Ao se falar sobre os legados da escravidão e o preconceito contra negros, torna-se necessário analisar o contexto dessa problemática e e suas marcas deixadas na sociedade. Desse modo, cabe discutir o modo com o qual os negros foram explorados e as dificuldades sofridas desde o período colonial brasileiro.
Primeiramente, entra em evidência o período de aproximadamente 300 anos de exploração do negro como escravo. De modo que eram tratados como animais e não tinham voz alguma na sociedade, tiveram ainda mais dificuldades após a “abolição” desta realidade. Destaca-se, também, a falta de políticas de reinserção e ao mesmo tempo o fato de serem sobrepostos pelo governo com o estímulo da entrada de imigrantes europeus no “embranquecimento da população”, e a inserção destes no mercado de trabalho.
Cumpre, ainda, abordar o desenvolvimento da sociedade que no decorrer dos anos foi, de certa forma, moldando-se. À medida que a elite se densenvolvia nos grandes centros, a maior parte dos negros seguia a passos curtos nas periferias em busca de espaço para sua expansão. Assim, este espaço começou a ser efetivamente vislumbrado com a consolidação da Constituição Federal de 1988 que permitiu o voto dos analfabetos, infelizmente, na época, ainda grande parte da população negra.
A partir das considerações feitas, fica evidente que o cidadão de pele negra lida com diversas adversidades, sendo elas o legado de uma sociedade branca e elitizada.
ATENÇÃO: TEXTO VOLTADO PARA CONCURSOS PÚBLICOS, NÃO SENDO NECESSÁRIA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. POR GENTILEZA, AVALIAR OS OUTROS ASPECTOS ACERCA DO TEXTO DISSERTATIVO. OBRIGADO!
ANA LAURA
Gostei dos argumentos,percebi q vc entende sobre o assunto mas não soube coloca~ló corretamente no texto por isso ficou meio difícil de compreender.
A conclusão não tem exatamente, a resolução para o problema, procure deixa claro no desenvolvimento qual é realmente o assunto e o problema, mostrando sua tese, e procure concluir com uma real medida para o problema,espero ter ajudado. bjoos
mayrastein
Olá, tudo bem?
Achei o seu texto bem objetivo mas seus argumentos são ótimos.
aqui vão algumas sugestões:
– tente colocar seu projeto de texto explícito na introdução.
– já que sua dissertação é para concursos públicos , recomendo que coloque uma perspectiva para o futuro na conclusão
– tente fazer no mínimo 3 períodos por parágrafo
– se possivel , colocar 2 repertórios , um mais “bobinho” (como por exemplo uma série) e outro mais crítico (como um pensador)
Em suma, seu texto está bem crítico. Parabéns ;)
Karina Santos
Olá, tudo bem?
Sua redação está muito boa, parabéns.
– Na introdução, sua tese esta clara e desenvolvida, mas você poderia ter realizado uma analogia com algum acontecimento histórico, musical ou cinematográfico, antes de apresentar a tese, enriquecendo o parágrafo e tornando-o mais interessante ao leitor. E teve um ”e” a mais após problemática, acredito que seja erro de digitação.
– No segundo e terceiro parágrafo, tem a utilização de repertórios bacanas e um vocabulário adequado, você não utiliza palavras repetitivas ou em excesso, muito bom. Apesar de que eu ”Achei”, minha opinião, que o conectivo “Cumpre, ainda,…” desvalorizou o início do parágrafo.
– É um pouco estranho para mim corrigir uma redação que não apresenta proposta kkk, mas como é redação de concurso, eu diria que o ponto mais negativo de sua redação é a desproporcionalidade do último parágrafo em relação aos demais. Mesmo sendo uma conclusão breve, em uma redação é importante os parágrafos serem uniformes, pois pode indicar uma estrutura desorganizado.
Nota: 720
Ana6754322
Bom dia, tá meio difícil de compreender.
A introdução n está bem feita,
A conclusão não tem exatamente, a resolução para o problema, procure deixa claro no desenvolvimento qual é realmente o assunto e o problema, mostrando sua tese, e procure concluir com uma real medida para o problema, e os resultados que poderá ser visto através dela.