Corona vírus, é uma família de vírus causadora de infecções respiratórias. Foi descoberto em 31 de Dezembro de 2019, um novo agente, causador da doença chamado de COVID-19, após casos registrados na China. Poucos meses depois, havia casos de COVID-19 em todos os países do mundo. Com um grande número de pessoas contaminadas, o mundo entrou em estado de alerta, e todos os países foram responsáveis em tomar suas medidas preventivas, para conter, e diminuir os grandes números de mortes. Dessa forma, a medida de isolamento social foi aplicada no Brasil, mas não está sendo efetiva, devido a desinformação dos brasileiros, e a falta de conhecimento do próprio Presidente da Republica, Jair Bolsonaro.
Uma vez que, a medida de isolamento social foi imposta, surgiu-se muitas duvidas em relação a economia, visto que, sendo um país com altos números de pobreza e desemprego, ficar tanto tempo com as faculdades, escolas e comércios inativos, de alguma maneira irá atingir o bolso do brasileiro. Entretanto, hoje, certos países estão vivendo um verdadeiro caos na saúde, graças a demora da aplicação da medida de contenção. Sem a sociedade saber a devida importância, e o real motivo de estarem sendo obrigadas a ficar em casa, o cenário a ser visto em grandes centros urbanos é de total despreocupação; ruas cheias de gente, crianças brincando umas com as outras, lojas abertas mesmo com a proibição, e ônibus lotados todos os dias. É como se nada estivesse acontecendo, sendo que, o contágio acontece através de contato com indivíduos infectados.
Aliado à despreocupação da população, está o discurso feito pelo próprio Presidente da República, minimizando a gravidade do coronavírus, dizendo que, se ele contraísse a doença, seria como uma “gripezinha”, graças ao seu histórico de atleta. Com essa declaração claramente egoísta, muitas pessoas que já não estavam preocupadas, deixaram ainda mais de se cuidar, tendo em vista que seu presidente, alguém que, na teoria deve representar e defender os cidadãos; tratou a pandemia como uma gripe qualquer. Sem dúvidas, um discurso vergonhoso de Jair Bolsonaro, uma vez que , centenas de brasileiros já morreram pelo COVID-19.
Com uma doença perigosa, e um surto como nunca antes visto no Brasil, é necessário, portanto, manter a medida de isolamento social. Porém, com medidas mais efetivas, como por exemplo, uma multa a donos de estabelecimentos não essenciais, que insistem em abrir o comércio apesar da proibição. É necessário também, informar melhor a população, isso seria possível através de comerciais televisivos, cartazes e campanhas patrocinados pelo governo, com o auxílio de atores brasileiros aclamados pelo público. Dessa forma, seria possível mostrar os reais motivos da contenção, e a importância de se ficar em casa neste momento.
HelenGonçalves
Olá!
Sua redação está bem fiel a ordem básica de escrita: introdução, desenvolvimento e conclusão. Pude perceber que houve o uso de muitas vírgulas sem necessidade, estando elas colocadas em lugares inapropriados, diminuindo a coerência do seu texto durante a leitura.
Ao meu ponto de vista, a sua conclusão ficou muito apelativa a algo que já vem acontecendo, que é, a conscientização das pessoas pelos meios de comunicação, pois, o que mais se vê atualmente nas redes sociais, rádios, TV e até mesmo na rua, são informações e notícias sobre o vírus. Por fim, sua redação está ótima, com estes ajustes ficará perfeita.
gust
De início deu pra ver que passou do limite de 30 linhas, com 37 linhas
“, um novo agente, ” as virgulas são desnecessárias aqui
“Corona vírus, é uma família de vírus causadora de infecções respiratórias. ” ficou meio incompleto esse trecho colocando o ponto final
“Dessa forma, a medida de isolamento social foi aplicada no Brasil, mas não está sendo efetiva, devido a desinformação dos brasileiros, e a falta de conhecimento do próprio Presidente da Republica, Jair Bolsonaro.” a redação precisa de um caráter mais impessoal. “mas não está sendo efetiva” — aqui você teria que tornar o seu argumento valido com essa afirmação, se não ela se torna vazia, ainda assim está na introdução e esse tipo de coisa estaria no desenvolvimento
“Uma vez que” não liga a introdução com o desenvolvimento apropriadamente, também não foi apenas uma medida de isolamento, mas varias como o fechamento de comércios e suspensão de encontros que acontecem com aglomerações
-O texto foi mais uma sátira e uma crítica com a atual gestão presidencial do que uma dissertação
~ veja alguns vídeos instrucionais e exemplos de redações exemplares do enem ou outro sistema para ter uma ideia do modelo
“surto como nunca antes visto no Brasil” aqui também foi equivocada, já tiveram outras doenças que afetaram gravemente o país, isso passa uma noção de que está sendo sensacionalista
A conclusão não teve a inclusão de um agente ou proposta de intervenção válida
O texto ficou bastante bagunçado e empirico, pouco objetivo, dá pra melhorar !
Francalu
Boa noite.
1- redação desproporcional ao número de linhas .
2 -vc escreve bem , mas deixou tudo muito longo , chega fica cansativo nega .
3- cuidado com as vírgulas.
4- tenta deixa os argumentos que vc vai usar na sua tese , é uma dica que lhe dou sendo assim vc não vai se perder + ( não foi o caso tá vc até que argumentou muito bem ) .
5′- senti falta de filosofos , ….causas mais profundas como por exemplo o desturbios que esse isolamento pode causar principalmente para o grupo de risco .
6 conclusão achei vaga , e outra jamais usar novamente a palavra ‘” concientizar ” pois vai perde pontos afinal , concientizar uma população não resolve problema Mundial , mas sim aplicar normal e medidas severas . Boa sorte , tu tem potencial.
Jennypher_carson
ESTRUTURA: sendo um texto argumentativo-dissertativo INTRODUÇÃO a ideia principal está confusa. Cita que os países escolheram medidas ao combate do novo corona vírus, mas não cita o isolamento e o quando o cita não exprime de forma clara quanto a sua opinião ‘tese’ que irá defender. Quanto ao DESENVOLVIMENTO organize as ideias, utilizou a técnica de argumentação de autoridade, porém não para defender o isolamento e sim descredibilizar o COVID-19 ao citar o presidente. CONCLUSÃO exponha somente UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
ESTILÍSTICA Frases longas que deixam o texto confuso.