Iniciante

“O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens” OBS: corrigir com as competência do ENEM.

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Nas décadas de 2000 e 2010, redes e plataformas sociais como o “YouTube” e o “Facebook” passaram a se popularizar, tornando mais democrático o acesso e a divulgação das mais diversas informações. Graças a isto surgiram os chamados “influenciadores digitais”, os quais a cada dia têm mais presença e influência na formação da atual geração. Visto que, os jovens começam a usar a internet cada vez mais cedo, o que os torna mais suscetíveis a terem seus comportamentos alterados por conteúdo que visualizam.

 

Inicialmente, cabe citar como os jovens são influenciados pelos criadores de conteúdos digitais desde a infância. Segundo pesquisa do IBGE, divulgada em 2018, quase 70% das crianças começam a utilizar a internet antes dos 10 anos de idade. Ou seja, os grandes “youtubers” e “creators” lidam com um público majoritariamente infanto-juvenil, que, por ainda estarem em formação, absolverão com mais facilidade as opiniões e informações divulgadas em seus canais no Youtube ou perfis no Instagram. Sendo assim, um vídeo ou foto postada por um criador de conteúdo pode impactar o comportamento de uma pessoa por toda vida.

 

Ademais, é válido mencionar que no sistema capitalista aspectos culturais são usados para obtenção de lucro. Conforme os filósofos da Escola de Frankfurt, certos comportamentos são massificados ao máximo, buscando uma uniformidade de pensamento e, com isso, mais retorno financeiro para seus divulgadores e patrocinadores. No caso de influenciadores digitais, as grandes empresas ao conhecerem o público de tais criadores de opinião, tem maior êxodo em influenciar os espectadores, pois se valem da confiança e respeito que os admiradores têm ao seu “ídolo da internet”, e assim, seguem sua orientação quanto ao uso de algum produto ou serviço, e com isso conseguem maiores ganhos. O que, aplicado a uma massa de internautas muito jovens, pode gerar pessoas muito manipuláveis e consumistas.

 

Portanto, deve-se ter maior cautela quanto ao uso da internet por crianças e adolescentes. Para isso cabe aos pais e à escola trabalhar o senso critico dos jovens, o que poderia ser feito através de conversas, brincadeiras, seminários e outras atividades que aproximem a família e os professores dos seus formandos e desenvolva neles uma maior capacidade de pensarem por conta própria, e de filtrarem as informações que recebem. Assim, a nova geração não se afastaria dos influenciadores digitais, mas saberia reter parte das informações que recebem, graças à autonomia de pensamento que adquiriram. Com isso, teríamos veículos digitais mais democráticos e livres para todos.

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5 Correções

  1. Olá 👋🏻
    A redação tem conteúdo, atende a norma padrão, os erros são mínimos, porém é necessário que você exponha a problemática da alienação do público – alvo por parte de empresas que usam a imagem de influenciadores digitais para crescer no mercado,(referente ao D2) na sua introdução. Pense na introdução como um resumo de tudo que vai ser abordado nos desenvolvimentos, e deixe explícito toda a problemática que será desenvolvida.
    A Conclusão apresenta um erro gramatical entre plural e singular: “Cabe aos pais e a escola *trabalharem* o senso crítico dos jovens”. Outro erro posterior é a contínua repetição do “e” para adição. Corrigindo: “que poderia ser feito através de conversas, brincadeiras, seminários, *entre outras* atividades que aproximem a família e os professores dos seus formandos, *desenvolvendo* neles uma maior capacidade de pensarem por conta própria, e de filtrarem as informações que recebem.” Sua conclusão apresenta ação, agentes (pais e a escola), detalhamento, meio, efeito e desfecho, porém fique atento, pois as redações MIL estruturadas de acordo com a exigência do ENEM, geralmente têm um desfecho que relaciona o efeito da conclusão com a alusão mencionada na introdução, seria um desfecho perfeito na sua redação.
    Parabéns! Está no caminho certo, os erros são pouquíssimos e não acarretam em muita perda de pontos nessa situação. Eis as respectivas notas em cada competência:
    C1: 180
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 180
    = 960

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  2. Blz mano ?
    Sua redação está bem estruturada,seu repertório sociocultural está muito bom.
    Na conclusão responda sempre o que deve ser feito,quem vai fazer,como vai ser feito e com que finalidade.Tente ser mais original com proposta de intervenção (conscientizar é um pouco batido) mas o seu texto está bem legal.

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  3. A sua redação está ótimaaaa..
    A estrutura bem feita e super argumentadas.
    Adorei principalmente o fato de ter citado a Escola de Frankfurt e indústria de consumo no desenvolvimento.
    entretanto, percebe-se uns “errinhos” gramaticais, ( deve ter percebido que cometi muitos erros gramaticais também) como pontuação, classificação…
    Diria que a sua redação vale uma nota superior a 750.
    Parabéns

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  4. Ô Nego, Tudo bem?
    Então.. Eu tava lendo sua redação e ta massa demais, juro!!
    Você colocou fatos, estatísticas cada um no seu lugar (eu acho)
    Mas, percebi que a sua introdução so tem “Como solucionar”,
    E o principal que são os agentes faltou. o que eles tem que fazer. Sabe, Essas coisas assim
    Não se engane, sua redação ta quase lá, so mais umas aulas e pronto.
    Estuda bastante dai que eu estudo bastante daqui.

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  5. Ô Nego, Tudo bem?
    Então.. Eu tava lendo sua redação e ta massa demais, juro!!
    Você colocou fatos, estatísticas cada um no seu lugar (eu acho)
    Mas, percebi que a sua introdução so tem “Como solucionar”,
    E o principal que são os agentes faltou. o que eles tem que fazer. Sabe, Essas coisas assim
    Não se engane, sua redação ta quase lá, so mais umas aulas e pronto.
    Estuda bastante dai que eu estudo bastante daqui. :)

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