A sociedade brasileira tem uma dívida com a sociedade indígena já que eles somos nós (representação em ” Iracema” e ” Guarani”), entretanto há o afastamento cultural e a desvalorização de sua cosmovisão e também somos omissos em relação ao seu genocídio capitaneado pelo desmatamento, negligência governamental e o narcotráfico.
A colonização portuguesa foi extremamente selvagem e sanguinária, visto que ela enganou, impôs sua religião, escravizou-os para a extração do pau-brasil, promoveu seu escorraçamento e exterminou-os (até com epidemias) nações inteiras. passados mais de cinco séculos tal etnocídio permanece. Hoje, os indígenas representam 0,47% da população brasileira e usufrui de apenas 13% do território nacional segundo dados da FUNAI.
Porém isto se acerbou com a pandemia do COVID-19 que dizimou várias aldeias indígenas e pelo fato de que muitos não conseguiram ajuda médica por estarem em áreas mais isoladas, mas ainda receberam contato com madeireiros e garimpeiros ilegais.
deste modo um dos modos de ajudar os indígenas seria a criação de clínicas médicas em áreas mais próximas das aldeias, criações de mais leis ligadas ao cuidado das regiões.
Sabrina Maciel da Costa
– traga o tema bem explícito na introdução. O tema é o indígena e a pandemia, traga na introdução a relação e entre esses dois termos.
– o D1 tem repertório bem relacionado com o tema, porém falta argumentos nesse parágrafo, deixe claro o seu ponto de vista.
– faça uso de conectivos, isso é essencial no texto modelo Enem.
– estude mais a estrutura da estrutura do texto.
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 80
Total: 600