Iniciante

“ O indivíduo frente à ética nacional”

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Consoante o sociólogo Emilé Durkheim, dizia: “O indivíduo só agirá em seu meio à medida que for conhecendo o contexto em que está inserido”.  As palavras de Durkheim continuam válidas nos dias atuais, mesmo depois de anos da sua proferência, como visto a partir do alto índice de indivíduos que tem se ausentado frente à ética nacional, fator que os auto prejudica. Com base nesse viés, é importante discutir a  importância de cidadãos que se impõe para uma nação,  bem como o principal entrave que impede que tantos brasileiros não se coloquem frente à ética nacional.

    Com efeito, nota-se que a importância  de cidadãos ativos em uma nação se relaciona com a alta capacidade destes de promover um sentimento vanguardista. Tal situação ocorre, porque, esse sentimento é escasso, visto que, desde de 1500, as nações mais desenvolvidas se articularam para criar ao máximo uma relação de dependência entre servo e senhor, visão poderil a todo custo, sem se preocupar em desenvolver a luta pelos direitos e deveres entre os cidadãos.  Logo, a sociedade brasileira hodierna faz alusão a primeira lei de Newton e permanece inerte defronte às injustiças nacionais. Desse modo, cidadãos ativos- como o movimento feminista (mulheres que lutam por seus direitos e lugares na sociedade)- funciona como uma espécie de âncora para um corpo social com escasso sentimento vanguardista, inspirando outros indivíduos a lutarem por tal ética.
  Ademais, o principal entrave que impede que tantas pessoas não se imponham no país é o perfil da educação brasileira, a qual tem o objetivo de formar apenas cidadãos como mão de obra. Isso ocorre, porque, assim como teorizado pelo sociólogo José Murilo Carvalho, observa-se atualmente a formação de uma “cidadania operária”, onde os indivíduos não são estimulados a desenvolver um pensamento crítico e são idealizados apenas para exploração. Nota-se então, a partir dessa educação falha, a formação de cidadãos que não reconhecem seus mínimos direitos, como o de se impor nas eleições por exemplo. Assim, forma-se  um ciclo de “não imposições”, observada no fato de em 2018 ocorrer a maior abstinência eleitoral, confirmando os dizeres do sociólogo Forest Fernandes, já que, uma nação com acesso à educação de qualidade não sujeitaria seu povo a precárias condições de cidadania, como visto na alta ausência eleitoral.

    Destarte, a questão da baixa participação popular deve ser sanada. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (ME), reforce políticas de instrução a população acerca de seus deveres e direitos. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um projeto nacional de acesso à cidadania, a qual irá  promover, nas escolas dos mais de 5.570 municípios brasileiros, debates acerca da importância de cidadãos ativos para preservar a ética nacional, os quais irão ocorrer tanto extracurricularmente quanto nas aulas de sociologia. Isso deverá ocorrer afim de formar cidadãos que, conheçam o contexto a que estão inseridos e ajam sobre ele, como disse  Durkheim.

   

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1 Correção

  1. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120
    Revise principalmente os conteúdos de concordância e regência, eles são fundamentais em um texto dissertativo-argumentativo, e te ajudarão muito com os próximos textos. Na primeira linha, por exemplo, é desnecessário o termo “dizia”, já que a palavra “consonante” deixa o verbo subentendido. Reveja também as regras de crase e certifique-se sempre de que as palavras estão sendo escritas da maneira correta. Busque não obscurecer seu texto com palavras demasiado rebuscadas, preze pela clareza e objetividade de suas ideias, isso demonstrará maior transparência, organização e facilitará a correção.

    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
    Seu texto é rico em informações que embasam seus argumentos. Mas perceba que tanto no parágrafo introdutório quanto no segundo parágrafo de argumentação, você utilizou como repertório ideias de sociólogos. Apesar de muito bem fundamentadas e inseridas na redação, é interessante variar as áreas de conhecimento.

    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
    Seus argumentos são compatíveis com os pontos de sua tese. No entanto, procure dar maior atenção à sua tese e detalhá-la melhor, pois ela é a principal norteadora do seu texto.

    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    Excelente uso de conectivos entre frases e parágrafos.

    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
    A redação modelo ENEM tem um forte caráter interventivo, e certamente o último parágrafo é um dos mais exigentes. É imprescindível esclarecer para quem especificamente o projeto se destina e trazer mais características sobre ele. A proposta de intervenção deve ser bem pensada para que não se torne abstrata. É nesse momento que se verifica a capacidade de o aluno concretizar suas ideias descritas anteriormente e transformá-las em uma situação real. Ótima retomada da tese! O fechamento de seu texto ficou bastante criativo e circular. Parabéns pelo empenho, continue sempre se dedicando!

    Nota final: 800/1000

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