Iniciante

O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens

  • 2

O filme “O Dilema das Redes”, da Netflix, demonstra como a internet é projetada para influenciar os seres humanos, e consegue, tendo reflexos em todos os âmbitos da vida social. Nessa perspectiva, crianças e adolescentes têm sua formação impactada pelos influenciadores digitais, tendo em vista a propagação dessa profissão, de forma que todos têm contato com essas pessoas pelas redes. Sob esse aspecto, é relevante analisar os efeitos na saúde mental dos jovens e o estímulo ao consumismo exacerbado. 

Em primeira análise, são perceptíveis consequências advindas da disseminação de um certo estilo de vida pelos influenciadores digitais. Isso porque estes demonstram, muitas vezes, uma vivência nas redes sociais que é impossível de ser reproduzida fora delas, seja um padrão de corpo, um produto muito caro, ou uma forma de se vestir e de ser. Nesse sentido, o filósofo Guy Debord cunhou o conceito de “Sociedade do Espetáculo”, no qual a realidade é determinada pelas imagens propagadas na mídia. Dessa forma, ao tentar alcançar metas divulgadas pelos “influencers” os jovens se frustram e desenvolvem inclusive problemas, como baixa autoestima e ansiedade.

Ademais, esses profissionais da mídia social incitam um consumismo muito grande, acatado pelas pessoas ainda em formação crítica. Nessa perspectiva, ao exibir de forma positiva produtos caros e obsoletos, os influenciadores digitais conferem um valor simbólico muito grande de pertencimento e status aos produtos, acarretando o desejo dos jovens de adquiri-los. Nesse viés, o sociólogo Karl Marx definiu isso como o fetichismo da mercadoria, pois, segundo o teórico, os produtos são supervalorizados e relacionados a certo poder, tornando-se desejo de consumo da população. Portanto, o fetichismo fomentado pelos “influencers” estimula os mais novos a adquirirem um estilo de vida cada vez mais consumista.

Depreende-se a necessidade de reduzir os impactos negativos dos influenciadores digitais na formação dos jovens. Para isso, o Ministério da Educação deve providenciar palestras nas escolas e nos centros culturais, mediante contratação de profissionais da educação e da tecnologia, com o intuito de evidenciar a necessidade de realizar-se pesquisas antes de absorver as ideias propagadas na mídia, além de explanar a importância de seguir pessoas as quais estimulem uma vida saudável e consciente para, assim, formar jovens mais críticos e saudáveis. Assim sendo, os impactos da internet exibidos no filme da Netflix poderão ser mitigados.

Compartilhar

5 Correções

  1. Introdução perfeita, bem contextualizada, clara e objetiva

    D1:
    – Vc teve o cuidado de não generalizar, parabéns
    – A única coisa que eu mudaria, que na verdade é só um detalhe e não te tiraria ponto, é colocar no seu tópico frasal uma referência à saúde mental
    – Também só desenvolveria um pouco mais o repertório, por ele não dar a entender logo de cara o que o autor quer dizer, vc explicou um pouco, então ficou produtivo, só explicaria um pouquinho mais
    – Não tenho certeza mas acho que esse “inclusive” deveria estar entre vírgulas

    D2:
    – Perfeito, só substituiria algumas palavras por sinônimos pra diversificar o vocabulário, tipo poderia substituir produto, que vc falou duas vezes

    Conclusão:
    – Colocaria um “portanto” depois desse depreende-se, pra dar a ideia de conclusão
    – Cuidado com a repetição de influenciadores digitais e impacto
    – O detalhamento ficou meio misturado com a finalidade, dificultando a percepção desses elementos, então aconselho fazer uma separação, vc poderia ter colocado todos os 4 elementos, aí colocava um ponto e escrevia o detalhamento depois outro ponto e fechava a conclusão do jeito que vc fez (retomando o repertório)

    Parabéns sua redação está muito boa, acredito que perderia ponto na C5 pois ficou meio confuso identificar todos os elementos, na C3 acho que vc não tiraria nota máxima pq não desenvolveu muito o repertório do D1

    Te aconselho a colocar o repertório mais no inicio do parágrafo pq aí fica mais fácil de desenvolver ele

    Nota: Sua redação seria está na faixa dos 900 parabéns!

    • 1
  2. Introdução: perfeita! Não alteraria nada.

    D1: argumentação excelente! Só poderia argumentar um.

    D2: a mesma coisa do D1, está ótimo, só sinto o gostinho de quero mais e poderia substituir a palavra “influencers” já que repetiu no D1 e colocou aspas, poderia colocar “influenciadores ” mesmo.

    Conclusão: perfeita, respondeu todas as perguntas perfeitamente.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4:200
    C5:200

    TOTAL: 920

    • 1
  3. Olá Livia! Gostei muito da sua redação. Bons argumentos, que foram totalmente desenvolvidos e fundamentados mediante repertórios. apresentou domínio da norma culta também. só senti falta de um desenvolvimento maior na conclusão.
    muito bom retomado o repertório da introdução no último parágrafo.
    C1- 200
    C2 – 200
    C3 – 140
    C4- 200
    C5 – 160
    TOTAL: 900

    • 1
  4. Teve ótimo domínio na escrita e sua introdução conseguiu prender o leitor.

    Seu desenvolvimento foi bom e conseguiu definir bem o que é o problema e porque é um problema. Não fugiu do tema mas conseguiu fazer diferentes argumentos.

    Sua conclusão também foi boa mas acho que deveria ter posto algo a mais.
    890

    • 1
  5. Olá, boa noite liviali19 !
    Com relação a sua redação, achei no todo correta, porém, seria melhor também nos argumentos você implementar algum dado que faça valer a sua opinião apresentada.

    Competências do Enem:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5. Respeito aos direitos humanos: 160
    Total: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.