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Na década de 80, o Brasil viu uma geração que cresceu em meio à uma ditadura se levantar e lutar pelo direito de participar da vida do país por meio do voto. Entretanto, muitos jovens brasileiros não se sentem orgulhosos de participar do atual contexto democrático brasileiro. Portanto, faz necessário que se combata o egoísmo do jovem e também a omissão estatal.

Diante desse cenário o egoísmo do jovem o impede de ter esse direito. Durante a Primavera Árabe, que foi uma onda de protestos populares contra governos no mundo árabe, ocorridas em 2011, um jovem chamado Mohamed Bouazizi, acabou pondo fogo em si mesmo, em forma de protesto às atitudes de autoridades locais. Nesse viés, evidenciou-se a influência dos jovens no meio político, tendo em vista que esses conseguiram a derrubada de governos ditatoriais e consequente implementação da democracia. Ao trazer-se para o contexto brasileiro, apesar dos grandes movimentos político-sociais ocorridos em 2011, é notório o pouco engajamento dos jovens no campo político. De um lado, tem-se a internet como meio de ativismo; do outro, a grande descrença, fruto dos escândalos de corrupção.

Ademais, pode-se inferir que através de manifestações podemos cobrar pelos direitos constitucionais .Segundo o filósofo pré- socrático Heráclito -“Nada é permanente ,salvo a mudança”. é possível perceber que toda a velha política deve ser transformada, se quisermos mudar a atual, e por isso a juventude torna-se a maior idealizadora de um futuro melhor, já que os adultos perderam a esperança de lutarem por um país melhor. Nesse sentido é imprescindível o ensino de política no Brasil.

Em virtude dos fatos mencionados, para que haja a participação efetiva dos jovens, o Ministério da Educação em parceria com as escolas, deve promover a capacitação dos professores, por meio de cursos relacionados à política, para que eles estejam aptos para ministrar aulas e rodas de debates acerca de assuntos relacionados a política, para os alunos em sala de aula. Assim, a longo prazo, o eleitorado brasileiro será formados por jovens protagonistas do cenário político brasileiro.

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1 Correção

  1. Oi, tudo bem? Primeiramente, não sou um redator profissional, apenas um estudante buscando ajudar e ser ajudado, então já peço desculpas de antemão caso não corrija da maneira mais adequada.
    Vamos lá, sua redação apresenta pequenas falhas que dizem respeito ao início de frases, já que é necessário começar cada frase com conectivos. Busque alternativas como sinônimos. Falta também profundidade na argumentação, demonstração de conhecimentos variados e nível maior de coerência.

    Dicas: assistir os vídeos da Debora Aladim no YouTube, para desenvolver argumentação coringa; seguir no Instagram o metodoquestiona e o betoredacao, que apresentam muitas dicas para melhorar a redação, além de apresentarem um método fácil de desenvolver o texto nos moldes exigidos pelo ENEM.

    C1 – Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

    Sua nota nessa competência foi: 120

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

    COMPETÊNCIA 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

    Sua nota nessa competência foi: 120

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

    COMPETÊNCIA 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    Sua nota nessa competência foi: 120

    Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    Sua nota nessa competência foi: 200

    Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Sua nota nessa competência foi: 160

    Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

    C5 –
    Conclusão: Em virtude dos fatos mencionados, para que haja a participação efetiva dos jovens;
    Agente: Ministério da Educação, escolas.
    Modo: deve promover a capacitação dos professores; (faltou especificar que capacitação seria)
    Meio: de cursos relacionados à política;
    Detalhamento: para que eles estejam aptos para ministrar aulas e rodas de debates acerca de assuntos relacionados a política, para os alunos em sala de aula.
    Finalidade: Assim, a longo prazo,[1] o eleitorado brasileiro será formados[2] por jovens protagonistas do cenário político brasileiro.

    Na finalidade há alguns erros de pontuação e de grafia.
    1 – essa vírgula não existe.
    2 – o verbo deve concordar com o sujeito – eleitorado brasileiro – ou seja, singular. Sendo assim, formado e não formados.

    Retifique para: “Assim, a longo prazo o eleitorado brasileiro será formado por jovens protagonistas do cenário político brasileiro”.

    Boa redação! Continue praticando.

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