Aprendiz

O interesse Político.

  • 0

A falta de saneamento básico da grande maioria da população é a constatação do descaso político em nosso país. É notório o pouco investimento e atenção de nossos governantes que negligenciam a saúde da sociedade.

Cabe salientar, que o tratamento de água e esgoto não constituem sozinhos o que engloba o saneamento básico o qual é um conjunto de serviço que tem ainda o manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais entre outros. A grande maioria dos estados fazem pouco esforços para resolver esse problema e o interesse dos nossos representantes não é grande, uma reportagem do site www.politize.com.br explica esse descaso da seguinte forma: as obras que constituem o saneamento ficam, em grande maioria, embaixo da terra, ou seja, não é algo que fica visível aos eleitores, então, para eles, não é interessante fomentar esse setor.

Além disso, há uma relação estreita entre saneamento básico e saúde, pois na grande Curitiba no Paraná onde há um elevado investimento em saneamento a população por consequência é mais saudável, deixando claro a relevância de subsidiar de maneira eficaz essa área. É assustador o que o portal de notícia G1 expôs que apenas 4 cidades têm a nota máxima com relação ao saneamento, são elas: São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa todas no estado de São Paulo.

Sendo assim, devemos, para começar, pensarmos em quem queremos escolher para defender nossos interesses e usar nosso voto como manifestação do nosso poder de escolha e fiscalizar, cobrar soluções para esse problema que muitos ignoram, pois, a solução não angaria votos

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá , tudo bem? Vamos aos comentários? Sua redação no geral está bem escrita e estruturada, coesa e coerente do começo ao fim e tem uso diversificado de recursos coesivos, e você demonstrou ter um domínio razoável de gramática e da variedade padrão da língua. Entretanto, antes de tudo, recomendamos que você se atente mais à Competência I: atente-se ao uso da vírgula. Primeiramente, traga repertório sociocultural adequado para o tema, bem como mais exemplos e informações que mostrem o que são e como ocorrem, efetivamente, essas dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. É necessário ainda mostrá-las mais claramente ao leitor, de modo a ilustrar a realidade do tema. Com relação à Competência III, seria interessante dizer algo a mais acerca do que você trouxe: algo que ainda não tenha sido dito, visto ou percebido por ninguém, algo que chame sua atenção. Por que isso tudo ocorre? Quais são as consequências disso tudo, a longo prazo? O que essas causas têm a ver com a dificuldade de acesso ao trabalho? Pense mais no tema, tendo essas perguntas como norte. Relativo à Competência IV, procure utilizar mais recursos coesivos variados (como pronomes, catáforas, anáforas, conjunções). Evite a repetição de conjunções, por exemplo. Por fim, relativo à Competência V, seu texto teve garantidos a ação, o agente e o efeito, mas sentimos falta de um meio mais concreto e do detalhamento que possam tornar essa proposta mais exequível. Também não são necessárias duas propostas, apenas uma, nem com tanto detalhamento, por questão de espaço. Aguardamos sua próxima redação! Um abraço e bons estudos!

    • 1
  2. Olá ,realmente percebe-se vários desvios gramaticais em seu texto..Porém uma rotina assídua irá melhorar sua escrita ,aconselho a você assitir videos aulas de conectivos ,maneiras de como iniciar redação a e posteriormente a conclusão. Logo seu conteúdo está bem explícito,espero ver sua evolução.

    • 1
  3. Bom dia, nunca se inclua numa redação, evite escrever “nós” “nosso” “podemos” “devemos”, comece a escrever “pode-se” “deve-se”. Sua conclusão ficou genérica, opte por uma solução mais “objetiva”. Cabe a quem? Fazer o que? Por meio de que? Para que fim? Ex.: cabe ao poder público/ministério, criar sessões de cinema gratuitas, em locais onde não são centros urbanos, para que a elitização do cinema diminua.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.