Estudante

O indivíduo frente à ética nacional

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O escritor Thomas More, em sua obra “Utopia”, idealiza uma sociedade perfeita cujo corpo social é livre de problemas. Entretanto, atualmente, no que diz respeito ao indivíduo frente à ética nacional essa ação não ocorre no Brasil, uma vez que a maior parte da população não tiver consciência do que é certo ou errado em sua conduta humana na sociedade. Por isso, cabe ser analisado os direitos civis infringidos na política e na educação.

Sob essa perspectiva, vale destacar que durante muitos anos os brasileiros tiveram o seu direito político ao voto arrancado por parte do governo. Em 1983, ocorreu no Brasil “As Diretas Já”, o qual foi um movimento de cunho popular para reestabelecer as eleições diretas para presidente da República que não estavam acontecendo desde a implementação da Ditadura Militar. Nessa ótica, se a população não reclamar as atitudes imorais e antidemocráticas do estado, exigindo por seus benefícios, esse golpe estaria acontecendo até os dias de hoje, na medida em que a sociedade não estiver ciente dos seus direitos e deveres frente a Constituição Federal. Desse modo, além sa política que rege o país, é preciso observar o papel da educação nesse processo.

Ademais, o ensino como principal objeto transformador da sociedade, também deve ser inviolável. Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Nesse sentido, a fala do supracitado mostra que a educação pode reverter esse quadro, já que os cidadãos precisam aprender a terem ética coletivamente para mudar o mundo em que vivem. Todavia, isso só sera possivel quando os agentes do governo reconhecerem o seu papel como órgão social é garantir aos jovens desde cedo. Logo, urgem medidas para a solucao da problemática que assola a nação brasileira.

Fica evidente, portanto, que a questão do indivíduo frente à ética nacional possui alguns impasses a serem resolvidos, agidos pelo Ministério da Educação (MEC), sistema público governamental responsável pela formação educacional infantil até profissional dos brasileiros. Isso deve ser feito por meio da criação de uma disciplina obrigatória nas escolas, destinadas para pais e alunos, com o objetivo de ensiná-los sobre os seus direitos como cidadãos e como consegui-los, caso sejam violados. Dessa forma, para que a população possa ter a sua ética conquistada, sem que os seus direitos políticos e educacionais sejam infringidos. Em suma, será possível a realização de uma sociedade perfeita, assim como, a idealizada por Thomas Romes.

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3 Correções

  1. 👋 Olá, estou aqui para corrigir sua redação utilizando os parâmetros do ENEM, propostos pelo INEP.

    O escritor Thomas More, em sua obra “Utopia”, idealiza uma sociedade perfeita cujo corpo social é livre de problemas. Entretanto, atualmente, no que diz respeito ao indivíduo frente à ética nacional essa ação não ocorre no Brasil, [uma vez que a maior parte da população ⚠️ não tiver consciência do que é certo ou errado em sua conduta humana na sociedade] . Por isso, cabe ser analisado os direitos civis infringidos na política e na educação.

    >>> A introdução apresenta um trecho confuso, sem coerência, porém apresenta um repertório sociocultural e expõe fatores a serem analisados posteriormente. C4😐

    Sob essa perspectiva, vale destacar que durante muitos anos os brasileiros tiveram o seu direito político ao voto arrancado por parte do governo. Em 1983, ocorreu no Brasil “As Diretas Já”, o qual foi um movimento de cunho popular para reestabelecer as eleições diretas para presidente da República que não estavam acontecendo desde a implementação da Ditadura Militar. Nessa ótica, [se a população não reclamar as ⚠️ atitudes imorais e antidemocráticas do estado], exigindo por seus benefícios, esse golpe estaria acontecendo até os dias de hoje, na medida em que a sociedade não estiver ciente dos seus direitos e deveres frente a [à] ⚠️ Constituição Federal. Desse modo, além sa [da] ⚠️ política que rege o país, é preciso observar o papel da educação nesse processo.

    >>> O desenvolvimento 1 apresenta um repertório histórico legitimado e pertinente, porém não produtivo com a temática que seria abordada nesse parágrafo (educação). C2 🫤

    >>> Além disso, é possível observar que não foi possível estabelecer uma linha de raciocínio concreta em “se a população não reclamar as ⚠️ atitudes imorais e antidemocráticas do estado”, já que a regência exposta no texto remete a uma outra interpretação semelhante ao sentido dos verbos [Reivindicar, solicitar, requerer, requisitar…], por esse motivo, o candidato além de falhar na coerência de seu texto emite um posicionamento favorável a atitudes imorais e movimentos antidemocráticos. C3 👀

    Ademais, [o ensino como principal objeto transformador da sociedade, também deve ser inviolável] ⚠️. Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Nesse sentido, a fala do supracitado mostra que a educação pode reverter esse quadro, já que os cidadãos precisam aprender a terem ética coletivamente para mudar o mundo em que vivem. Todavia, [isso só sera ⚠️ possivel ⚠️ quando os agentes do governo reconhecerem o seu papel como órgão social é [e] ⚠️ garantir aos jovens desde cedo]. Logo, urgem medidas para a solucao [solução] ⚠️ da problemática que assola a nação brasileira.

