O lado obscuro da tecnologia

  • 0

O grande escritor Elbert Hubbard afirmava dizendo – “Uma máquina consegue fazer o trabalho de 50 homens ordinários. Nenhuma máquina consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário”, contudo, buscando esse pensamento aos dias atuais é visível que a tecnologia proporcionou experiências, praticidades e conforto. Com intuito de serem utilizadas de maneira benéfica e eficaz, retorna a cada dia diversos problemas sociais gerando uma desorientação no âmbito das redes sociais: espalhando informações incorretas e uso ilegal das ferramentas para os ‘crimes digitais, ocasionando um lado obscuro da tecnologia.

Deve-se destacar, primeiramente que o excesso de informações simultâneas que geram por toda parte do mundo, está sujeito a diversas opiniões e pensamentos diferentes, a questão é quanto tais opiniões expostas ao conhecimento por qualquer usuário nas redes não invadem os direitos humanos e não infringem a verdade. De acordo com o blog ‘Canaltech’, 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma “fake news”, (traduzindo a frase) notícia falsa. Contudo, essa porcentagem mostra uma dificuldade de a população saber separar o que real para o virtual e cabe frisar a exposição que as redes automaticamente permitem os usuários transpassar.

Sob essa ótica, também fica evidenciado o alto índice de crimes digitais notificados nos últimos anos. Fatores como: facilidade do acesso a informações do outro e ao mesmo tempo a confiabilidade de navegar seguramente. De acordo com o levantamento feito pela Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, o Brasil liderou a segunda colocação entre os países que mais sofreram ataques virtuais criminosos. Com a garantia mais acessível aos dados da população, os usuários mal-intencionados utilizam desta ferramenta para aplicarem golpes, trotes e em casos mais sérios, encontros que podem resultar em estupros e homicídios.

Diante disso, afirmando o pensamento do escritor Elbert Hubbard, é necessário que atos de violação dos direitos humanos, seja denunciado cada vez mais e com o apoio da Justiça e Defesa da Cidadania possa ser restabelecido a segurança da população. Por meio de campanhas nas escolas e um trabalho organizado nas mídias a conscientização do bom uso as redes são eficazes, ao ensinar desde o fundamental a importância da tecnologia bem utilizada, sendo responsável por esse papel a Secretaria da Educação e a Secretaria da Comunicação. Somente com a mobilização de todos, será possível haver conscientização.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Geovana
    C1-160 revisar os sinais de pontuação
    C2-160 tente explorar mais os repertórios apresentados
    C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
    C4-120 busque utilizar mais elementos conectivos
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários

    • 1
  2. 1° parágrafo: o uso da palavra “buscando” não encaixou muito bem! Sugiro que use outras palavras, como, “relacionando” ou “associando”, atribuindo mais coesão a frase.
    ex: “O grande escritor Elbert Hubbard afirmava dizendo – “Uma máquina consegue fazer o trabalho de 50 homens ordinários. Nenhuma máquina consegue fazer o trabalho de um homem extraordinário”, contudo, relacionando esse pensamento com dias atuais…”
    “Com intuito de serem utilizadas de maneira benéfica e eficaz, retorna a cada dia diversos problemas sociais gerando uma desorientação no âmbito das redes sociais:”´- essa parte não fez muito sentido! “serem utilizadas”? quem?
    Ademais, é sempre orientado que seja escrito 3 períodos em cada parágrafo, para que haja mais organização dais ideias, clareza e coesão, tente escrever com esse modelo, vai te ajudar!

    2° parágrafo: “a questão é quanto tais opiniões expostas ao conhecimento por qualquer usuário nas redes não invadem os direitos humanos e não infringem a verdade” – essa parte também ficou um pouco confusa para compreender e ligá-la ao resto do parágrafo. A questão é que não ficou claro se você está defendendo ou não as opiniões que são expostas na rede.
    Além disso a palavra ‘transpassar” não está concordando com o sujeito “os usuários”.

    3° parágrafo: o Brasil liderou a segunda colocação – na minha opinião esse termo ficou um pouco ambíguo, pois se ele ficou em segundo lugar ele automaticamente não liderou.
    ex: “o Brasil ficou em segundo colocado entre os países que mais sofreram ataques virtuais criminosos”
    “Com a garantia mais acessível aos dados da população…”
    ex: “Com a grande acessibilidade aos dados da população…”

    4° parágrafo: Ao concluir sua redação use termos conectivos como, logo, portanto, assim e entre outros e não esqueça de deslocá-los.
    ex: Percebe-se, portanto, que…
    “Por meio de campanhas nas escolas e um trabalho organizado nas mídias objetivando a conscientização do bom uso das redes”

    Adendo: procure sempre utilizar conectivos intraparágrafos e interparágrafos, assim vai ajudar na coerência e coesão das suas redações, espero ter te ajudado colega! que você evolua cada vez mais, pesquise, faça, refaça, reveja e refaça sua redação novamente, para que vc possa alcançar o sucesso!!

    • 0
  3. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?

    Introdução –
    “afirmava dizendo” – redundância. Se ele afirmava, ele já dizia.
    Ficou confuso quando você foi introduzir o tema, tem muita informação num mesmo período e os conectivos escolhidos podem influenciar.
    Além disso, não é ideal que o parágrafo de introdução tenha o mesmo tamanho do parágrafo de desenvolvimento.

    Desenvolvimento 1-
    “Deve-se destacar, primeiramente que”
    Há uma vírgula após primeiramente.

    Cuidado com sujeitos longos para não confundir querendo acrescentar vírgula e acabar separando o sujeito do verbo.

    “não sabem reconhecer uma “fake news”, (traduzindo a frase) notícia falsa.”
    A informação entre parênteses não precisa ser acrescentada.

    “Contudo” – é conectivo de adversidade, foi usado incorretamente e já foi escrito uma vez no texto.

    Desenvolvimento 2 –
    “notificados nos últimos anos. Fatores como:”
    Insira um conectivo entre essas frases. Ex: sendo assim, dessa forma, diante disso.

    Após um repertório, você deve relacionar sua apresentação com ele, a fim de torná-lo produtivo. Use conectivos como: de maneira congênere, de maneira análoga, nesse sentido.

    Conclusão –
    Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção, porém eles poderiam estar mais organizados e concisos para facilitar a compreensão.

    Competência 1 – 160 (revise vírgulas)
    Competência 2 – 160 (use melhor os repertórios)
    Competência 3 – 160 (aprofunde a argumentação)
    Competência 4 – 120 (use mais conectivos e estude coesão e coerência)
    Competência 5 – 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.