O isolamento social deve continuar? O corona vírus e como ele afeta o cotidiano de todos

  • 1

Na música “O dia em que a terra parou” de Raul Seixas, curiosamente aborda um tema em que estamos vivenciando atualmente. Por conta do covid-19 (corona vírus) todos somos obrigados a praticar a mesma ideia que é atribuída nesta canção, onde as pessoas fazem um isolamento. Naturalmente, as situações são um pouco distintas, é mencionado na música que isso só dura apenas um dia. Entretanto, em nosso cotidiano já dura meses, mesmo havendo pessoas que não cumprem tal regra. A partir disso, é interessante analisarmos se o isolamento social é realmente necessário neste impasse em que estamos convivendo.

Já há 1.846.249 casos confirmados no Brasil, segundo o portal G1 Globo, e mais de 12.507.849 no mundo. Podemos entender que o principal fator que colabora para a ascensão deste problema é a falta de conscientização, pois muitos ainda não acreditam que o vírus exista, até serem afetados individualmente. É indiscutível que se todos obtivessem empatia pelas famílias que estão perdendo entes queridos e praticassem o isolamento, principal medida que tem sido defendida firmemente pela OMS (Organização mundial de saúde) e pelo Ministério da Saúde, o número de mortes e infectados certamente diminuiria drasticamente.Com todos confinados em
casa, a transmissão do vírus seria muito menor, e assim não super lotariam o sistema de saúde, evitando até mesmo que profissionais se contaminem.

No mês de abril, o jornal Datafolha divulgou uma pesquisa em que 76% dos brasileiros concordam em manter o confinamento em casa. Indivíduos que são contrários a essa posição, geralmente usam como argumento uma crise financeira que posteriormente poderia acontecer. Todavia, considerando o número de infectados pelo vírus, podemos ressaltar que vidas importam acima de tudo. Nosso país já ocupa 2º lugar no ranking com maiores afetados pelo vírus, perdendo apenas para os Estados Unidos, que já ultrapassa a marca dos 3 milhões de casos confirmados.

Portanto, é fundamental que a mídia reafirme a importância do isolamento e que conscientize a população, popularizando as principais medidas profiláticas. Cabe também os governadores de cada estado colocar em prática mais precauções, como por exemplo evitar que estabelecimentos desnecessários fiquem abertos, limitando apenas ao essencial. Logo, tais sugestões seriam eficientes para o auxílio no combate a esta mazela de forma precisa e segura.

Compartilhar

3 Correções

  1. Não consegui identificar suas teses na introdução, tente deixar suas 2 teses que serão desenvolvidas mais explícitas(mas adorei o fato de você ter usado Raul Seixas)
    Na argumentação, você se equivocou algumas vezes, o isolamento não é obrigatório, é recomendação. Na parte sobre economia, eu entendi o que vc quis dizer, mas no caso a crise financeira já está rolando, e se agravando pelo Corona, o que eu usaria seria “indivíduos contrários à medida, utilizam como argumento um agravamento ainda maior da crise que estamos vivendo”, algo assim. Um corretor chato pode descontar ponto.
    Mas vc relacionou ate bem os argumentos, tome cuidado com esses dados muito exatos, pode ser que no dia da prova você não lembre deles.
    Há alguns desvios gramaticais.
    O agente da proposta de intervenção deve ser escrito com letra maiúscula, sua proposta está incompleta e fragmentada, fique atenta com os 5 elementos exigidos pelo Enem, ela sozinha vale 200 pts :)
    Comp 1- 120
    Comp 2- 160
    Comp 3- 120
    Comp 4- 120
    Comp 5- 120

    • 0
  2. “|A|Na música “|N|O dia em que a terra parou”|,| de Raul Seixas, curiosamente aborda um tema em que estamos vivenciando atualmente. Por conta do covid-19 (corona vírus)|,| todos somos obrigados a praticar a mesma ideia que é atribuída nesta canção, |na qual|onde as pessoas |vivem sob|fazem um isolamento. Naturalmente, as situações são um pouco distintas, é mencionado na música que isso |desnecessário|só dura apenas um dia. Entretanto, em nosso cotidiano já dura meses, mesmo havendo pessoas que não cumprem tal regra. A partir disso, é interessante analisarmos se o isolamento social é realmente necessário neste impasse em que estamos convivendo.”
    Pontuei apenas o primeiro parágrafo, pois no decorrer do texto os erros são praticamente os mesmos. Logo, atente-se aos erros de pontuação e, principalmente, regência.
    Sua abordagem foi boa, com argumentação válida, porém, em certos aspectos, um tanto quanto equivocada: não somos obrigados a ficar em casa (ainda), é uma recomendação; além de outros pontos abordados no desenvolvimento. Ademais, tente não usar verbos flexionados na primeira pessoa.
    No segundo parágrafo, a primeira palavra “já” foi desnecessária.
    Procure não iniciar o parágrafo de conclusão logo com um conectivo conclusivo, tente mascarar isso, principalmente no ENEM..
    “|corta esse|Portanto, é fundamental|, portanto,| que a mídia reafirme a importância do isolamento e que conscientize a população, popularizando as principais medidas profiláticas.
    Procure detalhar mais a proposta de intervenção.
    Atribuiria uma nota entre 600 e 700 pontos, modelo ENEM.

    • 0
  3. (sou iniciante nisso, minha correção é amadora) É notório que você escreve bem, desenvolveu o tema com argumentos sólidos e apresentou argumentos socioculturais. Entretanto há erros gramaticais, de pontuação e coesão
    C1: 140
    C2: 160
    C3: 140
    C4: 160
    C5: 140
    Total: 740
    Tente pegar modelos de redação nota mil, estude a estrutura e tente aplicar na sua redação, procure também conteúdos que enriqueçam seu repertório sociocultural.
    estude mais sobre conectivos e tópicos frasais, o bom domínio dos mesmos irão alavancar a sua nota.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.