O jovem e a tecnologia

  • 0

    No Brasil, 82% dos jovens e crianças que acessam internet, navegam por celular todos os dias, de acordo com a Cetic.br (comitê Gestor da Internet no Brasil). A tecnologia é uma ótima ferramenta de informações e é frequentemente utilizada tanto para questões profissionais, tanto para divertimento, porém, a internet pode apresentar perigos e riscos, principalmente para crianças e adolescentes.

   Observa-se, que constantemente os jovens exploram suas curiosidades buscando sempre estarem por dentro de novos conteúdos e assuntos, especialmente através das redes sociais, onde é comum a participação de milhares de pessoas que compartilham e se comunicam entre si. Porem, ao se depararem com muitas exposições, os jovens não se preocupam com as consequências que podem gerar devido o excesso de publicações da própria imagem, como por exemplo, pessoas mal intencionadas, ataques cibernéticos, invasão de privacidade, entre outros.

Ademais, além dos perigos da exposição que a internet apresenta, é relevante abordar a saúde mental e física das crianças, que podem ser afetadas em razão da idealização dentro das redes sociais, onde pessoas influenciadoras costumam passar uma imagem de perfeição, tanto na fisionomia, tanto no modo de pensar, gerando assim, frustração e insatisfação quando o jovem enxerga a sua realidade. Diante disso, um artigo da rsph.org revelou que nos últimos 25 anos, houve um aumento de 70% nas taxas de ansiedade e depressão entre jovens de 14 e 24 anos, provocando também preocupação em pais que não sabem como lidar com situações de estresse dos filhos.

Logo, é imprescindível o cuidado e a responsabilidade dos pais na hora de apresentar a tecnologia ao seus filhos, equilibrando desde cedo o uso do celular e outros eletrônicos, priorizando a escola e outras atividades, como leitura, exercícios físicos e colocar em prática o ato de expressar frustrações e sentimentos, resultando em uma vida saudável para a criança.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vou deixar aqui para te ajudar
    Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    São seis níveis de desempenho:
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    Eis os seis níveis de desempenho:
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    Eis os seis níveis de desempenho:
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    Abaixo, seguem os seis níveis de desempenho:
    5. Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.

    • 0
  2. Oii, tudo bem ?
    Sua redação em meu ponto de vista foi bem explicada, teve bastante estatísticas que ajuda o leitor a compreender e confiar mais na sua tese. Teve uma conclusão boa, dando o que eu acredito que seja uma boa solução, as crianças tem um acesso muito precoce a internet.
    Meu ponto de vista que foi uma boa redação, alguém pode achar algum erro que eu não tive uma percepção mas parabéns.
    Boa Sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.