O escritor José Saramago, aborda em seu livro “Ensaio sobre a cegueira”, uma analogia do quanto as pessoas vão se tornando cegas no mundo contemporâneo. Essa alienação pode ser observada no universo virtual, onde adolescentes são facilmente seduzidos pela vida inalcançável imposta pelos influenciadores digitais.
Noam Chomsky, um filósofo contemporâneo, aponta que uma das formas de manipulação em massa é o “problema-reação-solução”. O impacto dos padrões de beleza se encaixam nessa tese, como por exemplo a blogueira Mayra Cardi que expôs em seu perfil à venda de remédios para fácil emagrecimento. Esse tipo de manipulação pode afetar jovens com casos de anorexia, que acham que sem o remédio não serão aceitos.
Cerca de 75% dos brasileiros que possuem acesso à internet, são adolescentes. Tendo em vista que os mesmos buscam por aprovações sociais, acreditam que os influenciadores são à “chave” para a popularidade. Essa visibilidade dada pelos blogueiros, é aproveitada pelas empresas para que se ocorra o aumento de fake news sobre seus produtos, como já citado o remédio que traria aprovação dos padrões.
Em suma de que, grande parte dos jovens se cegam por posts de influenciadores. Cabe ao Poder Legislativo reconhecer à problemática , afim de ampliar à lei de combate às Fake News para o meio digital, principalmente Instagram e YouTube. Além de uma parceria com o MEC, para a criação de educação digital com ênfase no combate às notícias falsas.
GiulliaGabriela
Achei excelente a maneira como você abordou o tema.
De fato, com o aumento de tecnologias, redes sociais e influenciadores digitais, diversas pessoas tentam se enquadrar em um “padrão” que de certa forma é imposto gerando os riscos que você citou.
Parabéns pela redação e pelo ponto de vista! Interessantíssimo!
Vestibulinho
Nota: 780
A redação foi muito bem escrita e com uso correto da ortografia.
A abordagem feita no livro de José também foi bem interessante.
Além disso, também percebi algumas ideias de soluções em relação aos argumentos. A conclusão ficou ótima!
Apenas sugiro que você faça o maior uso de conectivos e elementos de coesão que enriquecem bastante os textos.