O hábito de ler entre os jovens

  • 1

No clássico filme da Disney, A Bela e a Fera, a personagem é marginalizada pelo seu apreço por leitura e vontade de aprender que a difere das outras pessoas de sua comunidade. De forma análoga, na sociedade brasileira o habito de ler é um importante ato que traz benefícios cognitivos e desenvolve o espirito crítico e criativo, porém tem pouco aderentes devido principalmente a falta de incentivo para a constituição do hábito. Desse modo, torna-se necessária a análise da abordagem para serem devidamente compreendidas e solucionadas.

A priori, convém ressaltar que a leitura engradece a alma, segundo pensamento de Voltaire, sendo assim é lícito relacionar que há benefícios no ato de ler, fazendo parte da educação e crescimento, já que ao realizar tal ação, se torna propenso ao desenvolvimento e construção do pensamento. Sob esse viés, vale comentar sobre o livro A Biblioteca Invisível, que retrata um universo, onde os livros são considerados de extrema importância, já que se trata de um objeto transformador e abridor de caminhos e conhecimentos, por esse motivo deve ser protegido e cultivado. Logo, torna-se claro, sua importância para a sociedade, que deve ser explorado.

Nesse sentido, dado a contribuição da leitura, é incongruente a falta de incentivo por parte, sobretudo do governo, em oferecer tais serviços. Segundo INPE, 55% das escolas públicas, não possuem bibliotecas em sua infraestrutura escolar. Nessa perspectiva, é possível perceber que não há compromisso, nem investimento para prestar o mínimo contato dos jovens com os livros e assim poder desenvolver a pratica por busca de conhecimento constante.

Portanto, infere-se que para a construção de um leitor assíduo, seja necessária que, medidas de estímulo sejam tomadas, por parte do Ministério da Educação, em parcerias com órgãos educacionais privados. Eles em conjunto devem realizar a promoção de campanhas e projetos, com investimento em bibliotecas públicas, sarais e comunidades de leitura nas escolas, que promovam o sentimento da comunidade para a importância e seu benefício, a fim de que todos tenham acesso as melhorias que a educação que um leitor pode trazer.

Compartilhar

6 Correções

  1. Boa tarde! Tudo bem?

    Seu texto está muito bem escrito, fez bom uso das palavras e das citações, que caíram perfeitamente ao tema. Acho que deveria apenas colocar mais detalhes, enriquecendo mais seu texto. Como dito no comentário acima, você poderia desenvolver mais a conclusão. Mas fora isso seu texto está muito bom, acredito que tiraria uma nota muito boa. Boa sorte no enem. :)

    • 1
  2. Opa, olá.

    Sua redação está bem desenvolvida, parabéns.

    Mostrou que compreendeu o tema, de forma que seu texto apresentou toda uma sequência lógica, ressaltando, com base, a importância da leitura e a falta de incentivo dos órgãos para com a situação.

    Como já citado pelos outros corretores, seria bom retomar no final do seu texto alguma alusão que você fez. Dessa forma, além do texto possuir toda uma sequência lógica, ele fica bem fechadinho.

    Bons estudos!!!

    • 1
  3. Muito bem escrita e desenvolvida. Ótimo uso de exemplos ( A Bela e a fera e A biblioteca invisível). Houve um bom compreendimento do assunto, e não fugiu do mesmo em nenhum momento. No geral a redação esta boa e acredito que conseguiria uma boa nota. 1 – Domínio da norma padrão- Sim, teve boas escolhas de palavras para a formação do texto.
    2 – Compreensão da proposta de redação- como citei acima, sim
    3 – relacionar, selecionar, organizar e interpretar- talvez poderia ter desenvolvido mais o texto neste aspecto, relacionar e selecionar.
    4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo- Sim, um bom texto argumentativo
    5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado- Sim, citou modos para amenizar o problema, porém poderia ter dado mais exemplos de melhoria. Como por exemplo, a distribuição de livros entre os mais carentes, acesso livre e facilitado á bibliotecas, talvez acrescentar aulas de literatura nas escolas, onde os alunos poderiam pegar gosto pela leitura e etc.

    • 1
  4. Introdução: Trouxe uma base para contribuir com a introdução dando margem para apresentar a problemática da falta de leitura. 200
    Desenvolvimento 1:Argumento que exemplifica a importancia da leitura e seus benefícios, trocaria a palavra ”abridor” por facilitador ou a tiraria do texto deixando apenas ”… transformador de caminhos e conhecimentos…”. 180
    Desenvolvimento 2:Otimo argumento, uso de dados informativos.200
    Conclusão: Ótima construção , explica corretamente as propostas apresentadas mesmo que um pouco genéricas e faz retomada a introdução. 200
    nota final:780

    • 1
  5. Tava passando pelas redações e dei de cara com a sua, o primeiro parágrafo logo me chamou atenção! Muito bom teu repertório, citar um clássico que todos conhecem e ligar ele a outro assunto foi um golpe de mestre! haha Não vi muitos erros, mas quero te lembrar que obras devem estar escritas entre aspas, “A Bela e a Fera” e “A Biblioteca Invisível”. Parabéns!

    • 0
  6. Sua redação foi muito bem escrita, parabéns!
    Mas como os colegas acima citaram, você precisa se atinar mais sobre algumas palavras do seu vocabulário que podem ser trocadas para tornar o seu texto mais correto gramaticalmente.
    E não esqueça de retomar no final do texto alguma alusão que você tenha utilizado, para mostrar ao corretor a coerência da sua redação, que ela se interliga entre os parágrafos e que você sabe sobre o que está escrevendo. manter esse ciclo é muito importante!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.