Em “senhor das moscas” de William Golding, um grupo de garotos náufragos estão presos em uma ilha, tendo que estabelecer um regime político para sobreviver, afastados da sociedade, a natureza humana começa a surgir nas personagens. A humanidade em momentos de angústia revela lados que não são mostrados no cotidiano, a pandemia causada pela COVID-19 coloca os indivíduos em isolamento social, assim é apresentado a falta de relações humanas, que leva ao egocentrismo e evidencia o despreparo governamental.
Em primeiro plano, o ser humano desde a pré-história convive em grupos, é certo afirmar que a falta de relações pessoais provoca nos indivíduos conflitos internos, deixando seu psicológico fragilizado, o filósofo grego Aristoteles assegurava que o homem é um animal político, vive em sociedade e depende da interação com os demais homens. No entanto, o mundo atual tem como modelo econômico o capitalismo, que desperta o egocentrismo em muitos, já que no começo da quarentena, não havia lugares com máscaras e álcool em gel disponíveis. Esse acontecimento mostra a preocupação daqueles com alto poder aquisitivo, que estoca para uso dele mesmo. Para Zigmunt Bauman, a cultura do individualismo não é uma escolha e, sim uma fatalidade.
Em segundo plano, o isolamento social trouxe também o despreparo do governo brasileiro para a situação, mostrando o posicionamento negativo dos representantes eleitos, assim sendo criticados no mundo inteiro. A negação do vírus é inaceitável, pois nega a morte de milhares de pessoas e enfraquece o combate à doença, visto que é necessário de investimentos em aparelhos hospitalares. Ademais, a precariedade dos serviços médicos não possui estrutura para lidar com tamanha demanda de doentes, deixando hospitais lotados com o vírus que atinge os profissionais da saúde, essa situação é o retrato do individualismo dos governantes.
Portanto, momentos de angustia revelam o que é camuflado da natureza humana, pensamentos e questões sociais que podem passar despercebidos no dia a dia. Faz-se necessário assegurar a saúde mental da população. Por meio da internet, o Ministério da Saúde promoverá campanhas sobre saúde mental na quarentena através dos chamados ‘influenciadores’. Além disso, o posicionamento dos governantes deve mudar urgentemente, começando por criar estruturas capaz de atender todos os necessitados, para isso acontecer precisam deixar o egocentrismo e praticar a empatia.
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá, tudo bem?
Vou corrigir sua redação ao longo dele ok / então vamos lá
Intro:
Em “senhor das moscas” ( Senhor das moscas )( vírgula) de William Golding, um grupo de garotos náufragos estão presos em uma ilha, tendo que estabelecer um regime político para sobreviver, afastados da sociedade, a natureza humana começa a surgir nas personagens. ( Faltou um conectivo aqui ) A humanidade em momentos de angústia revela lados que não são mostrados no cotidiano, a pandemia causada pela COVID-19 coloca os indivíduos em isolamento social, assim é apresentado a falta de relações humanas, que leva ao egocentrismo e evidencia o despreparo governamental.
Intro: No todo sua introdução não está errada, ela é bem escrita tem m repertorio, tem as duas teses , mas acredito que você pode contextualizar melhor quase não vejo ligação do seu repertório com o tema e alusão feita com o Covid 19 , invista mais nos conectivos e cuidado com os períodos longos
D1;
Em primeiro plano, o ser humano desde a pré-história( Evite essas temporalidades sabe , tipo desde a antiguidade, desde blábláblá…) convive em grupos, é certo afirmar que a falta de relações pessoais provoca nos indivíduos conflitos internos, deixando seu psicológico fragilizado,( Esse paragrafo poderia ter terminado aqui que ia estar perfeito) (Aqui você pode terminar o paragrafo e começar com um conectivo ) o filósofo grego Aristoteles (Aristóteles) assegurava que( Vírgula ) o homem é um animal político, vive em sociedade e depende da interação com os demais homens. No entanto, o mundo atual tem como modelo econômico o capitalismo, que desperta o egocentrismo em muitos, já que no começo da quarentena, não havia lugares com máscaras e álcool em gel disponíveis ( Que? Acho que retornar com a ideia da pandemia agora não foi uma boa tática) . ( Conectivo) Esse acontecimento mostra a preocupação daqueles com alto poder aquisitivo, que estoca para uso dele mesmo( o termo ”mesmo” não retoma individuo). Para Zigmunt Bauman ( Zygmunt , mas na verdade o Enem não tira ponto de nomes errados, só é bom a gente se esforçar um pouco né kskks ), a cultura do individualismo não é uma escolha e, sim uma fatalidade.
D1: Eu vou voltar a falar dos períodos grandes demais pois isso complica muito a leitura do seu texto , a falta de planejamento e organização também corroboram, você trouxe muita informação pro seu texto o que deixou a argumentação pendente, você não tem uma linha de raciocínio no qual você segue e sua tese 1 que deveria ser ”egocentrismo e relações humanas” quase não é explicada aqui, não esqueça dos conectivos inter/intraparagrafais
Em segundo plano, o isolamento social trouxe também o despreparo do governo brasileiro para a situação, mostrando o posicionamento negativo dos representantes eleitos, assim sendo criticados no mundo inteiro. ( Faltou conectivo aqui) A negação do vírus é inaceitável, pois nega a morte de milhares de pessoas e enfraquece o combate à doença, visto que é necessário de investimentos em aparelhos hospitalares. Ademais, a precariedade dos serviços médicos não possui estrutura para lidar com tamanha demanda de doentes, deixando hospitais lotados com o vírus que atinge os profissionais da saúde, essa situação é o retrato do individualismo dos governantes.