    >>> O tópico frasal não apresenta coerência, pode ser substituído por ” …, o ensino é o principal objeto transformador da sociedade, logo esse direito deve ser assegurado.” C4 🫤

    >>> Foi exposto um repertório sociocultural legitimado, pertinente e produtivo. 🙂

    >>> Em “… quando os agentes do governo reconhecerem o seu papel como órgão social é garantir aos jovens desde cedo”, o candidato não expõe o que deve ser garantido aos jovens e, inviabiliza a compreensão harmônica do texto. C3 e C4 🫤

    Fica evidente, portanto, que a questão do indivíduo frente à ética nacional possui alguns impasses a serem resolvidos, agidos pelo Ministério da Educação (MEC), sistema público governamental responsável pela formação educacional infantil até profissional dos brasileiros. Isso deve ser feito por meio da criação de uma disciplina obrigatória nas escolas, destinadas para pais e alunos, com o objetivo de ensiná-los sobre os seus direitos como cidadãos e como consegui-los, caso sejam violados. Dessa forma, [para que a população possa ter a sua ética conquistada, sem que os seus direitos políticos e educacionais sejam infringidos] ⚠️ . Em suma, será possível a realização de uma sociedade perfeita, assim como, a idealizada por Thomas Romes. ⚠️

    >>> A conclusão apresenta agente, ação, detalhamento e finalidade, porém não foi exposto o meio/modo da medida de intervenção. C5 😐

    >>> Em “para que a população possa ter a sua ética conquistada, sem que os seus direitos políticos e educacionais sejam infringidos” não houve a finalização de uma ideia iniciada, o que confere um problema na harmonia e compreensão do texto. C4 🫤

    C1:120
    C2:160
    C3:120
    C4:40
    C5:160

    NOTA:600

    Decidi corrigir sua redação, pois observei uma correção sua aqui na plataforma referente ao tema “A questão da segurança pública no Brasil” da Mylle, em que contrasta com o objetivo principal da comunidade. Não sei se o seu objetivo era apenas ganhar pontos, mas seu comentário foi totalmente equivocado, já que se fosse para julgar como cópia/plágio a utilização de um repertório sociocultural utilizado todos os anos por milhares de pessoas no ENEM, muitas pessoas não teriam uma nota 900+, nem mesmo sido aprovado em diversos cursos até mesmo entre os mais concorridos. 🤔

    Além disso, observei que você afirma que o nome Thomas Morus está escrito incorretamente, fique sabendo que o nome desse filósofo pode ser escrito como Thomas More, Thomas Morus ou Tomás Moro. Ainda para sua desinformação, a grafia Thomas Morus já apareceu em diversos vestibulares, inclusive na edição de 2018 do ENEM. 🙂

    Entretanto, observei na conclusão de seu texto um erro referente a grafia do nome do filósofo, em que foi grafado como Thomas Romes. Esse fato permite uma ambiguidade referente ao contexto de seu comentário naquela correção, pois mesmo não acreditando que você tenha copiado essa redação que acabei de corrigir, tendo a acreditar que você estava se referindo a si mesmo por ter errado o nome do autor da obra Utopia. 🤔

    Desde já, agradeço.

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  2. TOTAL: 740
    -Competência 1: Avalia a norma culta da língua
    portuguesa (ler durante o ano todo, para a
    escrita torna-se algo automático). 100

    A partir de un 3 erros os pontos são retirados:
    -“Entretanto, (atualmente no Brasil, ainda não tem-se um indivíduo integro frente à ética nacional, uma vez que a maior parte da população não TEM O CONHECIMENTO do que é certo ou errado em sua conduta humana na sociedade)
    -Nessa ótica, se a população não REINVIDICAR as atitudes imorais..

    – Competência 2: Entendimento do tema como
    um todo (não tangência o tema) e repertório
    sócio cultural (procure embasamentos para a
    sua redação). 200 Você não tangeciou o tema em nehum momento, e não faltou repertório pra confirmar e embasar o seu tema.
    – Competência 3: Projeto de texto (ligar um
    parágrafo ao outro/ fechamento circula, usar
    termos dissertativos). 160 VOCÊ DISCUTE O TEMA DE FORMA EXCELENTE, eu só retomaria a citação inicial no final fechando o texto
    – Competência 4: Ligação dos períodos (usar
    conectivos e elementos de retomada). Ps.
    Cuidado com a ambiguidade. 160 ó senti falta de sinônimos, mas você abre períodos corretamente
    “Ja que os cidadãos podem adquirir tal ética para mudar o mundo em que vivem se obtverem uma educação eficaz”.
    Competência 5: Proposta de redação (agente, o
    que, meio, para que, detalhamento) 120 achei muito vago, tenta seguir ação, meio/modo, agente, detalhamento e finalidade.
    Não precisa detalhar muito o agente, só ocupa linha da proposta. Só senti falta de um detalhamento tipo: os pais vão vir todo dia na escola estudar com os filhos??

    NÃO DESISTE, VOCÊ TA INDO PRA O 1000!!

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  3. Olá, ;)
    Seu texto possui ideias muito boas e que são sustentadas por argumentos bem legais.
    Tome cuidado em relação as virgulas, percebi que houve alguns deslizes em relação ao uso dela.
    Cuidado também na concordância entre as frases, se ela está no passado deve ter os verbos no passado, se está no plural deve estar ao todo no plural.
    Você usou um bom repertório sociocultural que se encaixou bem no tema
    Em relação a conclusão, busque colocar duas medidas de solução, para se ter um ” plano A e um plano B”.
    Continue escrevendo e se dará muito bem . Está no caminho certo.
    Competência 1; 120
    Competência 2;160
    Competência 3;160
    Competência 4;120
    Competência 5;120
    Total; 680 pontos

    Bons estudos ;)

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