Iniciante

O mal da Obesidade

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\”Você é, o que você come.\” Essa frase nunca definiu tão bem uma sociedade, como agora. Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Constantemente as indústrias de alimentos industrializados e a própria mídia em parceria, veem ganhando dinheiro encima dessa problemática mundia e todos os dias tentam criar novos produtos para chamar mais ainda a atenção das pessoas para esse meio.

Por meio disso, desde cedo as crianças preferem trocar uma alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado, por passar horas em frente a TV comendo \\\”besteiras\\\” com alto teor calórico e baixo valor nutricional; para alguns pais, isso é apenas fase de crescimento, que logo vai passar, mas quando não tratada da maneira correta essa fase, pode transformar-se em uma doença compulsiva sem retorno; Perda de apetite por verduras, frutas, falta de vontade de sair de casa, praticar exercícios físicos, ir para escola, cansaço constante são alguns sintomas que uma pessoa que esta entrando na obesidade pode sentir.

Pra piorar, esse novo estilo errado de se viver não afeta somente o indivíduo que come, mas todos que estão a sua volta, pois serão eles que iram ter que lutar e motivar para que a pessoa retorne a um ritmo sadio e equilibrado de vida; Não é usar a frase \\\”cada um com seus problemas\\\”, é saber que essa causa é uma doença, uma compulsão, e que sim, gera morte de milhões de vidas se não tratada e acompanhada de perto por parentes, amigos, e especialistas.

Pensando nisso que o governo junto com os programas de mídia devem incentivar mais ainda um meio de vida saudável para a população, deixando claro todos os riscos que a obesidade causa desde as crianças aos mais idosos; promover caminhadas coletivas em prol desta causa, incentivando aqueles que já passam por isso, porém sentem vergonha de sair de casa, a continuarem lutando por suas próprias vidas que são tão importantes como as outras; fazer palestras nas escolas, faculdades, adentrar nas empresas e outros ambientes de trabalho para que uma maior abrangência de alertas seja feito na população; só assim, trabalhando em conjunto, essa problemática poderá ser minimizada ou tratada da melhor forma possível.

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8 Correções

  1. Boa tarde !
    1.”\”Você é, o que você come.\” Essa frase nunca definiu tão bem uma sociedade, como agora. Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Constantemente as indústrias de alimentos industrializados e a própria mídia em parceria, veem ganhando dinheiro encima dessa problemática mundia e todos os dias tentam criar novos produtos para chamar mais ainda a atenção das pessoas para esse meio.”. Essa introdução está excelente. A ideia é muito boa mesmo. Só precisa atentar para alguns pontos da gramática normativa.
    a)”…Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes…” = “…diariamente oS dadoS(PLURAL)…vem(SINGULAR)…”. Veja q o vb vir deveria ir para o plural ,concordando com seu respectivo sujeito – os dados.
    b)veem = o verbo VER na terceira plural do presente do indicativo. Se quiser usar o vb VIR no número, tempo e pessoa , seria vÊm.
    c)encima (errado)/ em cima (correto). Na verdade seria mais adequado usar ATRAVÉS ou POR MEIO DE.
    d)colocou vírgula antes de “veem” , separando o verbo de seu sujeito, um dos pecados capitais no que toca à pontuação. Deveria pra acertar trocar esse verbo ver por vir e tirar a vírgula que o antecede.
    2. Sua tese (Constantemente as indústrias de alimentos industrializados e a própria mídia em parceria, veem ganhando dinheiro encima dessa problemática mundia e todos os dias tentam criar novos produtos para chamar mais ainda a atenção das pessoas para esse meio.) ñ só é difícil de provar, mas também ñ tem muito conexo com o tema. Note que vc resumidamente, tendo em vista sua tese, terá que provar pros leitores que as EMPRESAS ganham dinheiro através desse problema, que inclusive deveria ser explicitado. Portanto, vc iria discorrer sobre EMPRESAS e suas PRÁTICAS que influenciam a obesidade. Porém, se pararmos pra refletir sobre o tema, perceberemos que o examinador quer o MAL, ou seja, as CONSEQUÊNCIAS possíveis de um sobrepeso extremo , e ñ sobre o que possivelmente influencia isso (as CAUSAS). Pegou a ideia ? Você até poderia obviamente falar sobre possíveis causas, mas sempre dando ênfase às consequências.
    3. Vc foi muito bem no seu desenvolvimento, pois dissertou sobre o mal(consequências) , como quando falou da perda do apetite por verduras , do desenvolvimento de um transtorno irreparável ou de difícil reparação, do fato desse transtorno afetar ñ somente a própria pessoa, mas todos a sua volta etc. Mas isso ñ condiz com sua tese. Portanto creio q a ideia usada no desenvolvimento Ñ precisa ser alterada, mas a tese ,sim.
    4. A conclusão está bastante boa. Só toma cuidado pra que a conclusão do texto ñ seja maior q a parte mais importante da redação, o desenvolvimento.
    No mais,a redação tem ideias muito originais e convencedoras. Espero ter contribuído. Abraços!

