Iniciante

O impacto da poluição nos Oceanos

  • 0

A poluição tem sido um dos maiores problemas que atinge todo o planeta. Colocando em risco a vida dos seres vivos e desencadeando questões ambientais. O oceano é um dos lugares afetados, e tem colocado a vida marinha em perigo. É uma situação que vem sido negligenciada, portanto, é necessário a redução do uso de plásticos e medidas necessárias para a preservação, afim de garantir a vida marinha.

 

Nos dias atuais, a poluição tem sido comum, e isso tem acarretado diversos problemas. Parte do oceano é tomado por lixo e o plástico é o principal causador devido ao uso e descarte inapropriado. Estudos feitos pelo Fórum de Davos apontam que futuramente terá mais plásticos do que peixes no mar, isso acontece pelo o uso indevido do plástico e a falta de conscientização da humanidade. Muitos animais marinhos morrem por consumir lixo. Essas questões muitas vezes são negligenciadas pelos órgãos governamentais e pela sociedade. Muitas aves marinhas tem plásticos no organismo, por confundirem fragmentos de lixos com comida e acabam ficando doentes ou levando a morte, e isso leva a extinção de muitas espécies.

Embora essa situação tenha fatores muito negativos, ainda há pessoas empenhadas em amenizar esse cenário, com iniciativas de conscientização e projetos para retirada de lixos dos oceanos, como exemplo, a empresa The Ocean Cleanup desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos dos mares de todo o planeta. Há diversas outras empresas empenhadas em conscientizar a sociedade sobre essa situação de forma que atualmente muitos já tem conhecimento sobre esse cenário e tem criado formas para colaborar com a preservação.

