O isolamento social em questão no Brasil

  • 0

O isolamento social em questão no Brasil

No livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis, o defunto-autor relata que não teria filhos para negá-los o legado da miséria humana. Fora da ficção literária, essa realidade se evidencia, tendo em vista o isolamento social, o qual é um desafio a ser enfrentado de forma organizada no Brasil. Logo, cabe analisar as principais causas e consequências dessa problemática.

A princípio, cabe destacar que durante às duas Guerras Mundiais, a população se isolou para evitar mais mortes. Hodiernamente, os indivíduos estão isolados devido ao coronavírus, visto que essa doença é facilmente transmissível, a qual está resultando em diversos óbitos. Desse modo, é essencial que os cidadãos fiquem em suas residências, só saiam em casos emergentes, adotando todas medidas preventivas.

Outrossim, conforme a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) os problemas de saúde mental aumentaram durante a pandemia vigente. Tal perspectiva se evidencia, haja vista que as pessoas estão mais ansiosas e estressadas, principalmente as crianças e adolescentes, os quais foram afastados de âmbitos que frequentavam cotidianamente como as escolas, parques, entre outros. Nessa ótica, é primordial mais atenção e criatividade dos pais para distraírem as crianças.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar esse impasse. Destarte, o Ministério da Saúde deve promover, por meio de plataformas ‘onlines’, a criação de centros de apoio gratuitos, com palestras e debates realizados por profissionais especializados, como os psicólogos, com intuito de motivar as pessoas e ensinar os progenitores a entreterem seus filhos durante esse isolamento. Espera-se, com isso, que o único legado a ser transmitido seja de um país mais empático e cuidador da saúde humana.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá madriele, assim como você estou treinando redação, não sou nenhuma professora haha, mas achei que ficou muito boa e boa sorte viu xuxu
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 160
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
    200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160
    880 :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.