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  2. Anagela, bom dia!
    Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
    C1: 200 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
    C2: 160 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
    C3: 160 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
    C4: 200 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
    C5: 160 Respeito aos direitos humanos)
    Total: 880.

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  3. Introdução:
    \”Você é, o que você come.\” Essa frase nunca definiu tão bem uma sociedade”:quem citou a frase? é recomendável que não utilize frases e pensamentos do senso comum (o que todos pensam), utilize citações de grandes nomes, ter um repertório variado ajuda.
    “Diariamente os dados referentes a crianças e adultos acima do peso vem se tornando alarmantes, não só no Brasil, mas em todo o mundo.”: dados de onde? precisa citar a fonte de onde retirou esses dados”
    “veem”= vêm
    “encima”= em cima
    “mundial”= mundial (erros comuns porém precisam de atenção)
    •não consegui localizar sua tese
    Desenvolvimento 1: você explicou bem, porém está com perfil mais de explicativo do que dissertativo argumentativo. Você poderia utilizar estratégias argumentativas como: raciocínio lógico, comparação, exemplificação, dados estatísticos, alusões históricas ou argumentos de autoridade. Algo que mostre que você domina o assunto e ao mesmo tempo persuadir o corretor a concordar com seu ponto de vista.)
    Desenvolvimento 2:
    •”Pra”= Para
    •esse novo estilo errado de se viver não afeta somente o indivíduo que come, mas todos que estão a sua volta, pois serão eles que “iram”=irão ter que lutar e motivar para que a pessoa retorne a um ritmo sadio e equilibrado de vida”: Como pode afirmar que são terceiros que vão ajudar o indivíduo? Seria bom incluir um embasamento científico para comprovar tal fato ou substituí-lo.
    •”Não é usar a frase \\\”cada um com seus problemas\\\”: evitar frases do senso comum
    Conclusão:
    •Pensando nisso que o governo junto com os programas de mídia devem incentivar”: Em vez de citar o governo, poderia especificar o órgão que pode atuar, como por exemplo, o ministério da saúde.
    •Quais programas de mídia?
    •”Incentivar”: ações voltadas a conscientização não tem um valor igual as ações da prática, detalhadas e com o objetivo.
    •”fazer palestras nas escolas, faculdades, adentrar nas empresas e outros ambientes de trabalho”: menos ações de conscientização e mais ações objetivas e detalhadas.

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  4. boa tarde. primeiramente, acho que deveria ter relacionado melhor as suas ideias, pois vejo uma falta de conectivos no decorrer de todo seu texto. além disso, na conclusão você partiu diretamente para a proposta de intervenção, ao invés de retomar a sua tese para apenas depois aplicar a intervenção.

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  5. Tente deixar claro na introdução o que é sua tese e quais argumentos você vai desenvolver nos dois desenvolvimentos. Poderia ter começado o primeiro desenvolvimento com um dado e dps bater de frente com ele, evite bombardear a redação apenas com informações. Evite usar gerúndio e senso comum. Use mais conectivos. E na conclusão intervenções para conscientização populacional são fracas, sempre ouvi isso. :)

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  6. Busque se atentar mais com relação a alguns erros gramaticais. O uso de dados concretos também é imprescindível; deve-se usar argumentos próprios, porém constatar com informações de nível nacional e mundial enriquece seu texto.
    Busque também expor com mais clareza sua opinião, detalhando seu pensamento, mas de maneira simplificada, de modo que não venha a fazer uma “volta ao mundo” para chegar onde se quer. Antes de apresentar suas propostas de intervenção, faça uma paráfrase expondo o que foi acima apresentado, depois complemente com suas ideias para solução do problema.

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  7. Uso do verbo “veem” no lugar de “vêm”, referindo ao sujeito composto “…as indústrias de alimentos industrializados e a própria mídia em parceria…” que se relaciona à terceira pessoa do plural; uso da expressão “encima” que deveria ser separada porque se refere a “sobre” “a respeito”; uso de maiúscula depois de ponto e vírgula palavra “Perda” e “Não”; uso da preposição de maneira coloquial “pra”; emprego de termo do senso comum “cada um com seus problemas”, em texto dissertativo; marcador do substantivo “a” no singular, uma vez que o substantivo a que se refere está no plural e produção textual predominantemente no gênero dissertativo e não no dissertativo-argumentativo.

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  8. Atenção a alguns pontos gramaticais, como o verbo vir no plural: vêm (e não veem) e ao uso correto da ortografia, como, por exemplo, a palavra mundial.
    Atentar-se à diferença entre o texto expositivo e o argumentativo. O primeiro é mais informativo, o segundo, tem clareza de posicionamento do autor e argumentos que buscam convencer o leitor.
    Buscar argumentos sólidos, o mais distante possível de opiniões pessoais e do senso comum.

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