O HOMEM É UM OU MULTIDÃO?

  • 0

        A formação da identidade é feita a partir da socialização,o homem é o somatório de interações sociais por meio da comunicação. A partir da imitação e da identificação,que são mecanismos das socialização,permitem ao homem uma modificação na cultura interior em função da cultura exterior,já que são produtos do meio social. Em função disso,o homem permeia um conflito que é ser considerado alguém que foge do padrão buscando sua identidade e formação,como também tornar-se alguém inconsciente ao seguir a multidão.

     A cultura individual,sendo algo que o homem gera é cancelado pela sociedade,que desaprova ações como tal,segundo Peter Berger,é o produto do processo de assimilação dos códigos e padrões culturais de um grupo social por parte dos diferentes indivíduos que constituem. Desde o período do século XIX,com movimentos iluministas,o homem que seguia tal manifestação era considerado traidor,levando-o à morte. A busca pela identidade,tende a quebrar primeiramente,os agentes de socialização,que é tudo aquilo que é utilizado como modelo para construção de personalidade individual,sendo por exemplo,a família,escola e grupos sociais.

      A invisibilidade social,é uma das consequências de seguir a multidão,sendo essa uma massificação por falta de consciência,torna-se a impessoalidade algo presente no homem que participa desse conjunto inconsciente. Segundo o filósofo Louis Althesser,o homem é aprisionado por dois tipos de aparelhos: os repressivos e os ideológicos,sendo o primeiro visto na religião,cultura,família e o segundo é caracterizado como controle ideológico vindo daquilo que detém o poder.

     Sabendo disso,portanto,a busca pela saída da multidão,com a influência de seguir a padronização e a impessoalidade,impede o homem de formar sua identidade.O indivíduo,em que vive na multidão encontra-se eternamente preso,como no Mito da Caverna,deve quebrar suas correntes que o aprisiona, o impedindo de sair da prisão e buscar aquilo que quer,ou formar sua identidade própria. Aprisionado pelo aparelhos repressivos e ideológicos,como Althesser afirma. Todavia,contanto que haja uma busca própria pela quebra dos paradigmas convencionado pelo homem,e essa percepção seja canalizada para o aumento de crescimento na identidade,esse poderá se tornar um,e de fato um instrumento de mudança.

Compartilhar

1 Correção

  1. Suas ideias são boas, mas percebi alguns erros:
    1. Falta de conectivos
    2. Erros gramaticais (vírgulas inadequadas, como em: “A invisibilidade social , é uma das consequências de seguir multidão”, entre outros)
    3. A sua segunda citação foi colocada corretamente, mas a primeira deveria ser colocada como a segunda também (após um ponto)
    4. A inexistência da Proposta de Intervenção que é importantíssima na redação do Enem.
    5. Falta de coesão entre as ideias
    Continue estudando e praticando que tudo será resolvido!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.