D2:
Ok, seu texto está abordando muito a pandemia do corona vírus, mas seu titulo diz apenas ”O individualismo escondido” talvez você quisesse fazer uma redação que foque na pandemia , mas com esse titulo dá a entender que é só sobre individualismo, nesse desenvolvimento faltou um repertorio pra carregar seu argumento e você colocou lá no final do paragrafo o que o individualismo tem haver com seu tema , talvez você devesse fazer isso mais antecipadamente pois parece falta de planejamento , parece que você colocou isso no final porque esqueceu de explicar a relevância
Conclusão:
Portanto, momentos de angustia revelam o que é camuflado da natureza humana, pensamentos e questões sociais que podem passar despercebidos no dia a dia. Faz-se necessário assegurar a saúde mental da população. ( faltou conectivo )Por meio da internet, o Ministério da Saúde promoverá campanhas sobre saúde mental na quarentena através dos chamados ‘influenciadores’ ( explique melhor isso ) . Além disso, o posicionamento dos governantes deve mudar urgentemente, começando por criar estruturas capaz de atender todos os necessitados, para isso acontecer precisam deixar o egocentrismo e praticar a empatia. (É um pouco difícil de acontecer isso e todos sabemos que a proposta da redação tem que ser uma coisa possível de acontecer kskskksksk, brincadeiras á parte)
Conclusão:
Sua conclusão só possui agente, ação e meio , a ultima parte não pode ser considerada pois não é uma coisa concreta , políticos mudarem sua postura não é finalidade nem detalhamento , muito menos ação
Enfim espero ter ajudado , continue praticando por que você escreve bem e pode melhorar ainda mais , bons estudos, dúvidas é só chamar ; )
Galatic0
Acho que esse é um tema difícil de cair no ENEM. Mas vamos lá, vou começar falando de sua introdução.
Sua introdução tem um período excessivo e não creio que citar o covid-19 seja legal, já que é um momento passageiro e nem sempre foi um problema social, mas vejo que talvez faça parte do tema, então beleza. Ademais, sua tese não está tão clara, apesar de identificável. Assim, você poderia ter dividido sua introdução em três períodos, no segundo apresenta a tese falando sobre a negatividade da doença e no terceiro mostra os argumentos que vai defender, desse modo: colocar um ponto final em ”isolamento social,” e continuar com um ”Sendo assim, é apresentado…”. Enfim, é uma introdução boa que pode melhorar.
Sobre seu primeiro desenvolvimento: Penso que se houvesse um conectivo na contextualização do Aristóteles ficaria melhor, por exemplo ”…, pois, de acordo com o filósofo grego…”. Agora na próxima frase, você escreveu ”já que no começo da quarentena, não havia lugares com máscaras e álcool em gel disponíveis.”, achei um pouco sem sentido, qual a relação disso com o capitalismo e o egocentrismo? Daí em diante, eu entendi que você iria criar uma relação com essa frase, mas você escreveu: ”Esse acontecimento mostra a preocupação daqueles com alto poder aquisitivo, que estoca para uso dele mesmo.”, estoca o quê? Antes você disse ”lugares com máscaras e álcool em gel disponíveis” e depois ”preocupação daqueles com alto poder aquisitivo, que estoca para uso dele mesmo”, você não deixa entendido uma relação entre as duas orações, o que causa uma confusão no texto. E o repertório do Bauman poderia ser descartado e você poderia colocar uma marca de autoria sua, por exemplo: ”Infelizmente a cultura do individualismo atrapalha os direitos civis…”.
Sobre o segundo parágrafo, a frase: ”Ademais, a precariedade dos serviços médicos não possui estrutura para lidar…” possuí um erro de sintaxe, você poderia escrever: ”Ademais, o precário serviço médico público não possuí estrutura para lidar…”
Para além disso, está um desenvolvimento legal.
Sobre sua conclusão, ela está incompleta, você deveria detalhar mais. Você escreveu: ”Além disso, o posicionamento dos governantes deve mudar urgentemente, começando por criar estruturas capaz de atender todos os necessitados…”, note que a conclusão é o momento onde você deve falar que estruturas essas devem ser criadas, tu tem que ser criativa e escrever um plano para amenizar o problema e detalhar ele o máximo possível. Não se esqueça dos cinco pontos: Agente, ação, modo, detalhamento e finalidade da sua proposta de intervenção, no caso a sua proposta apenas teve agente ação e modo, que estão todas em ”Por meio da internet, o Ministério da Saúde promoverá campanhas sobre saúde mental na quarentena através dos chamados ‘influenciadores’.”, tente também retomar o primeiro repertório no final da redação com a finalidade da proposta, assim: ”Com o intuito de evitar as mesmas situações ocorridas em O Senhor das Moscas”.
Enfim, espero ter ajudado. :)
Sobre sua nota, acho que tiraria um 600+.