O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil

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Brás Cubas, defunto-autor de Machado de Assis diz em “Memórias Póstumas” que não teria filhos a fim de não transmitir o legado da miséria humana. De maneira análoga, os negros representam 53% da população do Brasil, no entanto, são uma minoria social onde poucos ocupam espaços de poder devido ao legado da escravidão proveniente do preconceito racial. Nessa perspectiva, pontua-se a negligência governamental e à má formação socioeducacional desses indivíduos – oriunda desigualdade social presente na sociedade brasileira- como fatores que atenuam essa problemática.

Em primeira análise, é valido ressaltar que de acordo com a Constituição Federal do Brasil, promulgada no ano de 1988, todo cidadão brasileiro possui direitos sociais e individuais, junto à igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos. No entanto, percebe-se a ocorrência da “cidadania de papel”, termo cunhado pelo escritor paulista Gilberto Dimenstein, que diz respeito à existência de direitos na teoria os quais não ocorrem, de fato, na prática. Segundo dados divulgados pelo G1, 4 a cada 5 pessoas que morrem por arma de fogo, são negras. Isso está atrelado ao estereótipo de negro ladrão, que está embutido, de forma sutil, no preconceito estrutural que permeia a população. Dessa forma, é inadmissível que a sociedade aceite a displicência estatal diante desse cenário que urge por mudança.

Ademais, é importante frisar que a estrutura da sociedade brasileira, tem – como uma das consequências “modernas” – a gentrificação, isto é, o afastamento dos indivíduos com baixo poder aquisitivo dos grandes centros urbanos, o que os deixa ainda mais distantes da infraestrutura social destinada à educação, tal fato exemplifica o caso dos negros no Brasil, que após a abolição da escravatura em 1888 tiveram que recorrer as periferias das cidades. Segundo os iluministas Diderot e D’Alembert, autores da “Enciclopédia”, a democratização da educação é fundamental no combate à alienação dos cidadãos, garantindo aos mesmos sua efetiva liberdade. No entanto, essa ótica não se atribui ao Brasil, uma vez que as áreas centrais são dotadas de privilégios com acesso à educação -de qualidade- e que é de exclusividade para aqueles que têm altas rendas.  Em contrapartida, nas periferias e nas áreas menos valorizadas a educação de qualidade é extremamente baixa. Esse cenário é claramente refletido na baixa quantidade de negros que conseguem ascender socialmente e que ocupam espaços de poder.

Infere-se que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. A fim de formar uma sociedade igualitária e que o legado da escravidão seja solucionado no Brasil, coage que o Poder Executivo Federal, além de superar desigualdades históricas, deve desenvolver projetos do governo que informem a sociedade sobre a importância de agir para garantir a igualdade dos cidadãos brasileiros. Essa medida deve ser realizada por meio de debates oferecidos por profissionais que estudam dados estatísticos sobre o problema, garantindo o convencimento social. Com a realização dessa medida, poder-se-á criar um legado do qual Brás Cubas pudesse se orgulhar.

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3 Correções

  1. Excelente uso de citação na introdução , fez ótimo uso dos conectivos,sua introdução teve tese , tema, repertorio e ficou ótimo ,no primeiro desenvolvimento você trouxe muita informação, muito repertorio, mas faltou um pouco de argumentação ali,o segundo desenvolvimento também está muito bom, mas é como o primeiro,muita informação e pouca argumentação, excelente conclusão,completa e bem escrita,você repetiu ”no entanto” duas vezes. não repita conectivos nesse caso,espero ter ajudado , bons estudos ; )

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  2. Oi, Jane! Tudo bem? Analisei o seu texto e tirei minhas conclusões me baseando nas competências do enem e na minha opinião sobre o seu texto, observando detalhes que estranhei, sabe? enfim, aqui vai o meu comentário
    O seu texto está bom, interessante, rico, mas ao mesmo tempo achei “fraco”, não vi muitas marcas de autoria nos seus desenvolvimentos. Pontuei da seguinte forma:
    Comp. I -> 160 : O texto está ótimo quanto à escrita.Porém, notei alguns desvios como problemas com a crase e o uso de algumas palavras mas, ainda assim, está muito bom!!
    Comp II-> 200: Você ARRASOU!! Seu texto está muito rico em repertório, dados e informações que correspondem ao tema. E sua estrutura setá boa. obs: teve repertório ATÉ DEMAIS. mas isso fica para a próxima competência
    Comp III -> 120: aqui notei um problema, organização das informações que você deseja usar. Acredito que o seu vasto repertório causou esse problema, pois seus parágrafos ficaram cheíssimos de informações, filosofias e dados, mas vazios de autoria e de interpretação desses dados. Seria melhor você pegar apenas uma informação desse repertório interpreta-la e desenvolvê-la em cada parágrafo. Ficaria mais organizado, e teria mais o seu ponto de vista em jogo. Da forma como está, parece que voce só jogou as informações, soltas, e aí concluiu o parágrafo de desenvolvimento. Inclusive, o seu D2 grande demais, com muitos períodos, justamente por causa disso.
    Comp IV->160: Fez ótimo uso dos elementos coesivos e de ligação, porém notei um desvio. E achei que faltou o elemento para iniciar a conclusão.
    Comp V-> 140: Sua proposta de intervenção foi superficial. Acho que deveria desevolver melhor uma solução para a problemática, sendo mais específica. o seu “projetos” ficou muito vazio. como se fosse tipo: GOVERNO façam alguma coisa aí a fim de… entende? Mas gostei como concluiu o seu texto, retomando a ideia de Brás Cubas la da introdução.
    É isso, espero que tenha gostado da minha correção. Bom texto, pode ir além.

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  3. Nota 1 – 200 – O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – O participante desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 3 – 160 – O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria. Ele é capaz de explicitar a tese e selecionar argumentos capazes de comprová-la, além de elaborar uma conclusão ou proposta que mantenha a coerência com a opinião defendida durante o desenvolvimento do texto.
    Nota 4 – 160 – O candidato recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 160 – O participante elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.

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