O Indivíduo frente a ética nacional.

  • 0

No que se refere a ética, o Brasil não é o melhor exemplo a ser citado, com os políticos corruptos sendo o claro reflexo da população corrupta, famosa pelo seu “jeitinho brasileiro” de sempre se dar bem em cima dos outros, furar fila, não ceder lugar para um idoso e andar no acostamento, essas atitudes abrem brechas para atos de corrupção maior, como na política nacional. Nesse sentido, convém analisarmos as consequências de tal postura negligente da sociedade.

Certamente, é necessário analisarmos que a corrupção da população é estrutural e dificilmente será mudada a curto prazo, sendo necessárias várias gerações para o real desenvolvimento de uma sociedade, sendo banalizada a falta de ética do brasileiro. Uma pesquisa da consultoria Ipsos mostrou que de cada 10 pessoas, 6 afirmaram ter dado um “jeitinho”, como pedir pro médico conhecido passar na frente da fila do posto, o que demonstra como a corrupção está enraizada na população.

Ademais, o reflexo dessa corrupção na população como um todo se reflete na corrupção da política, todo escândalo de corrupção só acontece porque uma pessoa corrupta tende a votar em um político igualmente corrupto, é necessário educar as futuras gerações para que esse problema crônico seja resolvido. Segundo o filósofo Montesquieu, “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios”, o que intensifica que, o problema está na parte mais baixo da sociedade.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas públicas que visem mitigar essa problema para as futuras gerações. Dessa maneira urge que o Ministério da Cidadania poderia colocar o debate da ética como algo central no Brasil, através de palestras nos bairros e escolas pelo país afora, nessas palestras as ações de corrupção entre os brasileiros poderiam ser expostas, e pode ser indicado o mal que aquela ação faz a sociedade como um todo, o ensino da ética poderia ser mais abrandado na matéria de filosofia nos centros de ensino. Somente dessa maneira, os desafios da falta de ética serão superados, e uma sociedade justa será alcançada.

Compartilhar

1 Correção

  1. Muito boa a redação, acho q vale de 850+
    Não dou nota exata pq n sou bom com o português, vou julgar apenas a estrutura.
    Não tem muito oq falar da redação ta boa, oq eu diria q é bom sempre por é finalizar os desenvolvimentos afirmando que aquilo é um problema q tem que ser resolvido, além disso ajuda a dar uma marca de autoria.
    Exemplo, no segundo parágrafo vc poderia terminar: portanto, medidas são necessárias para mudar essa problemática, afim de uma sociedade justa seja alcançada.
    Algo desse tipo demostra que vc ta tomando uma posição diante daquele problema, e isso é importante.

    Boa sorte, vai dar tudo certo, lembrando q n sou prof, é apenas minha visão

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.