Diante a todos esses fatos, é visível que ainda há um certo descaso pela preservação da natureza. Cabe aos órgãos governamentais colaborar diretamente para a redução da poluição e a proteção aos Oceanos, com projetos de redução de lixo. Há a necessidade de empresas sustentáveis para produzir embalagens recicláveis e a sociedade colaborar com o uso de plásticos, para assim no futuro haver uma vida sustentável e um oceano seguro.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. A poluição tem sido um dos maiores problemas que atinge todo o planeta. ( – não precisava usar o ponto final, apenas a vírgula e continuando o período, pois ficou meio vago, vazio – ) Colocando em risco a vida dos seres vivos e desencadeando questões ambientais ( – é bom especificar quais ou algumas questões ambientais – ). O oceano é um dos lugares afetados, e ( – porque utilizou esse “e”? Ao meu ver, seria ideal utilizar uma conjunção causal, como “visto que” – ) tem ( – quem tem colocado a vida marinha em perigo? Dá impressão que é o oceano, seria coerente escrever que o homem colocou a vida marinha em perigo – ) colocado a vida marinha em perigo. É uma situação que vem sido negligenciada ( – Negligenciada por quem? – ), portanto, é necessário a redução do uso de plásticos e medidas necessárias ( – meio redundante, você escreveu exatamente assim: “é necessário medidas necessárias”, percebe o erro? Além disso, que ações necessárias? Especificar é essencial na redação – ) para a preservação, afim (aqui é “a fim de”, e não “afim de” – ) de garantir a vida marinha ( – cuidado, você utilizou uma intervenção na introdução, use ela no final, aqui você só precisa criar uma tese, ou seja, apresentar os problemas que serão serão desenvolvidos – ).
    Nos dias atuais, a poluição tem sido comum, e isso tem acarretado ( – não precisava da expressão “e isso tem acarretado”, reduz para “acarretando”, deixando a leitura mais fluída – ) diversos problemas ( – é necessário citar quais problemas NESTE período – ). Parte do oceano é tomado por lixo e o plástico é o principal causador devido ao uso e descarte inapropriado. Estudos feitos pelo Fórum de Davos ( – é bom citar fontes sim, mas tente achar fontes mais “confiáveis”, ok? – ) apontam que futuramente terá mais plásticos do que peixes no mar ( – isso é inválido! Nem sabemos a quantidade de peixes mo mar, como saberemos que haverá mais garrafas de plástico do que peixes? Nem temos o conhecimento de todas as espécies, visto que o mar possui uma enorme dimensão, fora que não possuímos acesso a profundezas. Mesmo que seja uma hipérbole, ou seja, um exagero proposital, nunca use isso numa redação argumentativa, é um erro gravíssimo – ), isso acontece pelo o uso indevido do plástico e a falta de conscientização da humanidade. Muitos animais marinhos morrem por consumir lixo ( – quais são as fontes? – ). Essas questões muitas vezes são negligenciadas pelos órgãos governamentais e pela sociedade ( – é necessário deixar o seu ponto do porquê há essa negligência ou citar algum fato/exemplo de um órgão que negligenciou acerca do descarte incorreto do lixo – ) ( – use mais conectivos, orações subordinadas para não deixar um período vago e sem sentido, pois você citou “do nada” que essas questões são negligenciadas pelos órgãos, mas não ligou ao restante da redação – ). Muitas aves marinhas tem plásticos no organismo, por confundirem fragmentos de lixos com comida e acabam ficando doentes ou levando a morte, e ( – você repetiu muito essa palavra “e” – ) isso leva a ( – de novo, é bom deixar as orações reduzidas, um exemplo de como deveria deixar: “acabam ficando doentes, levando a morte e extinção de muitas espécies” – ) extinção de muitas espécies.
    Embora essa situação tenha fatores muito negativos, ainda há pessoas empenhadas em amenizar esse cenário, com iniciativas de conscientização e projetos para retirada de lixos dos oceanos, como exemplo, a empresa The Ocean Cleanup desenvolveu uma tecnologia para erradicar os plásticos dos mares de todo o planeta ( – você generalizou, tem certeza que vai erradicar os plásticos em todo planeta? De fato, ela desenvolveu uma tecnologia para retirar o lixo, mas não que seja aplicável no mundo inteiro e, além disso, chegar a erradicar os plásticos dos mares, mas sim, amenizar bastante o cenários, assim como você havia dito anteriormente – ). Há diversas outras empresas ( – é bom citar algumas – ) empenhadas em conscientizar a sociedade sobre essa situação de forma que atualmente muitos já tem conhecimento sobre esse cenário e tem criado formas para colaborar com a preservação.
    Diante a todos esses fatos, é visível que ainda há um certo descaso pela preservação da natureza. Cabe aos órgãos governamentais ( – quais órgãos – ) colaborar diretamente para a redução da poluição e a proteção aos Oceanos, ( – essa vírgula é desnecessária – ) com projetos de redução de lixo. ( – faltou um conectivo – ) Há a necessidade de empresas sustentáveis para produzir embalagens recicláveis e a sociedade colaborar com o uso de plásticos, para assim no futuro haver uma vida sustentável e um oceano seguro.
    COMPETÊNCIAS:
    http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    1- 120 (Você cometeu alguns erros acerca do uso de conjunções, pontuação e na construção sintática)
    2- 120
    3- 80 (você cometeu erros graves na argumentação, estude de como argumentar e desenvolver o texto melhor)
    4- 100 (Você não articulou bem, há muitos períodos “quebrados” que poderiam ser ligados por conjunções subordinativas)
    5- 120 (Você fez uma intervenção simples e boa, mas faltou dizer quais órgão governamentais deveriam participar da solução e você deveria tentar fugir das intervenções que todo mundo escreve, ou seja, fuja do senso-comum, pois o que torna a sua redação superior às outras e o como você debate o tema de uma forma diferente e muito boa)
    Nota: 540 de 1000
    Eu também sou iniciante, a nota é bastante imprecisa, pois como não sou um redator profissional, muitas questão podem ter sido deixadas em branco, okay?
    -Você precisa acrescentar uma coesão maior. Dê uma estudada em pontuação, conjunção para melhorar a coesão, okay?
    – Você precisa argumentos mais válidos, menos generalizados e mais específicos, mesmo que seja “obvio” a ação humana contra o meio ambiente, a negligência de alguns órgão estatais e descuido de algumas empresas, você tem que escrever uma redação pensando que quem vai ler ela é alguém que não sabe de nada mesmo, tente ser o mais objetivo possível.
    -Não desanime! Cada um passo para trás, é dois para frente, quanto mais você erra, mais você acertará na prova! Eu também possuo muitas dificuldades na questão dissertativa, mas nunca desanimo e desisto. Ninguém começa a dissertar como um Machado de Assis, todos nós possuímos bastantes obstáculos no percurso, mas temos que sempre sentar desviar deles, quando eles te derrubam, levanta e contínua.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.