Iniciante

O mapa da fome no Brasil

  • 0

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito ao acesso á uma alimentação de qualidade e ao bem-estar social. Conquanto, com uma pandemia, a crise advinda da mesma e a exacerbada alteração do mercado de trabalho, iniciou-se a reincidência fome no brasil, impossibilitando que esta parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é fator principal no desenvolvimento de uma País. Hodiernamente, ocupando a nona posição da economia mundial seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado deste contraste é claramente refletido na crise advinda de uma pandemia e pela má gestão de questões principais de um país, com uma delas, além do fator educacional, mas também ao acesso á uma alimentação de qualidade. Segundo uma noticia publicada pelo Estadão, é estimado que quase 14,7 milhões de pessoas, fiquem na pobreza até o fim de 2020, afetando diretamente ao alimento da sociedade. Diante do exposto, é de suma urgência produção de demandas no qual erradique a grande ausência de alimentos em questão para população.

Faz-se mister salientar, devida a alta alteração no mercado de trabalho, influenciado pela questão de calamidade pública supracitado como impulsionador da demasiada taxa de desemprego no país. De acordo com Zygmunt Baumam, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, politicas e econômicas é a característica da “modernidade liquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, é necessário citar que a situação da economia do Brasil é um resultado de ausência de planos emergenciais para ocorrências inevitáveis com a do estado presente. Tendo em vista tal ponto, a pendencia social que ocorre no atual momento, como meios de renda eficazes que possibilite o acesso aos pontos básicos para viver, como saúde e alimentação.

Infere-se, portanto que ainda há entraves para garantir a solidificação de politicas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do Trabalho e por órgãos prestadores de Assistência Social, será revestido em criação de programas que vise a capacitação e a reintegração de taxa de desempregados, através de órgãos como Trabalha Mais Brasil, Sebrae e todo o grupo de apoio SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e também a distribuição de cestas básicas á famílias menos favorecidas. Dessa forma, o Brasil poderá superar o grande problema da fome no país.

 

Peço por gentileza, que as correção sejam feitas de acordo com as competências do Enem.

Compartilhar

3 Correções

  1. Você fugiu muito do tema, o seu texto ficou sem sentido, ou seja, o tema é ” o mapa da fome no Brasil” mais você fala sobre educação e trabalho o que não seria um problema se você soubesse acrescentar no texto, mas o que eu percebi é que você quis falar expor muitas ideias no d1 e d2 mais acabou se perdendo do tema principal que é a fome. Você tem que ser mais direta nos seus argumentos, deixar claro pro corretor o seu ponto de vista.
    Vamos as notas:

    C1: muitos erros gramaticais, erros de vírgulas e você comeu algumas palavras : 120

    C2: muita fuga do tema: 80

    C3: OS seus argumentos não estavam claros, o que tornou seu texto confuso: 80

    C4: tem conectivos coesivos 200

    C5: duas propostas de intervenção, mas nenhuma está completa 80

    Total 560

    • 1
  2. Recomendo que você escreva sua redação em uma folha de papel para treinar para o dia pois sua redação digitada está muito longa e no dia da prova é apenas 30 linhas para escrever, essa redação no caso não caberia na folha do dia do vestibular, escreva em uma folha e digite para mandar aqui.

    • 1
  3. Olá, sua introdução tá boa, mas você não precisa falar em pandemia, porque foge um pouco ao tema, que é a forma em si, que ocorre o tempo todo,e não só agora. Esse último período da intro não diz muita informação, então poderia ser retirado, e substituído pela citação dos argumentos, com uma leve explicação de cada um.
    No d1 você tangenciou demais, falou sobre educação, pandemia, e só citou a alimentação, você podia ter desenvolvido outros argumentos, a má distribuição de renda, por exemplo.
    A mesma coisa no d2 , falou sobre pandemia, você tem que focar no tema proposto que é a fome no Brasil.
    Até na intervenção você fugiu do tema, falou de trabalho
    Espero ter ajudado

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.