Aprendiz

O IMPACTO NEGATIVO DAS REDES SOCIAIS EM RELAÇÃO A SAÚDE MENTAL DO BRASILEIRO

  • 1

Na contemporaneidade, as redes sociais tornaram-se um instrumento de uso constante no Brasil, assim como no mundo, onde a maioria das pessoas tem acesso a, pelo menos, uma delas. Tal instrumento, em muitas vezes, é utilizado como meio informativo e de entretenimento, porém também pode atuar de maneira negativa, podendo levar até a distúrbios psicológicos com o seu uso excessivo. Portanto, é de grande importância avaliar os efeitos negativos deste instrumento.

O exagerado uso das redes sociais, acarreta em muitos malefícios a saúde mental dos usuários. Um exemplo, é o possível desenvolvimento de depressão e o transtorno de ansiedade, doenças muito comuns e que atingem a maioria da população mundial. Verifica-se, a vista disso, que os principais motivos desses transtornos atingirem grande parte das pessoas devido as redes sociais, por conta do assédio online e a baixa autoestima destes indivíduos.

Além disso, os influenciadores digitais, como são comumente chamadas as pessoas que trabalham com a internet, em sua grande maioria mulheres, compartilham sua vida e rotina em seus perfis sociais, mostrando sua imagem e corpos, normalmente magros e de “estética padrão”. O resultado disso pode ocasionar em muitos de seus seguidores buscando alcançar essa “beleza perfeita”, com muitas curtidas e comentários nas redes sociais. Porém, em muitas das vezes, acabam se frustando, pois não existe o corpo perfeito, e assim aumentando a baixa autoestima destes indivíduos.

Fica claro, portanto, que deve-se procurar maneiras para a correta e saudável utilização das redes sociais. As escolas devem buscar dialogar com os pais e adolescentes, a fim de incentivar a diminuição do uso das redes e a utilização de forma saudável. Ademais, os influenciadores podem reforçar, em seu discurso, a inexistência do corpo ideal e a importância da saúde mental, incentivando-os a buscarem ajuda de um profissional caso desenvolvam sintomas depressivos. Através disso, torna-se possível a diminuição dos efeitos negativos das redes sociais em relação a saúde mental do brasileiro.

Compartilhar

11 Correções

  1. Vamos lá.
    Vou corrigi-la da forma que eu aprendi. Não sou profissional, portanto vou julgar pontos importantes.
    Em todos os parágrafos é muito importante que você utilize frases prontas e fixas feitas por você, nada de cópia, pois em qualquer prova de concurso, ENEM… você pode ficar perdido em ter que mudar o sistema do seu texto toda hora. Pesquise bastante conectivos, preposições, sinônimos para evitar repetições de palavras e frases. Seja objetivo, não fique enchendo linguiça . Os corretores irão querer ler textos inteligentes, breves e argumentativos. Procure sempre uma problemática e fale sobre ela. Não fuja do assunto. Isso pode te levar a um 0.
    No primeiro parágrafo é importante que você coloque: TEMA+ 2 ARGUMENTOS + SUA OPINIÃO+ FECHAMENTO DO SEU PARÁGRAFO.
    No segundo paragrafo você vai começar com um conectivo para não deixar o seu texto avulso e sem sentido, todos os parágrafos tem que se conectar, como por exemplo: Nesse ínterim, Em primeiro lugar, De início, Primeiramente… depois você vai apresentar o seu primeiro argumento, vai argumentar, comprovar (o que é muito importante), como? Com frases de filósofos, figuras de autoridade, livros, dados etc… e depois você vai fechar o parágrafo com uma frase de efeito. Isso se repete com o terceiro parágrafo. No ultimo você irá retomar o tema, mais seus dois argumentos, uma resolução do problema pelo orgão civil e uma pelo orgão público (gorverno), falando O QUE? COMO? ONDE? QUANDO? E FECHA O PARÁGRAFO COM UMA FRASE DE EFEITO. TUDO ISSO TEM QUE CABER EM 30 LINHAS. PROCURE TREINAR BASTANTE E FAZER EM MENOS DE 2 HORAS.

    • 1
  2. 1-Está muito boa sua introdução. Há poucas partes que poderiam ser retiradas e dar mais clareza ao texto. Mas tá bem escrito, vocabulário muito bom e os períodos estão dispostos de forma adequada.
    2- No primeiro desenvolvimento há, na parte final, alguma inconsistência que dificulta o entendimento. Mas o conteúdo que você dispôs,e da forma que o fez, está louvável. Parabéns!
    3-Voce especificou uma problemática ao abordar o referido caso, isso é bom. Usar a mesma conjunção, mesmo que em parágrafos diferentes não é interessante. “Em muitas vezes”. Tente, sempre que possível, usar dados que tocam mais as pessoas, fazendo com que elas possam se sensibilizar com sua causa.
    4- conclusão padrão. Muito boa. Parabéns.
    Acho que vc tiraria entre 700- 800. Sempre em marcha! O milão chega..

    • 1
  3. Olá Thais,
    Primeiramente parabéns pela redação. Espero contribuir com você nas minhas observações.
    Pontos positivos: Sua redação contém o a norma-culta, sua introdução nos convida ao restante do texto.
    Pontos a melhorar: Seu desenvolvimento não apresenta embasamento teórico (dados, estatísticas, um exemplo conhecido da mídia, fala de um especialista que confirme a sua posição. A sua conclusão/intervenção destoou do resto do texto em que você fala do brasileiro em geral, e na intervenção você só propõe uma ação com crianças e adolescentes. A sua proposta precisa responder diretamente ao problema levantado.
    Vou colocar uma nota, só para você quantificar.
    Ortografia= 100
    Introdução= 200
    Desenvolvimento 1= 100
    Desenvolvimento 2= 100
    Conclusão= 100
    Total= 600
    Rumo a nota 1000! Boa sorte em seus estudos. Espero ter ajudado.

    • 1
  4. Oi, toma cuidado com o emprego da vírgula. Gostei bastante da sua argumentação, porém acho que deveria manifestar um pouco mais o seu conhecimento em outras áreas, talvez dando uma ênfase nas doenças citadas. Sua proposta de intervenção está perfeita. Gostei muito da sua redação, parabéns!
    (Que fique claro que eu sou um mero aprendiz e não sou profissional em nenhum assunto, só quero ajudar)

    • 1
  5. Ótima apresentação do tema, mostrou que compreendeu e deixou explicito ao leitor. No entanto a tese está mal elaborada, não dando a entender qual será o ponto específico que será defendido.
    “atingirem grande parte das pessoas É devido as redes sociais, por conta do assédio online e a baixa autoestima destes indivíduos.”
    – faltou um verbo de ligação ali que poderia te fazer perder pontos em coesão
    – realmente não sei como substituir, mas esse final “e a baixa autoestima destes indivíduos” poderia ter ficado melhor ou apresentado de melhor forma, visto que vc mostrou bons pontos e argumentos plausíveis.
    Conclusão:
    1° intervenção:
    Apresentou: quem, como, finalidade, objetivos que seriam alcançados
    faltou: por meio de que? palestras? dkshfo?
    2° intervenção:
    Apresentou: quem, como, finalidade, objetivos que seriam alcançados
    faltou: por meio de que? vídeos? dfhdhf?
    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    No geral a redação está muito boa, apresentando bons pontos e argumentos, boas propostas de intervenção. A questão é só se atentar a esses pequenos detalhes que podem tirar pontos da sua redação por besteiras e também é sempre bom colocar um repertório socio-cultura ou alusões históricas.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.