O impacto dos filtros na autoestima (modelo ENEM)

  • 0

De acordo com o livro “sociedade do espetáculo”, de Guy Debord, o “parecer” é mais importante do que o “ser”. Nesse contexto, nota-se que os filtros presentes em redes sociais têm impactado a autoestima de seus usuários, haja vista que, “transformam” a realidade do indivíduo em uma vida aparentemente perfeita. À vista disso, é crucial discutir acerca dos impactos causados, como depressão e transtornos de personalidade.

Nesse viés, é válido ressaltar que os padrões de vida impostos pela mídia atuam como uma das causas do cenário apresentado. Para o naturalista Lamarck, os indivíduos são fortemente influenciados pelo meio no qual estão inseridos. Dessa maneira, percebe-se a depressão está associada à frustração de usuários por não atingirem seus “objetivos virtuais”. Muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima. Logo, denuncia-se que, os padrões midiáticos têm direcionado a vida da sociedade.

Ademais, faz-se oportuno analisar a displicência das mídias sociais, a exemplo o Instagram, como fator coadjuvante no agravamento do impasse, já que filtros de “pele, cabelo, corpo e vida perfeita” são colocados sem que haja a preocupação com a saúde emocional dos usuários. Para tanto, é profícuo citar que transtornos de personalidade, como o “transtorno Borderline”, têm sigo agravados, pois os filtros levam indivíduos a uma constante busca pela realidade sem defeitos, prejudicando, assim, seu emocional.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a problemática. Para tanto, urge que, a fim de garantir o uso saudável das mídias sociais, sem que haja impacto na autoestima, o Ministério das Comunicações deve, por meio da imposição de normas, impedir a criação de efeitos que remetam a idealização de uma vida perfeita, de modo a dificultar que a saúde mental da população seja prejudicada. Ademais, o MEC deve proporcionar rodas de conversa nas escolas, por intermédio do envio de psicólogos e especialistas na área emocional, evitando o impacto na autoestima de jovens e infantes. Assim, a realidade poderá ser diferente do contexto apresentado em “sociedade do espetáculo”.

Compartilhar

2 Correções

  1. OBSERVAÇÃO: MANTIVE NA MINHA CORREÇÃO ITENS PRESENTES NA CORREÇÃO JÁ ANEXADA A ESTÁ REDAÇÃO POR CONCORDAR COM ELES.
    Na introdução por se tratar do nome do livro sugiro que o coloque em maiúsculo, ficando “Sociedade do Espetáculo”. Em “nota-se que os filtros presentes em redes sociais têm impactado a autoestima de seus usuários”, sugiro uma modificação para “é notório que os filtros presentes nas redes sociais têm impactado na autoestima de seus usuários”.Já no trecho:” é crucial discutir acerca dos impactos causados, como depressão e transtornos de personalidade”, sugiro que invés do “como” você use “dentre eles a ……… , assim como os……”

    No seu D1, a parte “cenário apresentado” pode ficar meio vaga para o corretor porque na introdução você não delimitou bem que tratava-se de um cenário atual/brasileiro e etc, você deveria adjetivá-lo. Sugiro também a correção da frase ” percebe-se a depressão está associada à frustração de usuários por não atingirem seus “objetivos virtuais””, sendo modificada para “percebe-se que a depressão está associada à frustração de usuários, que se dá pela inexecução dos seus objetivos virtuais”. O uso do conectivo em “Muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima.” é imprescindível, podendo ser colocado “Portanto, muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima.” Além disso não há a necessidade do uso da vírgula na última frase do seu parágrafo após “denúncia-se que”. De forma geral, achei o parágrafo raso, você poderia ter explicado e argumentado melhor.
    Fazendo uma reformulação geral do seu D2, eu trocaria o sentido dele, podendo até acrescentar mais períodos.Sugiro a correção: “Ademais, faz-se oportuno analisar a displicência das mídias sociais como, por exemplo, o Instagram, que, sobretudo, se torna um fator coadjuvante no agravamento dos filtros na autoestima.Visto que, filtros de pele, cabelo, corpo e vida perfeita são colocados sem que haja preocupação com a saúde emocional dos usuários.Para tanto, é profícuo citar que transtornos de personalidade,como o Transtorno Borderline, têm sido agravados, visto que os filtros levam indivíduos a uma constante busca pela realidade sem defeitos, prejudicando, assim, seu emocional.”

    Na sua conclusão, eu tiraria a palavra problemática e encaixaria o problema do tema e faria a troca de “remetam” para “remetem”.

    NOTAS:
    C1:160
    C2: 160
    C3: 120
    C4:160
    C5:200
    TOTAL: 800

    • 0
  2. Boa noite :)

    Bom, na introdução sugiro colocar o nome do livro em maiúsculo, ficando “Sociedade do Espetáculo”, você não perde ponto se deixar em minúsculo, mas fica esteticamente mais bonito. Em “nota-se que os filtros presentes em redes sociais têm impactado a autoestima de seus usuários”, sugiro uma modificação para “é notório que os filtros presentes nas redes sociais têm impactado na autoestima de seus usuários”. Sobretudo, sua introdução apresenta repertório pertinente, uma contextualização adequada e dois argumentos válidos para tal tema.

    No seu D1, sugiro a correção da frase ” percebe-se a depressão está associada à frustração de usuários por não atingirem seus “objetivos virtuais””, sendo modificada para “percebe-se que a depressão está associada à frustração de usuários, que se dá pela inexecução dos seus objetivos virtuais”. O uso do conectivo em “Muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima.” é imprescindível, podendo ser colocado “Portanto, muitos buscam aceitação por meio de filtros, distorcendo sua realidade e impactando negativamente sua autoestima.”

    Fazendo uma reformulação geral do seu D2, eu trocaria o sentido dele, podendo até acrescentar mais períodos. Sugiro a correção: “Ademais, faz-se oportuno analisar a displicência das mídias sociais como, por exemplo, o Instagram, que, sobretudo, se torna um fator coadjuvante no agravamento do impasse. Uma vez que, filtros de pele, cabelo, corpo e vida perfeita são colocados sem que haja a preocupação com a saúde emocional dos usuários. Para tanto, é profícuo citar que transtornos de personalidade, como o Transtorno Borderline, têm sigo agravados, visto que os filtros levam indivíduos a uma constante busca pela realidade sem defeitos, prejudicando, assim, seu emocional.”

    Na sua conclusão, a única alteração que eu faria seria a remoção da vírgula em “, sem que haja impacto na autoestima”, deixando, assim, a frase completa “Para tanto, urge que, a fim de garantir o uso saudável das mídias sociais sem que haja impacto na autoestima,”.

    Me perdoe se tiver algum erro meu nessas correções, não sou especialista, mas esse seria o jeito que eu faria.
    Desculpa qualquer coisa :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.