Estudante

O impacto das notícias falsas na área da saúde brasileira

  • 2

A Revolta da Vacina foi um manifesto popular contra uma campanha de vacinação obrigatória, que ocorreu pelo uso da força e a desinformação em 1904 no Rio de Janeiro. Diante disso, a atual propagação de fake news e o brando controle no mercado farmacêutico fragiliza a área da saúde no Brasil. Nesse sentido, torna-se relevante analisar esses fatores como influenciadores de boatos e incompreensões na sociedade.

A princípio, o impacto das noticiais falsas ocasionam a distorção da realidade. Segundo o site G1, em 2020, o surto do novo coronavírus desencadeou chás milagrosos e curas medicinais, consequentemente, a alta disseminação de inverdades não passa por nenhum tipo de filtro. Dessa forma, a busca por proteção acaba ocasionando mentiras e rumores, pois, informações sem veracidade chegam a pessoas que multiplicam esse conteúdo e não o checam antes de repassá-lo.

Outrossim, a baixa fiscalização do mercado farmacêutico gera sequelas físicas e econômicas ao consumidor. De acordo com o ativista Mahatma Gandhi, a saúde é o resultado não só de atos mas também de pensamentos. Nessa perspectiva, é válido ressaltar que a venda sem procedência de medicamentos não assegura sua qualidade, visto que o controle de normas e requisitos sanitários não são acompanhados. Logo, o ideal dito por Gandhi caracteriza o pensamento como um agente de prudência e regulador de regras entre o mercado e o consumidor.

Faz-se necessário, portanto, medidas para atenuar o impasse. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde (MS) criar canais de informação instantâneos, por meio de aplicativos – o usuário terá o acesso a fóruns de discussão para dúvidas, e poderá ter veracidade nas informações que receber com o recurso de busca por inteligência artificial – a fim de estimular a checagem de informações na sociedade. Além disso, as Secretárias Regionais de Saúde devem efetivar a fiscalização, por meio de cadastros e consultas digitais de produtos no app criado pelo MS, para que a noção de busca a procedência seja automática e a fiscalização garantida. Assim, consolidando o viés informativo ao contrário da Revolta da Vacina.

• Apontem-me as correções a fazer, e se possível deem-me a nota!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Kaique!
    Primeiramente parabéns pela escolha do tema e desenvolvimento da redação, suas colocações foram muito pertinentes.
    Sobre a redação propriamente dita, ela é lógica, direta e concisa, tendo por pontos fortes sua introdução, conclusão e primeiro argumento. Sua contextualização histórica da revolta a vacina mostrou os prejuízos graves da desinformação, seu primeiro argumento com fonte de dados sustenta sua tese do valor da informação correta e sua conclusão apresenta uma resposta ao problema.
    Entretanto seu segundo argumento baseado na autoridade não agregou a sua exposição, primeiro por Gandhi não ser perito no assunto e segundo por ela não propor um combate efetivo no controle de medicamentos, talvez fosse mais apropriado usar alguma legislação, ou uma frase de um especialista, ou notícia de fraudes. Sua conclusão apresenta uma boa proposta mas senti falta de abordar a credibilidade da mídia e buscar informações apuradas em mais de um veículo. Nota 850. Continue assim, Rumo a nota 1000!

    • 1
  2. INTRODUÇÃO:
    * Desvios gramaticais:
    Pontuação incorreta.
    Erro de concordância em número.
    Erros ortográficos.
    DESENVOLVIMENTO 01:
    *Desvios gramaticais:
    Ausência de crase.
    Erro de concordância em gênero.
    DESENVOLVIMENTO 02:
    *Desvios gramaticais:
    Pontuação incorreta.
    CONCLUSÃO:
    *Desvios gramaticais:
    Pontuação incorreta.
    Ausência de vírgula
    Erro de concordância verbal.
    * Quero aqui, primeiramente, deixar meus singelos parabéns pelo forma esplêndida de escrita demonstrada na redação embora tenha alguns desvios gramaticais mas não atenua a beleza do seu texto que está bem escrito, estruturado, contempla argumentos sólidos e simples além de ser um texto coeso e coerente. MEUS PARABÉNS!
    NOTA:
    COMPETENCIA 1: 120. Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios
    gramaticais e de convenções da escrita.
    COMPETÊNCIA 2 : 200. Desenvolve o tema por
    meio de argumentação consistente, a partir de um
    repertório sociocultural produtivo, e apresenta
    excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA 3: 200.Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria,
    em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA 4: 200. Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    COMPETÊNCIA 5: 160. Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    TOTAL: 880.

    • 0
  3. Olá!
    a sua redação eu achei que foi muito bem estruturada, bem explicativa a não ser que eu não tenha visto algum erro, Parabéns pelo tema escolhido e o desenvolvimento ele me chamou muito a atenção pois fala sobre as noticias falsas e isso está presente no nosso dia a dia na internet, foi bem relatado argumento apresentado. parabens!!!
    NOTA: 900

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.