Em “Amor de Mãe”, a personagem Brenda é uma adolescente com uma compulsão pela internet e pelas pessoas que fazem sucesso nos sites. Paralelo a isso, crianças e adolescentes estão nascendo vinculadas ao mundo digital e seus grandes nomes. Todavia, é importante analisar como os influenciadores interferem no cotidiano juvenil.
Em primeiro aspecto, vale salientar o consumo exacerbado de produtos divulgados por influenciadores, como o caso do cantor sul-coreano Jungkook, que mostrou um item da marca Downy e em menos de 24 horas o estoque esgotou. Sob esse viés, é notável que o produtor de conteúdo desenvolve domínio pelo que o seguidor consome. Essa ideia fomenta uma tendência de sempre seguir o que o influenciador propõe, contribuindo para a formação do jovem consumista e com liberdade de escolha limitada.
Em segundo lugar, é importante salientar a importância da fiscalização dos pais em relação ao conteúdo que absorvem nas redes. Exemplo disso é o “youtuber” Dudu Moura que rotula seu canal como infantil, porém mostra exposições corporais e divulgações lascivas incondizentes ao público-alvo. Logo, a falta de acompanhamento dos pais e a maior conexão com as redes, o adolescente fica suscetível a distorção dos parâmetros, incrementando estereótipos e preconceitos em sua vivência.
Mediante as informações apresentadas, é necessária uma intervenção. Cabem aos pais analisarem o que seus filhos visualizam nas redes e os artigos que consomem dali, verificando classificações indicativas e as fontes, assim, orientando o adolescente e o educando perante a internet que desde sempre esteve na vida deles. Dessa forma, compulsões como as da personagem Brenda serão tratadas e erradicadas.
Taisaramos
Pelo que percebi você apresenta o domínio gramatical, apresentando poucos desvios. Parabéns.
Achei sua introdução apenas expositiva. Faltou apresentar a sua opinião (tese)sobre o assunto.
No terceiro parágrafo não foi apresentado um argumento sobre o tema, mas sim uma solução que seria o acompanhamento dos pais.
No geral, a argumentação deixou a desejar.
AmandaGabriel
COMPETÊNCIA I – DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA (180)
FEZ USO CORRETO DA NORMA CULTA E NÃO EXAGEROU NO USO DAS PALAVRAS COMPLEXAS.
COMPETÊNCIA II – COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO (200)
COMPETÊNCIA III – SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA (190)
DICA: CONTINUE COM O POSICIONAMENTO BEM DEFINIDO (SIM OU NÃO, BOM OU RUIM)
UTILIZOU MUITO BEM DAS FONTES E EXEMPLOS.
COMPETÊNCIA IV – DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO (160)
DICA: USE MAIS CONECTIVOS SIMPLES NOS PARÁGRAFOS.
COMPETÊNCIA V – ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL (140)
BUSQUE TER UM SENSO CRÍTICO DIFERENTE DA MASSA.
TOTAL(870)
Annynha_2760
Olá,
Pelo o que pude observar você colocou apenas 1 tese na introdução.
No D1 e D2 você repetiu o conectivo “salientar”, que poderia ter sido substituído por “destacar” ou “é de referir”.
Na conclusão, não é o momento de colocar argumentos, e sim apenas a sua proposta de intervenção.
No demais, possui um bom domínio da língua portuguesa.
Continue assim…
Bruno189
COMPETÊNCIA 1: 160, A PARTICIPANTE DEMONSTRA O DOMÍNIO A NORMA CULTA PADRÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
COMPETÊNCIA 2: 120, EM DEFESA AO PONTO DE VISTA, A PARTICIPANTE COMPREENDE A RELAÇÃO DE CONHECIMENTO DE VÁRIAS ESPECÍFICAS.
COMPETÊNCIA 3: 120, A PARTICIPANTE APRESENTA INFORMAÇÕES, FATOS E OPINIÕES RELACIONADO AO TEMA, MAS DESORGANIZADO OU CONTRADITÓRIO E LIMITADO AOS ARGUMENTOS.
COMPETÊNCIA 4: 120, A PARTICIPANTE APRESENTA POUCO MECANISMO LINGUÍSTICO NECESSÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO ARGUMENTO.
COMPETÊNCIA 5: 100, AO PONTO DE DEFESA, A PARTICIPANTE DEMONSTRA UM DESVIO NA INTERVENÇÃO, COM UMA ESCRITA MUITO SIMPLES, MAS RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS.
(TOTAL: 620)