Estudante

o impacto da evasão escolar

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Consoante o líder Mahatma Gandhi, ¨O futuro dependerá daquilo que fazemos no passado¨. Em analogia com a frase, as futuras gerações poderão sofrer de uma população desqualificada e ignorante de informação, em razão da atual, que parece pouco se preocupar com a importância da educação e com altos índices de evasão escolar. Tal problemática é reforçada pela má gestão das escolas públicas, por parte do governo, como também pela desigualdade econômica do país.
Primeiramente, a constituição federal de 1988 prevê, em seu artigo 6, a educação como direito constitucional. No entanto, o estado falha em assegura-lo em sua totalidade, uma vez que o baixo capital investido na área, somado a precariedade da estrutura, como escolas destruídas e sem recursos básicos, e má gestão das instituições públicas, força, anualmente, milhares de jovens a abandonarem os estudos, gerando graves prejuízos. Tais consequências podem ser evidenciadas através de dados estatísticos, onde, segundo o ¨site¨ Nova Escola, todos os anos, a evasão escolar custa 100 bilhões de reais aos cofres públicos.
Outrossim, o alto índice de evasão escolar é reflexo de um sistema excludente e desigual. Desse modo, a enorme disparidade econômica do país torna a educação uma ferramenta de domínio das classes elitistas, afastando os mais pobres do ensino básico, em virtude da dificuldade de acesso ás instituições de educação. Como consequência, muitos jovens entram no mundo do crime, aumentando a violência local e as diferenças sociais. De acordo com o ¨site¨ Nova Escola, são gastos 18 mil reais por pessoa que se envolve no crime ,diretamente ligado à evasão educacional.
Portanto, a educação é fundamental para o progresso da sociedade. Logo, cabe ao Ministério da Educação democratizar o acesso do ensino a todas as camadas sociais, por meio da construção e reestruturação de escolas públicas, em especial nas áreas rurais e periféricas, devido ao seu difícil acesso, gerando oportunidade as esferas sociais mais pobres e reduzindo a desigualdade. Somente assim, será possível combater a evasão escolar em todo o território nacional.

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4 Correções

  1. -Consoante o líder Mahatma Gandhi, ¨O futuro dependerá daquilo que fazemos no passado¨.
    A citação original diz presente.
    -somado a precariedade da estrutura, como escolas destruídas e sem recursos básicos
    de
    -gerando oportunidade as esferas sociais mais pobres e reduzindo a desigualdade.
    às

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  2. – Estruture melhor sua redação;
    – Ótima citação;
    – Cuidado com os erros de acentuação;
    – Não utilize verbos no gerúndio;
    – Priorize o uso de sinônimos;
    – Fulga da norma-padrão no penúltimo parágrafo;
    – Uma boa conclusão;

    – Organize os parágrafos, para que o entendimento ocorra com fluidez;
    Continue assim, o sucesso mora ao lado!

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  3. Opa, eae Diego! Blz?
    Vou tentar passar algumas coisas que sei e aprendi com outras pessoas. Cabe lembrar que também sou só um aluno, tranquilo?
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    Primeiro gostaria de dizer que você tem um ótimo vocabulário; com vários conectivos em seu texto, o que ajuda e muito na compreensão. No entanto, eu diria que está faltando a estruturação correta de um texto dissertativo argumentativo. Eu explico:
    no seu texto, eu não encontrei a presença de nenhuma tese para seus argumentos defenderem. TESE é a sua opinião sobre o assunto, se o tema é evasão escolar você poderia dizer que isso é fruto de uma má gestão governamental, por exemplo. Sem isso, seu texto se torna apenas informativo, e não problematizador (com a sua opinião no centro de tudo). Olha só, essa é a sua introdução:
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    Consoante o líder Mahatma Gandhi, ¨O futuro dependerá daquilo que fazemos no passado¨. [DEPOIS de fazer a alusão, eu recomendaria por em cheque o TEMA antes de falar sua opinião (TESE)] Em analogia com a frase, as futuras gerações poderão sofrer de uma população desqualificada e ignorante de informação, em razão da atual, que parece pouco se preocupar com a importância da educação e com altos índices de evasão escolar. (AQUI, você poderia ter usado a falta atenção da população como a TESE. Bastaria ter colocado argumentos que sustentem ela.) Tal problemática é reforçada pela má gestão das escolas públicas, por parte do governo, como também pela desigualdade econômica do país.
    Então é só lembrar: a TESE é o que você acredita sobre o assunto, os ARGUMENTOS são o porquê de você acreditar nela e os DADOS são de onde você tirou os argumentos.
    Além disso tudo, vou falar que sua alusão foi boa, mas é importante relacioná-la não só com a introdução, e sim com o restante do texto também, xerto?
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    Nos desenvolvimentos, eu curti que você utilizou o tópico frasal (retomada do argumentos da introdução) no terceiro parágrafo para que fosse mais fácil de entender. Esse é o caminho mesmo. Contudo, faltou isso no segundo parágrafo e ficou mais difícil de entender. Tenta seguir essa ordem aqui para escrever os desenvolvimentos:
    TÓPICO FRASAL (retomada dos argumentos da introdução), EXPLICAÇÃO ( que aprofunda o que você quis dizer), DADOS (de onde você tirou suas informações e CONCLUSÃO (aqui é importante que você explique o que tem haver o seu argumento com o TEMA).
    Fora isso, recomendo que sempre que for falar de algo que não seja um lugar, utilize a expressão “no qual” e não “onde”, blz?
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    Agora, pra fechar aqui minhas impressões, vou te dar uma dica que pode te ajudar na conclusão: quando for começá-la, adicione, se possível, os tópicos frasais novamente e adicione o que fazer com eles. Por exemplo:
    Em síntese, é necessário formular uma solução à respeito da má gestão das escolas públicas e da desigualdade econômica do país.
    Caso não consiga, acredito que trocar os tópicos frasais por palavras como “problemáticas” também funcionaria.
    Fora tudo isso, eu gostei que você cumpriu todas as perguntas da conclusão “QUEM”, “O QUÊ”, “COMO”, “DETALHES” e “PARA QUÊ”. Continue treinando que tu chega lá mais rápido do que pensa.

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  4. C1- Demonstrar domínio da norma culta- 200
    C2- Compreender a proposta de redação e aplicar várias áreas do conhecimento – 120
    C3- Selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista – 120
    C4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação – 160
    C5- Elaborar a proposta de intervenção em respeito dos direitos humanos – 160

    Um texto bom e bem estruturado. Alguns errinhos bobos de vírgula, mas nada muito gritante. Senti a falta da diversidade de conhecimentos prévios no desenvolvimento.Na conclusão, não vi a retomada da tese, oq é de suma importância. Fora isso, good text

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