Na atualidade várias questões éticas têm sido debatidas. Tal debate já era visto na antiguidade, quando Aristóteles, filósofo grego e investigador dos princípios que deviam orientar a vida virtuosa. Hodiernamente há questionamentos sobre o que é ou não ético, haja vista o processo de subjetividade que paira nas relações sociais. Tal vicissitude impacta toda nação. Fala-se em princípios morais no âmbito profissional e politico. No entanto, ela permeia toda vida da sociedade.
Em primeira análise, cabe a reflexão de até que ponto o subjetivo deve permear o ser e agir das pessoas. Na conjuntura atual vive-se um processo de mudanças constantes na maneira de ser e estar na comunidade. Em detrimento a isso, subjetivou-se a ética e outros valores indispensáveis para um bom convívio social. Esse fato corrobora com a constatação feita pelo professor da USP Luli Radfaher, segundo ele, a sociedade vive mergulhada numa crise ética. Podendo dessa forma provocar desequilíbrio em todo país.
Além disso, superestima-se a deontologia profissional e política, ocultando-se seu verdadeiro significado, que deve perpassar todos os ambientes, desde o familiar até o social. Não há dissociabilidade nela. O filósofo Immanuel Kant relata que a ética é como uma bússola. Diante das inúmeras notícias de escândalos envolvendo a sociedade, verifica-se que falta direcionamento de valores, validando o pensamento Kantiano.
Portanto, percebe-se que a ética é um valor inestimável de uma nação. Embora ela esteja tão fragilizada na contemporaneidade. Assim, faz-se necessário programas de educação popular voltados para o óbice exposto. Cabe então ao Ministério da Educação em parceria com Organizações Não Governamentais (ONG) o trabalho do tema por meio de palestras e campanhas de conscientização tanto nas escolas, quanto em ambientes que possibilitem a participação da comunidade, além do uso das redes midiáticas para disseminação do conteúdo. Com pessoas mais conscientes dos valores éticos é possível uma nação virtuosa como foi dito por Aristóteles.
Aretha
Oi, tudo bem? Vamos para a correção:
Competência 1: 120
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 120
TOTAL: 720
Considerações Gerais: Você tem um bom vocabulário e uma boa estrutura textual, creio que o que precisa ser melhor trabalhado é aplicação de conjunções e conectivos ao longo dos parágrafos. Revise também as exigências para a conclusão, já que mesmo que você tenha conseguido reafirmar a sua tese no final, não ficou claro o que era meio, ação e detalhamento. Fora isso você teve um ótimo domínio para desenvolver o tema, principalmente esse, em específico, que acaba por ser bem abstrato e amplo.
Parabéns, vejo sucesso em você!
thalia31
introdução: tem um gancho no inicio, que esta bem colocado, e vc faz a conexao do passado com o presente. eu entendi a sua tese como sendo “Tal vicissitude impacta toda nação.” acho que ela poderia talvez ser mais completa, indicando um pouco mais o seu posicionamento e que ideias vc vai trazer pra serem debatidas nos seus dois paragrafos argumentativos.
1 argumento: acho que ficou um tanto confuso. na parte que voce fala em detrimento, ficou uma especie de oposicao que nao consegui enteder bem o objetivo e ao final voce fala que a crise etica pode desequilibrar o pais mas nao fala porque ou como isso acontece no brasil. entao acho q ficou um paragrafo com frases meio soltas, sem força de coesao ou aprofundamento da ideia.
2 argumento: esse paragrafo ficou melhor amarrado, mas pra finalizar faltou vc exemplificar com algum acontecimento no brasil, ja que vc citou escandalos que ocorrem, poderia ter trazido algum pra embasar seu argumento.
conclusao:a conclusao achei que ta com uma boa estrutura,mas acbe ressaltar que eh la que a gente retoma a nossa tese. e parece que a tese que vc retomou foi “Portanto, percebe-se que a ética é um valor inestimável de uma nação. ” e nao foi exatamente isso q vc disse na introducao.
de modo geral acho que vc pode tentar montar um melhor roteiro de redacao, vc tem vocabulario, tem bagagem, acho q falta um pouco de organizacao e reflexao depois da escrita, pra vc pegar algum furo ou fuga do que vc ja escreveu.
EversonP1
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com domínio da gramática e das convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos ou nenhum desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto de forma adequada e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, com detalhamento.
Nota Final
Sua nota final foi: 1000