Aprendiz

O impacto das redes sociais e a valorização da ciência

  • 0

Proposta:O impacto das redes sociais e a valorização da ciência

Dissertação fuvest

 

Desde a antiguidade o homem busca maneiras de explicar o mundo em que vive e o porquê das coisas serem como são. Isso ocorre devido à necessidade do ser humano de suprir suas angústias em relação ao desconhecido que, muitas vezes, se torna assustador.

Assim surgiram, por exemplo, as teorias geocêntricas ( que diziam que a Terra se encontrava no centro do sistema solar). Essa teoria foi tida como verdade absoluta por séculos, até que surgiram as teorias heliocêntricas de Nicolau Copérnico, Galileu e outros filósofos que, baseados em premissas científicas, passaram a disseminar a ideia de que o sol, na verdade, estava no centro e os outros planetas giravam em torno dele. No entanto, essa ideia, apesar da base científica, foi atacada pela Igreja e pela sociedade que estava presa a uma verdade absoluta, mas que, na verdade, era uma ilusão. Esse fato histórico, apesar de muito antigo, remete até hoje ao comportamento da sociedade.

Ainda hoje, ocorrem a disseminação de fake news, boatos e teorias conspiratórias através da internet que, pela falta de cuidado e através do imediatismo proporcionado pelo processo de globalização, em que o acesso à informação (verdadeira e falsa) é muito fácil e rápido, acabam tendo proporções enormes e um simples boato pode, sim, se tornar uma “realidade”.

“As pessoas não gostam de se informar, elas gostam de se sentir informadas”. Essa frase de um autor desconhecido é muito persistente e diz justamente isso, a necessidade do ser humano em acreditar em algo, pertencer a algum movimento, mesmo que não verídico.

Desse modo, embora os avanços tecnológicos científicos, ainda ocorrem movimentos de negação à ciência como, por exemplo, a teoria de que a terra é plana ou de que não existe aquecimento global. Mesmo sem embasamentocientífico essas teorias estão cada vez mais fortes e se espalhando entre as camadas sociais. Uma mentira dita cem vezes se torna uma verdade.

Para resolver esse problema e impedir a disseminação de boatos, teorias da conspiração e fake news, em geral, é necessário que cada um tenha responsabilidade, ao receber uma notícia, verificar a veracidade dos fatos apresentados e, depois, compartilhar. Além disso, denunciar ao Ministério Público Federal, atraves do SAC (Sala de Atendimento ao Cidadão) e do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética, caso a notícia for falsa para que ela seja deletada e não continue na rede.

Redação

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, achei sua redação ótima, introdução bem elaborada, teses bem desenvolvidas, só achei que não precisava ter colocado os ( ) parentes no primeiro argumento se eu não mim engano e no ( verdadeira e falsa ). Achei meio estranho colocar em parentes.. E sentir falta de um destaque no finalzinho da conclusão, mas tirando isso eu achei sua redação esta muito boa! Continue praticando e sempre vendo redações de outras pessoas, ajuda bastante. Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.