O Hábito de Leitura entre os mais jovens

  • 1

     No livro Anne de Green Gables, da escritora canadense L. M. Montgomery, é contada a história de Anne e sua paixão por livros. Da mesma forma o hábito de ler deve ser incentivado entre todas as faixas etárias, principalmente na primeira idade. Para que isso seja possível é necessário que o jovem receba o estímulo por parte do governo e da família.

     Primeiramente, é presciso destacar a importância da literatura para a formação política, social e educacional de um cidadão. Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, 67% das crianças são leitoras, entre os pré-adolescentes o índice chega a 84% e três quartos dos adolescentes tem como hábito a leitura. Entretanto, esses números não se mantém na vida adulta e isso têm que ser combatido.

     Para tal, todo cidadão brasileiro deve ter acesso aos livros, sejam os tradicionais impressos ou os recentes e-books. Mas, no Brasil, existe apenas uma biblioteca para 30 mil habitantes, número esdrúxulo se comparado a República Tcheca, que tem 1 biblioteca para cerca de 2 mil habitantes. Os dados mostram como falta investimento na área.

     Desse modo, percebe-se que o hábito de leitura juvenil já existe e deve ser ampliado. Para tal o governo, juntamente com o setor privado, através de PPPs, deve ampliar o número de bibliotecas físicas e virtuais, através de maiores investimentos na área, de modo que os jovens tenham acesso aos grandes clássicos, a fim ampliar o número de leitores nacionais. De tal modo a sociedade brasileira será mais politizada e conscientizada.

 

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação ficou realmente muito boa, mas percebi que você nao desenvolveu muito a sua tese e seus argumentos, ficou tudo muito supérfulo. E nos dois parágrafos argumentativos você só falou da importância da leitura e que o acesso não é democrático, mas você nao apresentou isso como tese na introdução, você tinha apenas colocado que era necessário o insentivo do Governo e da família (e não foi falado isso no desenvolvimento da sua redação). Na proposta de intervenção você não propôs uma medida interventiva para que a leitura se mantenha também na vida adulta, só foi apresentado sobre a construção de novas bibliotecas.
    Você fundamentou com dados, e isso é muito importante. Ficou ótimo
    (adorei seu repertorio citando o livro da Anne)
    Competência 1: 190
    Competencia 2: 100
    Competencia 3: 200
    Competencia 4: 200
    competencia 5: 90
    Total: 780
    Ficou muito boa, só tenta desenvolver mais o assunto e se atentar a seguir a tese apresentada. Parabéns!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.