Estudante

O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens

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     No episódio “Queda livre”, da série britânica “Black Mirror”, é apresentado uma distopia em que os valores sociais são influenciados pela internet. Analogamente, nota-se, na atualidade, que personalidades populares nos meios digitais exercem cada vez mais relevância nos valores modernos, sobretudo na formação de crianças e adolescentes. Contudo, observa-se que tal influência muitas vezes resulta em efeitos deletérios no desenvolvimento dos jovens, mormente a constante glamourização de padrões consumistas e materialistas nas redes socias.

     Em primeira análise, cabe destacar que figuras influentes na internet frequentemente romantizam atitudes consumistas entre os jovens. Isso acontece devido ao marketing digital realizado pelos influenciadores, que usualmente associam, de maneira inconsequente, marcas e produtos a um viés de satisfação pessoal, idealizando, assim, o consumismo nessa faixa etária. Essa idealização corresponde a ideia de “fetichismo” da mercadoria, descrita pelo filósofo Karl Marx, em que os objetos são reificados para aumentar o consumo. Dessa forma, os jovens são incentivados a consumirem, uma vez que assim esperam, erroneamente, atingirem a felicidade.

     Adicionalmente, observa-se, ainda, uma valorização excessiva aos bens materiais por grande parte dos “influencers”. Nessa perspectiva, segundo o filósofo francês Jean Baudrillard, a sociedade moderna é caracterizada por embutir, em objetos e mercadorias, a simbologia do bem-estar. Isso é notório na glamourização recorrente de produtos e serviços por pessoas públicas na internet, perpetrando, assim, a noção do materialismo como símbolo de realização social. Desse modo, em decorrência dessa valorização inadvertida de bens materiais, cria-se nos jovens a ideia falaciosa de que o “ter” é mais importante que o “ser”.

   Portanto, com vistas a mitigar os impactos negativos dos influenciadores digitais na formação dos jovens, é necessário que Ministério da Educação, em parceria com escolas de rede pública e privada, instrua crianças e adolescentes sobre os malefícios do uso acrítico das mídias sociais. Isso pode ser feito por meio de debates – a serem ministrados por psicólogos e professores – com enfoque específico nas formas de persuasão exercidas por figuras populares na internet, a fim de torna-los mais críticos nos espaços cibernéticos. Desse modo, os jovens serão menos suscetíveis à influência dos meios virtuais, diferindo, assim, do enredo distópico de “Black Mirror”.

 

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5 Correções

  1. C1:180 pontos
    C2:180 pontos
    C3:180pontos
    C4:120pontos
    C5:200pontos
    TOTAL:860 pontos
    OBS: o seu texto está bom,só uqe no meu ver o uso de conectivos ficou pesado e atrapalhou um pouco a compreensão do texto,além disso o segundo desenvolvimento ficou meio confuso,fora isso está muito bom.continue assim e chegará ao 1000

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  2. Que redação maravilhosa, notei apenas alguns erros que ao meu ver devem ser de digitação, o que atrapalhou um pouco sua redação.
    _ No início da conclusão: ” Portanto, com vistas a mitigar…” Opte por ultilizar :”Portanto, com o intuito de mitigar….” Creio que ficaria sua conclusão ficaria mais clara e “rica”.
    _ Na determinação do agente ” Ministério da Educação”, notei a falta do artigo “o”…. Como eu disse, deve ser um erro de digitação.
    Enfim, essa foi minha opinião e espero ter ajudado, se continuar assim, vai conseguir 1000 na redação com certeza.

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  3. Pra ser sincero, ainda não entendo muito de redações.. mas no meu visto achei uma ótima redação, pois vi seus argumentos e conexões bem elaborados.. a teória apresentada também deu um destaque ótimo. A conclusão ficou muito bom. Só acho que você tem Que ter cuidado nas palavras dificis de entender tipo ” mitigar ” talves os leitores não saibam o significado e você pode perder pontos por isso. Pois eles não twM

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  4. O seu texto é bom. Bem fluente na escrita, muito bem estruturado. Porém , achei que ficou um pouco agressivo você falou somente dos pontos negativos dos influenciadores, não é todos que fazem propaganda.
    Ainda mais você poderia falar daquele que incitam a violência como cais de racha no YouTube, fotos em festa tudo mais.

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  5. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa 160 pts
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 160 pts
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120 pts
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 pts
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 160 pts
    720 pts

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