O impacto de Fake News na sociedade brasileira.

  • 0

No ano de 2020, o Projeto de lei N° 2630 tinha como objetivo responsabilizar alguém pelas Fake News, no caso as provedoras de internet. Devido a velocidade que se espalha Fake News e ao grande número de usuários, torna-se difícil agir para conter o alto repasse de notícias falsas no meio virtual. Outrossim, as reportagens passaram a ser divulgadas na internet afim de maior visibilidade, porém, para tal engajamento as empresas fazem o uso de manchetes sensacionalistas.

Primeiramente, a internet se tornou palco para espalhar Fake News. Nesse contexto, o Instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT), com base em estudos aponta que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras. Dessa forma, os usuários de internet ficam expostos a desinformação, recebendo notícias, e sem se aprofundar, a repassa influenciando negativamente outra pessoa. Sob tal ótica, o documentário “O Dilema das Redes”, apresenta como os algoritmos são programados para certos grupos sociais, portanto, independente da  veracidades, recebesse noticias.

Ademais, com o grande número de usuários na internet, as mídias de reportagem passaram a trabalhar no meio virtual, entretanto, com o uso de manchetes sensacionalistas. De acordo com o DFNDR, aplicativo de segurança para Android, mais de 90% das Fake News correm pelo Whatsapp, aplicativo onde a conversa informal torna propenso não se embasar na notícia que chega. Sob tal ótica, os títulos chamativos induzem ainda mais leigos na internet em repassar essas notícias evidencialmente falsas mais rápidas. Portanto, torna-se imprescindível uma atitude governamental para apurar a problemática.

Diante do exposto, o Governo junto as provedoras de internet devem, por meio de campanhas midiáticas, apresentar e conscientizar, diante os fatos, sobre a seriedade das Fake News, em virtude disso a população, por sua vez, irá está ciente das atitudes certas para se tomar quando presente a problemática. Ademais, por meio dos dados pertencentes as provedoras, as mesma devem buscar encontrar o usuário cujo está contribuindo com o repasse das notícias falsas, dessa forma, punir o usuário, para uma melhor convivência na internet.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, boa tarde :)
    Sou iniciante, estarei dando minhas considerações pelo oq tenho aprendido.

    Introdução: 190 o texto apresentou alguns erros de escrita
    D1: 200 trabalhou o texto de forma organizada e mostrou compreensão do tema
    D2: 200 argumentação muito boa
    Conclusão: 190 o texto tem meio, modo, ação e a finalidade. Ficaria mais interessante especificar qual governo você está dizendo (governo municipal, federal..) mas acho que isso não faria vc perder ponto.
    nota final: 780. redação boa, parabéns, continue estudando e dando o seu melhor vc vai longe!

    • 1
  2. Boa noite north, tudo bem? eu nao sou nenhuma profissional mas vou me esforçar para corrigir a sua redaçao com base nos meus conhecimentos ok?

    Entao vamos la!!

    Introdução: muito boa deixou bem implícita a sua tese.

    Desenvolvimento1: bons argumentos.

    Desenvolvimento2: muito bom

    conclusão: mostrou uma ótima proposta de intervenção.

    C1: 200 (achei poucos erros erros de ortografia, por isso vc não vai ser penalizado)

    C2: 200

    C3: 160

    c4: 160

    c5: 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.