De acordo com a Constituição Federal do Brasil, a ciência deve receber tratamento prioritário do Estado. Entretanto, observa-se que há uma diminuição do investimento na atividade científica do país, que faz com que o desenvolvimento de tecnologias em tempos de crise seja lento, como também se faz notável o descaso da política brasileira quanto ao investimento na ciência para a mitigação da desigualdade social.
A princípio, segundo relatório da Unesco em 2021, o investimento na atividade científica brasileira diminui desde 2014, o que mostrou-se claro em meio à pandemia da covid-19, quando houve falta ou lentidão na produção de tecnologias e pesquisas quanto a doença. Assim, as universidades e os órgãos brasileiros de ciência não conseguiram aplicar adequadamente seus conhecimentos em prol da população por falta da grande contribuição governamental de que necessitavam.
Ademais, o economista Paulo Gala afirmou que os países mais ricos direcionam boa parte de suas verbas para a ciência, ou seja, o crescimento econômico está ligado ao desenvolvimento científico. Infelizmente, enquanto o Governo não estimular a produção científica como deve, a desigualdade social continuará aumentando no país, pois a falta de contribuição para a ciência acarreta em menores oportunidades de emprego e, consequentemente, uma possível ascensão social.
Portanto, é essencial que o Governo Federal invista mais no Ministério da Ciência e Tecnologia, aplicando estratégias que não comprometam as verbas que precisam ser enviadas a outros ministérios, mas ao mesmo tempo contribuindo melhor para a pasta. Tal plano deve consistir em, ano após ano, aumentar gradativamente o financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, a fim de que a aplicação dessas verbas beneficiem os brasileiros.
CORRIJAM DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS, DANDO NOTAS, POR FAVOR!!! Obrigada.
sabrina_mfurini
competência 1 – você escreve bem e seu texto não tem muitos desvios gramaticais. mas faltam virgulas em alguns lugares e pontos em lugares errados, além de haver a repetição de muitas palavras, tente evitar isso, busque por sinônimos.
c2- você fez uso de um repertorio de dados bom, mas não relacionou muito bem com o tema.
c3- sua argumentação é desenvolvida e bem escrita, mas tente argumentar um pouco mais, os teus argumentos estão um pouco vagos.
c4 – você possui poucos conectivos o que pode prejudicar a coesão do seu texto. pesquise conectivos para usar e saber onde colocá-los.
c5 – sua conclusão deve ter agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. porem, você fez duas intervenções e nenhuma delas completas, busque em próximas redações intervenções cabíveis a realidade e não esqueça de detalhar, é super importante.
dica: tente ler redações nota mil e ver suas estruturas.
c1 – 160
c2 – 160
c3 – 140
c4- 80
c5 -120
leticia_mfurini
Sua redação é muito bem organizada e contextualizada, tendo uma ótima introdução assim como seus desenvolvimentos, obtendo alusões e explicações que seguem seu ponto de vista. Na coesão e estrutura, segue corretamente as estruturas padrões.
O único ponto que deve ser revisto é a conclusão (se o objetivo é seguir os moldes enem, deve-se propor uma intervenção e não somente citar dados, caso esse não seja o objetivo, desconsidere essa crítica e continue assim, tens boa criticidade argumentativa).