Aprendiz

O lixo e a sociedade de consumo no Brasil (MODELO ENEM)

  • 0

No documentário “Lixo Extraordinário”, é retratado pelo artista Vik Muniz o registro do seu trabalho no que foi considerado o maior aterro sanitário da América Latina, com o propósito  de visar o reaproveitamento dos descartes cotidianos. Entretanto, com o avanço tecnológico o consumismo e desperdício é preocupante, em que sem o conhecimento necessário para lidar com o lixo, o acúmulo cresce desenfreadamente. Neste cenário, tal questão é uma problemática, com fatores sofridos pela influência midiática e lacuna educacional.

 

Em primeira análise, é importante pontuar a influência da mídia no que tange o lixo e sociedade de consumo no Brasil. Sob esse viés, o filósofo Bauman diz: “ Vivemos em tempos líquidos, nada é feito para durar”. Nessa perspectiva, as propagandas com o avanço da tecnologia cresceram exageradamente e a  população passou a ser persuadida a  adquirir cada vez mais bens materiais atuais. Por conseguinte, quando tal produto é “ultrapassado” o cidadão se sente obrigado a descartá-lo e adquirir outro para manter um status social.  

 

Ademais, é imprescindível destacar o impacto que a lacuna educacional proporciona a essa conjuntura exposta. Segundo, o filósofo Sócrates:“ Os erros são consequências da ignorância humana”. Logo, sem o debate das escolas sobre a coleta de lixo, as futuras gerações não saberão a importância de reutilizar e descartar o resíduo da melhor forma e continuarão cometendo os mesmos erros. Em virtude disso, as escolas devem falar das inúmeras possibilidades de aproveitar o material que seria descartado, sem necessariamente precisar comprar algo novo.

 

Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esse panorama alarmante. Dessa forma, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, mostrar a importância da coleta e reaproveitamento do lixo, por meio de propagandas, nas mídias de comunicação, mostrando formas de customizar roupas e objetos que se tornem novos. A fim, de conscientizar os cidadãos a ter hábitos sustentáveis e com menos custos econômicos, tomando como exemplo o artista Vik Muniz, no seu documentário “Lixo Extraordinário”.  

    

Compartilhar

2 Correções

  1. Parabéns por escrever, Maria. De proêmio, devo dizer que o texto é bom, bem estruturado e coeso. Há pequenos desvios gramaticais que não atrapalham a compreensão da redação, mas que é bom se atentar:

    Atente-se à concordância verbal; cuidado com a transitividade de certos verbos (como no caso de tanger); cuidado com a conclusão deslocada, nos parágrafos de argumentação evite aludir ao que deve ser feito, como corre no final do A2; fique atenta para não separar o sujeito do predicado por vírgula.

    Continue lendo e escrevendo.
    800

    • 1
  2. D1: Conecta com o consumismo, mas não com o aumento do descarte de lixo. Só faltou uma frase de fechamento apresentando essa informação.

    Intervenção: Faltou o detalhamento de um dos agentes (quem, o que, como, porque).

    sua redação está boa, mas existem alguns períodos redundantes que acabam sendo confusos. além disso, é bom dar uma olhada em pontuação :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.