Iniciante

O indivíduo frente à ética nacional (ENEM 2009)

  • 0

Na série “The man in the High Castle”, é retratado um universo alternativo no qual a Alemanha venceu a Segunda Guerra Mundial. Em uma cena, o comandante nazista John mata um segurança, indo contra os princípios do império alemão que pregava. Fora da ficção, no Brasil, a realidade do indivíduo se comparar à ética nacional é comum, tendo em vista o histórico de corrupção do país. Isso se deve à conquista de um cargo político, que resulta na deslealdade durante o mandato.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a conquista de um cargo que está hierarquicamente acima da população é um problema. Nesse sentido, cabe mencionar o período da Era Vargas, no qual o presidente Getúlio Vargas aplicou um golpe de estado e tomou o poder para si, como em uma ditadura. Dessa forma, observa-se que existem riscos quando um indivíduo é elegido à determinada função política, já que ele pode ferir a ética nacional e tomar poder como em um regime absolutista.

Consequentemente, a prática da corrupção durante o mandato ocorre sem a percepção imediata da população. No universo das histórias em quadrinhos do personagem “Superman”, o vilão Lex Luthor já assumiu a presidência dos Estados Unidos, contudo, sua finalidade era despistar o herói Superman para cometer seus crimes. Logo, infere-se que quando um sujeito procura uma forma de despistar suas ações, como uma candidatura, é possível uma representação de perigo à saúde pública.

Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Justiça deve suprimir a ideologia de corrupção em cargos públicos, por meio de uma proposta de lei entregue à Câmara dos Deputados, a qual constará que o detentor do cargo deve ser investigado quando for notório uma alteração no seu comportamento, a fim de frear a comparação entre indivíduo e ética nacional.

De preferência, corrija de acordo com as competências do ENEM, agradeço!!

Compartilhar

2 Correções

  1. O indivíduo frente à ética nacional (ENEM 2009)

    Na série “The man in the High Castle”, é retratado um universo alternativo no qual a Alemanha venceu a Segunda Guerra Mundial. Em uma cena, o comandante nazista John mata um segurança, indo contra os princípios do império alemão que pregava(2). Fora da ficção, no Brasil, a realidade do indivíduo se comparar à ética nacional é comum(1), tendo em vista o histórico de corrupção do país. Isso se deve à conquista** de um cargo** político, que resulta na deslealdade durante o mandato.
    1 – se comparar à ética nacional? Explicar melhor.
    2 – explica de que forma isso se relaciona ao tema.

    Observação: no tema tem uma palavra um pouco ambígua: ‘ética nacional’. O que seria ética nacional? Recomendo a você, quando tiver uma palavra assim, tentar explica-la na introdução, a fim de evitar ambiguidades no decorrer do texto
    ** – evitar repetições de palavras próximas
    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a conquista** de um cargo** que está hierarquicamente acima da população é um problema. Nesse sentido, cabe mencionar o período da Era Vargas, no qual o presidente Getúlio Vargas aplicou um golpe de estado e tomou o poder para si, como em uma ditadura(4). Dessa forma, observa-se que existem riscos quando um indivíduo é elegido à determinada função política(3), já que(5) ele pode ferir(6) a ética nacional e tomar poder como em um regime absolutista.(7)
    3 – no caso, o risco é quando o poder está centralizado, e não quando o indivíduo exerce uma função política, tenta deixar isso mais claro pra evitar incoerência.
    4 – boa alusão histórica para fundamentar o seu argumento.
    5 – recomendo ‘uma vez que’.
    6 – recomendo não usar palavras ‘metafóricas’ como ‘ferir’, ao invés disso usaria ‘transgredir’.
    7 – tenta trazer uma breve explicação dessas palavras, por exemplo, como se o corretor não soubesse o que foi o absolutismo.
    Consequentemente, a prática da corrupção durante o mandato ocorre sem a percepção imediata da população. No universo das histórias em quadrinhos do personagem “Superman”, o vilão Lex Luthor já assumiu a presidência dos Estados Unidos, contudo, sua finalidade era despistar o herói Superman para cometer seus crimes. Logo, infere-se que quando um sujeito procura uma forma de despistar suas ações, como uma candidatura, é possível uma representação de perigo à saúde pública.(8)
    8 – de que forma a saúde pública é prejudicada com a corrupção política?

    Observação: Você trouxe um repertório muito longo, com pouca argumentação, tenta mudar isso.
    Portanto, medidas são necessárias para combater o impasse. O Ministério da Justiça(agente) deve suprimir a ideologia de corrupção em cargos públicos(ação), por meio de uma proposta de lei entregue à Câmara dos Deputados(meio), a qual constará que o detentor do cargo deve ser investigado quando for notório uma alteração no seu comportamento(detalhamento), a fim de frear a comparação entre indivíduo e ética nacional.(finalidade)

    C1: 200
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 200
    C5: 200

    • 1
  2. Olá
    Comentários iniciais
    Introdução
    Sua introdução está completa: apresenta repertório sociocultural legitimado, produtivo e pertinente ao tema, problematização e tese explícita mas, aqui vão algumas ressalvas
    1- ” realidade do indivíduo se comparar à ética nacional é comum” de que forma? Explicite
    2- “Isso se deve à conquista de um cargo político” Por quem? Quem conquista esse cargo político? As pessoas?

    Desenvolvimento 1
    Está simplesmente perfeito! Apresenta a causa para o problema, repertório ( no caso, uma alusão histórica) e a argumentação propriamente dita, que explica como a causa se dá no problema.
    Porém, há um ponto a ser ressaltado: cadê a marca de autoria? O seu posicionamento em relação ao problema?

    Desenvolvimento 2
    “é possível uma representação de perigo à saúde pública” A parte “saúde pública” ficou desconexo do resto do texto no que se refere ao raciocínio até aqui desenvolvido. No lugar dessa expressão, e, para ficar coerente com a sua argumentação, substitua por ” bem estar social ”
    “Logo, infere-se que quando um sujeito procura…” faltou uma vírgula após ” infere-se ”
    Além disso, também faltou a marca de autoria

    Proposta de intervenção
    Agente ok
    Ação ok
    Meio/modo ok
    Detalhamento ok
    Finalidade ok
    Na segunda frase do parágrafo de conclusão, faltou um conectivo do tipo conclusivo (nesse sentido, dessa forma, desse modo) para ligar a 1⁰ com a 2⁰ frase
    Outro ponto importante para esse parágrafo e, em especial para a C2:
    Para atingir a nota máxima nessa competência, e fechar o texto com chave de ouro, você precisa retornar brevemente o repertório sociocultural utilizado na introdução unindo-o à finalidade da sua proposta de solução para o problema
    Nota
    C1: 200
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.