O LIMIAR DAS FAKE NEWS E DA PÓS-VERDADE NA MÍDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 1

A pandemia do Corona vírus vem impactando a vida de toda a população de várias formas, deixando as pessoas inseguras e com medo. Diante da propagação da doença e os números alarmantes de infectados, a sociedade tem buscado informações sobre a pandemia pela internet. Porém é nesse momento que há várias notícias circulando nas redes sociais. As informações falsas e verdadeiras vão sendo compartilhadas sem que as pessoas saibam diferencia-la.

Em primeiro lugar é importante pontuar que, as pessoas estão acreditando naquilo que querem acreditar. As fake news estão levando a sociedade à pós-verdade, fazendo-as acreditar nas calúnias de uma notícia falsa. Segundo Kant, “o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele”. Refletindo nesse pensamento, as pessoas acabam caindo em mentiras postadas nas mídias por não terem o ensinamento correto, e por consequência não sabem reconhecer uma informação falsa.

No entanto, de acordo com uma pesquisa da empresa global de cibersegurança, Kaspersty, diz que 62% da população brasileira não consegue diferenciar uma notícia verídica, de uma falsa. Dá para observar que mais da metade da população brasileira é leiga em questão de saber a verdade das notícias em mídias sociais e que precisam ser capazes de identificar uma fake news.

Portanto, faz-se necessário que a própria mídia invista na divulgação de informações acerca da identificação de notícias falsas nas redes sócias. Essa ação deve ocorrer por meio de propagandas em emissoras com maiores influências como a rede Globo, SBT e Record. Deve também ocorrer em palestras em instituições públicas e privadas, visando uma participação social com o intuito de prevenir fakes news e pós-verdades nas mídias e entre a sociedade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez.
    – Evite o uso excessivo de gerúndios, pois seu texto acaba ficando com um marca coloquial.
    – Sempre use vírgula quando você inverter a ordem da oração, percebi alguns desvios ao longo do texto.
    – Quando for escrever uma citação, comece a escrever com letra maiuscula, pois é uma frase de um outro autor.
    – Recomendo que revise um pouco de regência verbal, é possível perceber alguns desvios.

    • 1
  2. Olá Beatriz!
    Eu gostei da sua redação, a única coisa que faltou conforme foi dito nas outras correções foi um segundo argumento, você utilizou somente um para os dois parágrafos de desenvolvimento que foi “As informações falsas e verdadeiras vão sendo compartilhadas sem que as pessoas saibam diferencia-la.”. Além disso, senti falta de apresentação de consequências e causas . Exemplo : A falta de identificação de Fake news gera problemas como conflitos nas redes sociais……
    Sua conclusão gostei bastante conseguiu concluir muito bem, só tome cuidado com a falta de argumento ; )
    Nota : 800

    • 1
  3. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 120
    Muitos erros gramaticais, principalmente de vírgula, procure melhorar!
    C2: 160
    A forma como você tratou o tema foi muito superficial pra mim.
    C3: 120
    Pouca argumentação, falta de tópico frasal no D2.
    C4: 140
    Apresente mais conectivos e articule os repertórios de uma maneira melhor!
    C5: 200
    Proposta de intervenção completa!

    Nota final: 740

    No geral, o texto está bom! Talvez eu tenha sido rígido em relação a correção, mas é apenas a minha opinião. Bons estudos e um abraço!

    • 1
  4. A pandemia do Corona vírus vem impactando a vida de toda a população de várias formas, deixando as pessoas inseguras e com medo. Diante da propagação da doença e os números alarmantes de infectados, a sociedade tem buscado informações sobre a pandemia pela internet. Porém é nesse momento (1) que há várias notícias circulando nas redes sociais. (3) As informações falsas e verdadeiras vão sendo compartilhadas sem que as pessoas saibam diferencia-la. (2)

    (1) nesse momento em que
    (2) diferenciá-las (informações, no plural)
    parágrafo simples, mas muito bom! parabéns
    (3) tente fazer períodos mais extensos. você poderia unir as duas últimas frases com uma vírgula. assim, a leitura seria mais fluida
    também senti falta da tese (que apresenta seus dois argumentos)

    Em primeiro lugar é importante pontuar que, (1) as pessoas estão acreditando naquilo que querem acreditar. (2) As fake news estão levando a sociedade à pós-verdade, (3) fazendo-as acreditar nas calúnias de uma notícia falsa. Segundo Kant, “o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele”. Refletindo nesse pensamento, as pessoas acabam caindo em mentiras postadas nas mídias por não terem o ensinamento correto, e por consequência (4) não sabem reconhecer uma informação falsa.

    (1) retire a vírgula
    (2) coloque um conectivo!!
    (3) ficaria melhor se você explicasse melhor o que é a “pós-verdade” (só uma sugestão)
    (4) adicione vírgula
    parágrafo ótimo.

    (1) No entanto, de acordo com uma pesquisa da empresa global de cibersegurança, Kaspersty, diz que 62% da população brasileira não consegue diferenciar uma notícia verídica, de uma falsa. (2) (3) Dá para observar que mais da metade da população brasileira é leiga em questão de saber a verdade das notícias em mídias sociais e que precisam ser capazes de identificar uma fake news. (4)

    (1) inicie o parágrafo com um conectivo de continuidade, tipo “outrossim”, “concomitantemente”, etc
    (2) tente não colocar o seu repertório na primeira frase. opte por usá-la para apresentar qual vai ser seu segundo argumento (como vc fez no D1)
    (3) muito cuidado com o coloquialismo “dá para observar”. opte por usar: “Assim, é possível perceber que”
    (4) esse, infelizmente, é um parágrafo embrionário, ou seja, possui apenas 2 períodos (2 frases, 2 pontos finais). por isso, sua argumentação ficou um pouco prejudicada

    Portanto, faz-se necessário que a própria mídia invista na divulgação de informações acerca da identificação de notícias falsas nas redes sócias. Essa ação deve ocorrer por meio de propagandas em emissoras com maiores influências como a rede Globo, SBT e Record. Deve também ocorrer em palestras em instituições públicas e privadas, visando uma participação social com o intuito de prevenir fakes news e pós-verdades nas mídias e entre a sociedade. (1)

    (1) é um parágrafo simples, com linguagem simples (o que não é um problema). boa proposta, mas tente unir o período 2 ao 3 com um conectivo

    NOTA FINAL: 840
    c1: 160 (erros norma culta)
    c2: 200
    c3: 160 (projeto de texto, argumentação)
    c4: 120 (parágrafo embrionário, má articulação de repertório)
    c5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.