Iniciante

O lixo eletrônico em questão no Brasil

  • 0

No livro “Frankenstein”, escrito pela autora Marry Shelley, é contada a história de um cientista que através da sua ambição tecnológica criou um monstro, porém, gradualmente a criação começou a destruir a vida do criador. Embora seja uma ficção científica, reflete a sociedade nacional, que desde o início da revolução industrial, no século XVIII(período inicial dos avanços tecnológicos), criou produtos e máquinas com o objetivo de obter maior facilidade e lazer, entretanto, em contrapartida, prejudica a natureza e consequentemente, acarreta problemas aos seres vivos. Nesse contexto, indiscutivelmente percebe-se que o lixo eletrônico se tornou um fator agravante para o meio ambiente, causado, devido, não só pelo planejamento inadequado do descarte de aparelhos, mas também pela inércia da sociedade.

Antes de tudo, é importante abordar o impacto socioambiental do despejamento irregular de rejeitos. Durante o ano de 1992, ocorreu no Brasil, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, sediada no estado do Rio de Janeiro e intitulada “Eco-92”. Nesse evento criou-se a chamada “Política da Sustentabilidade”, cujo objetivo era promover a redução, reutilização e a reciclagem de materiais. No entanto, identifica-se que a população brasileira não tem colocado em prática as propostas deste evento, visto que grande parte dos lixos eletrônicos são encontrados em lugares impróprios, como os lixões, por exemplo. Além disso, ao serem despejados em vazadouros podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e na atmosfera, fatos que prejudicam o solo e a fertilidade da flora em toda área contaminada.

Ademais, é importante relatar a pouca ação da nação visando reverter esse cenário como um dos fatores agravantes da problemática. Em concordância com a filósofa francesa Simone Beauvoir, “O mais escandaloso dos escândalos é que nos adaptamos a eles”. Portanto, a frequência com que os e-lixos aparecem de forma inapropriada nos ecossistemas se tornou alta a ponto de ser comum, todavia, pessoas se adaptaram ao invés de tentarem diminuir a poluição. Como consequência, leis que propõem mitigar a degradação ao biossistema não são respeitadas, pois há a sensação de impunidade entre os indivíduos que praticam tal ato e, as novas gerações são influenciadas a continuar esse processo de degeneração, visto que segundo o pensador Vygotsky, “O homem é facilmente influenciado pelo meio que está inserido”.

Desse modo, é evidente que os lixos derivados de equipamentos eletrônicos tornaram-se um problema que irão destruir seus criadores se não forem combatidos. Em vista disso, faz-se necessário ao poder executivo, com o auxílio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), tornar as consequências mais efetivas à violação das leis ambientais, por intermédio de multas com valores maiores ou recorrendo ao cárcere, dependendo do prejuízo causado, de modo a tornar as normas mais respeitadas. Outrossim, deve-se instruir as novas gerações sobre os perigos do abandono inadequado destes produtos, através de campanhas em redes sociais e em escolas, objetivando a preservação do meio ambiente. Promover tais medidas visam tornar o território nacional um lugar saudável para todos os seres vivos que nele habitam.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, sua redação está muito boa ! Possui poucos erros ortograficos, uma introdução coerente e objetiva, otimos argumentos e a sua conclusão e a escolha de solução condiz um tema abordado pelo texto. Um texto bem desenvolvido, elaborado e estruturado, continue assim !
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 180
    Compreensão da proposta de redação. 200
    Seleção e organização das informações. 200
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. 180
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. 200
    total: 960

    • 0
  2. Olá ;)
    Seu texto possui ideias muito boas, e você usou repertórios culturais muito interessantes e que se relacionaram muito bem com o tema pedido, parabéns.
    Houve alguns erros de uso de vírgula, sugiro que assista alguma aula sobre o assunto para entender ele melhor.
    Sua conclusão está muitoooo boa, só faltou colocar o agente na ultima solução que você sugeriu.
    Tome cuidado com a ortografia também.
    Do restante, seu texto está muito bom e seguindo o caminho certo para conseguir a nota almejada.

    800 pontos, 160 em cada competência
    Bons estudos
    ;)

    • 0
  3. Redação muito bem objetiva, com pontuação excelente, além de estar bem desenvolvido, bem elaborado, usando fatores para solucionar o problema abordado, e sempre esteve respeitando os direitos humanos, a organização das informações esta excelente.
    Domínio da língua portuguesa: 190
    Entendimento da proposta da redação : 185
    Seleção das informações cientifica: 190
    Argumentação do texto : 190
    Elaboração da redação respeitando os direitos humanos: 190
    total: 945

    • 0
  4. Redação interessante, vamos á correção, no meu ponto de vista:
    Domínio da norma padrão da língua portuguesa: 195
    Compreensão da proposta de redação.180
    Seleção e organização das informações. 170
    Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. 180
    Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.190
    total: 915, parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.