“Comunidades estão sendo envenenadas”
Segundo relatórios de médicos da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), o Brasil é vitima de uma “pandemia silenciosa” causada pela intoxicação por meio do consumo excessivo de agrotóxicos. Entretanto, pouco se faz para que essa problemática seja amenizada, visto que as leis estão cada vez mais favoráveis e menos burocráticas para o uso desses pesticidas. A maior parte da poluição gerada por esses produtos é originada do agronegócio.
A priori, projetos de lei como a “PL do envenenamento”, aprovada pelo congresso no ano de 2018, facilitam e liberam o manuseio de substâncias nocivas que são proibidas em outros países. A impunidade e liberação desses venenos é considerada uma violação ao direitos humanos. Segundo Baskut Tuncak, relator especialista da ONU “O país está em caminho íngreme rumo á um futuro tóxico”, há necessidade de medidas urgentes contra essa poluição absolvida.
Ademais, inúmeros são os impactos para a população em geral. Trabalhadores rurais são as principais vítimas da intoxicação, a exposição a longo prazo causa problemas respiratórios, males congênitos e câncer. Ainda mais, a pulverização desses venenos, não só contamina a área em qual está sendo aplicada, mas também invade os terrenos vizinhos prejudicando os humanos e animais que habitam próximo as plantações. O solo e lençóis freáticos são igualmente contaminados, assim como o alimento que é ingerido pelo consumidor.
Indubitavelmente, é vital a criação de políticas de desenvolvimento sustentável pelo Governo. É preciso implantar medidas rigorosas de controle ambiental e banir esses praguicidas. Promover palestras aos lavradores com o intuito de apresentar os benefícios da policultura como uma alternativa ao controle de pragas. É importante o apoio á agricultura familiar e a disponibilização de lotes públicos para o cultivo de hortas comunitárias que atendam como fonte de alimento de qualidade acessível a todos.
evelysa
boa introdução , bons recursos lexicais e boa explanação do tema, na conclusão acho necessário mais especificidade, também acho necessário o uso de alusões e/ou citações para apresentar ao corretor seu argumento de autoridade e bom ponto de vista de atualidade, orgaos sociais e leis = 720
Bruna Suderio
gostei da introdução, começou bem falando do documentário e logo depois ligando a realidade e apresentando as teses. nos desenvolvimentos eu achei bom, mas acho q poderia ser discutido teses mais específicas, que dava pra fazer uma ligação legal com o texto. e na conclusão achei que começou bem, falando do agente, depois ação, mas achei q faltou mais detalhamento, é bom sempre detalhar bem! e achei q faltou um fechamento legal, q deixou ela vazia, talvez uma alusão ou frase de um filósofo, ou então retomar o próprio filme q vc citou na introdução, só para dar uma finalidade na sua proposta!
não sei corrigir não kkkkk, só to falando com base do modelo q faço a minha!