimentícios. Na obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha, é retratada a diferença entre as regiões Nordeste e Sudeste do país, onde os moradores da comunidade de Canudos refugiam-se da desigualdade social e da miséria tão persistente no contexto da Primeira República.Nesse viés, nota-se não a falta de alimento mas sim a má distribuição de renda, o que acarreta o cenário de fome no contexto global. Desse modo, faz-se necessário medidas que minimizem a problemática.
Ademais, é evidente a negligência do Poder Público no que tange à assistência dos indivíduos vulneráveis à fome.Criada após a Segunda Guerra, a Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê a igualdade entre os indivíduos através da garantia de direitos como saúde, educação, lazer e alimentação.Todavia, o acesso à alimentação de qualidade não é totalmente assegurado, tendo em vista que segundo a ONU(Organização das Nações Unidas) 821 milhões de pessoas sofrem as consequências da fome no mundo. Dessa maneira, urge a intervenção governamental no combate à questão.
Infere-se, portanto, a necessidade da busca da minimização do cenário de fome no Brasil e no mundo. Logo, o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e as entidades da ONU, deve promover maiores oportunidades às populações em situações de marginalização, tão vulneráveis à essa problemática. Tal ação deve ocorrer por meio de uma maior atenção às áreas com maiores taxas de miséria e fome, com base em dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mediante a promoção de cursos profissionalizantes aos moradores e incentivo financeiro às empresas dessas áreas. Assim, será possível impulsionar a economia da região, promover uma maior circulação de capital e poder aquisitivo, o que distanciará a realidade atual da retratada na emblemática obra de Euclides da Cunha.
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
– Nesse viés, não nota-se a falta de alimento, mas sim a má distribuição de renda
– fazem-se necessárias medidas
– inserir crase: o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e ÀS entidades da ONU
– tão vulneráveis a essa problemática: Não há crase antes dos pronomes demonstrativos esta e essa
– o ideal é sempre citar o nome completo na primeira vez e empregar a sigla entre parênteses
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção à Revolução Tecnocientífica, a Euclides da Cunha e à Declaração dos Direitos Humanos – algo que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– No segundo desenvolvimento, você trouxe bons dados, mas esqueceu-se de ampliar mais a reflexão sobre eles. Minha sugestão é que você traga apenas um dado sociocultural por trecho, assim, você terá espaço para refletir sobre a informação.
–
Competência lV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles. Excelente!
– OBSERVAÇÃO: Prefira não utilizar “através de ” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”, assim, prefira os sinônimos : por meio de, por intermédio de.
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção possui os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
–
Logo, o Ministério do Desenvolvimento, aliado ao Ministério da Educação e as entidades da ONU (AGENTES), deve promover maiores oportunidades às populações em situações de marginalização (AÇÃO), tão vulneráveis à essa problemática. Tal ação deve ocorrer por meio de uma maior atenção às áreas com maiores taxas de miséria e fome (MODO/MEIO), com base em dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), mediante a promoção de cursos profissionalizantes aos moradores e incentivo financeiro às empresas dessas áreas (DETALHAMENTO). Assim, será possível impulsionar a economia da região, promover uma maior circulação de capital e poder aquisitivo (FINALIDADE), o que distanciará a realidade atual da retratada na emblemática obra de Euclides da Cunha.
–
Comentário final: Olá, você apresentou um ótimo texto. Porém, atente-se às regras gramaticais. Você compreendeu totalmente a proposta temática e trouxe repertórios pertinentes à discussão do tema, além da excelente articulação das ideias por meio dos conectivos. Sobre a Competência III: A base de um texto Dissertativo-Argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado. Por fim, sua proposta de intervenção está completa e articulada as ideias do texto. Bons estudos!
–
Nota: 920
Havilla
Competência 1: o texto possui alguns desvios de ortografia, crase e concordância.(160)
Competência 2: o texto apresenta estrutura essencial e tese estabelecida, além de relacionado ao tema. (200)
Competência 3: a argumentação apresenta informações pertinentes e conectadas, exceto, no terceiro parágrafo onde os dados não foram bem amarrados ao conexto.(160)
Competência 4: Os conectivos foram empregados corretamente,expondo o conteúdo com clareza.(200)
Competência 5: A proposta de intervenção foi bem estruturada com especificação de agente, ação, método de execução e a finalidade.(200)
Nota final:920
Marcos Vinicius
Seu texto ficou muito bom, conseguiu atingir bem as competências, usou referências muito boas, porém tem alguns erros de portuguese, mas continua assim ❤️
DaniellaLetícia
Sua redação ficou incrível, apenas por suas referências em seu texto já gostei. Alguns erros de português, mas nada do que não de para melhorar.
Soraya.moraes
gostei muito da sua redação, você está no caminho, só cuidado com alguns errinhos de gramática , mas nada que não possa melhorar, nota geral, 700………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..