O lixo e a sociedade do consumo no Brasil

  • 0

     Desde a revolução industrial, com a possibilidade de fabricação de produtos em larga escala, o incentivo ao consumo vem sendo praticado como um estilo de vida a ser seguido,quanto mais bens materiais aquele indivíduo possui, mais ele é bem visto pela sociedade, algo conhecido como consumismo. Essa prática acarreta vários problemas ao longo do tempo,dentre eles podemos citar o excesso de lixo nas grandes cidades e a degradação ambiental resultante desse excesso.

     A priori, no que se refere ao excesso de lixo produzido nas grandes cidades, podemos afirmar que tal situação é influenciada pelo consumo exacerbado de produtos supérfluos, que vem de um forte apelo a uma vida perfeita estabelecida pelos os meios de comunicação de massas. Pois,segundo uma reportagem do Jornal O Globo,um terço de todos os bens de consumo, duráveis e não duráveis,são descartados de forma irregular e que não chegaram a ter o seu uso de forma proveitosa, o que demonstra uma grande taxa de desperdício e compras por impulso por parte da população em geral.

     Como resultante desse consumismo desenfreado, temos um aumento considerado da degradação ambiental em vários aspectos,dentre eles a possibilidade de contaminação do lençol freático pelo chorume produzido nos grandes aterros sanitários, além disso,temos como consequência a desmatação e a poluição envolvendo todas as cadeias produtivas dos mais diferentes produtos, como por exemplo, as recentes queimadas na floresta Amazônica que tem como finalidade o pasto para a criação de gado,e assim, atender a uma determinada demanda do mercado consumidor, priorizando o lucro no lugar da preservação ambiental.

     Para solucionar esse problema,o governo junto com órgãos ambientais e representantes do comércio deveriam promover campanhas de consumo consciente, explicando como o consumo em excesso e o descarte de material em grande quantidade pode influenciar negativamente no meio ambiente, e até mesmo na economia do país, provocando, a longo prazo, a escassez de matérias-primas, e consequentemente, diminuindo a quantidade de produtos produzidos.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa tarde Rafael8031! 1. Ao citar algum repertório sociocultural coloque este em letra maiúscula, se necessário, tal qual em ” revolução industrial”. Coloque-o também entre aspas, para assim deixar seu texto bem estruturado. Ainda sobre escrita, na frase “que vem de um forte apelo a uma vida perfeita” – o artigo a deve conter crase. “estabelecida pelos os meios de comunicação de massas” – “pelos os meios” está incorreta, dessa forma, perde pontos.
    2. A palavra ” temos ” indica o pronome “nós”, o que é errado em uma redação estilo ENEM e, mesmo que não utilizada neste intuito, promove o erro de seu significado. Inclusive, há repetição da mesma em uma frase próxima, tome cuidado com isso.
    3. Seus desenvolvimentos estão bem argumentados, no entanto, seu desenvolvimento 2 não apresenta um ponto final sequer, o que é errado.
    4. “o governo junto com órgãos ambientais e representantes do comércio” – qual governo (federal, municipal,? Quais órgãos ambientais? – ao citar um agente, este não deve estar generalizado. A palavra “deveriam” não é correta, faça valer sua proposta, o governo “deve”. Sua proposta apresenta apenas agente (não especificado corretamente), modo e detalhamento. Não há o meio e nem a finalidade. Inclusive, sua conclusão não apresenta nenhum ponto final, lembre-se que é necessário a separação de orações.
    Logo, Competência 1 – 120 pontos (falta de letra maiúscula, falta de pontos finais, erro coesivo na frase “pelos os meios” e outros citados).
    Competência 2 – 200.
    Competência 3 – 160 (a falta de pontuação correta prejudicou a organização do texto).
    Competência 4 – 200 (a cada ponto final, sugiro que coloque conectivos, assim como no início dos dois desenvolvimentos, como a sua redação não apresenta pontuação correta, a utilização de conectivos não foi bem abordada. Contudo, apenas um erro não resulta na perca total de 40 pontos, porém, se atente a isso).
    Competência 5 – 120 (falta de meio e finalidade, resultando na perca de 40 pontos cada).
    Total: 800 pontos.
    Essas foram minhas sugestões, espero que as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!

    • 1
  2. Aconselho o uso de 3 períodos por parágrafos. E sobre o consumo, você poderia agregar ao seu texto o pensamento do filósofo Karl Marx, que discute amplamente sobre isso. Teu texto apresenta longos períodos, o que pode cansar um pouco a vista do leitor/corretor. O seu terceiro parágrafo e conclusão só possuem um período, comprometendo a coesao entre as ideias. Senti um pouco a falta de mais contextos históricos além da revolução industrial (que já é bastante usadas por todos). No mais, sua redação está ótima, só precisa adequar mais um pouco aos padrões populares do ENEM (3 períodos por parágrafos, etc..)

    • 1
  3. não tenho o direito de falar o que você errou até porque não acho nem os meus erros mas vou tentar te ajudar.
    boa quantidade de linha.
    sua introdução chama muito a atenção seu texto ficou muito bem elaborado e as sua teses se encaixam muito bem uma na outra.
    [ficou tipo quer outro motivo,semelhante a uma sobremesa depois do almoço].
    Em relação ao desenvolvimento ficou muito bem explicado o que você queria falar sobre a sua forma de solucionar o problema.
    Dica;poderia utilizar uma forma para solucionar o problema que já existisse .

    • 1
  4. Sua redação está muito boa, com uma boa argumentação e estrutura bem planejada com poucos erros ortográficos. Teve uma tese bem fundamentada e um bom desenvolvimento de texto, mostrando seu conhecimento sobre o tema e as demais áreas de conhecimento. Sua conclusão está direta e objetiva, porém creio que tenha faltado um pouco mais de informações como MODO e OBJETIVO,
    De acordo com as competências do ENEM:
    Competência I: Domínio da norma culta – 200
    Competência II: Compreensão do tema – 200
    Competência III: Projeto de texto – 180
    Competência IV: Uso de conectivos – 180
    Competência V: Proposta de intervenção – 160
    Nota geral: 920
    .
    .
    Espero ter ajudado!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.