Iniciante

O hábito de leitura entre os jovens no Brasil

  • 0

A menina que roubava livros- livro de Markus Zusok que depois foi adaptado para o cinema- conta a história de Liesel Meminger uma jovem ladra de livros que é fascinada pela leitura. No entanto, o prazer pelo ato de ter um livro em mãos encontrado na protagonista é uma realidade muito diferente da presente na vida dos jovens brasileiros, tendo em vista que muitos deles tem perdido o gosto pelo hábito de ler. Nesse âmbito, é licito destacar o uso das redes sociais e a falta de tempo como os principais fatores que causam esse problema.

Partindo do exposto, é necessário pontuar que o uso crescente das redes sociais é um dos principais agentes causadores do problema. Isso se dá porque muitos jovens preferem passar o seu tempo livre no whatsapp ao dedicar-se a leitura. Tal afirmação pode ser comprovada através da pesquisa feita pelo Diário do Nordeste, onde mostra que o número de pessoas que usam o aplicativo foi de 43% para 63%. Esse dado é verdadeiramente preocupante, pois, uma sociedade que não lê é uma sociedade sem senso crítico e completamente alienada.

Ademais, é preciso levar em conta que a falta de tempo é um agravante do problema. Pois, segundo a quarta edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” cerca de 43% das pessoas afirmavam que não liam mais por falta de tempo. Isso é demasiadamente ruim, pois como afirmava o filósofo John Locke “ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento.” Por isso medidas devem ser tomadas para que a sociedade não se torne ignorante e autoritária, pois sem a ler ela é incapaz de perceber os  pontos de vista de um fenômeno.

Assim, fica claro que o Brasil urge por mudanças. Portanto, o Ministério da Educação deve criar o seu próprio aplicativo de leitura, afim que os jovens que preferem usar os smartphones durante os horários livres tenham mais acessos aos livros. O app seria gratuito e contaria com livros que já são patrimônios públicos como os clássicos de Monteiro Lobato, o aplicativo também possuiria a aba comunidade para que os jovens pudessem debater sobre cada livro que lessem, por meio do mesmo o usuário poderia estabelecer  um alarme que iria indicar quando ele deve começar a ler.  Isso amenizaria o problema, pois, os seus dois principais agravantes estariam sendo solucionados.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Na sua introdução, acredito que faltou algumas pontuações. Acabou deixando meio confuso.
    No desenvolvimento, foi muito bom seus argumentos
    E também fazer citações de outras pessoas deu a entender que você sabia bem do estava escrevendo.
    Na sua conclusão, amei a proposta, achei ela muito interessante e acredito que acontecesse realmente, tudo mudaria para melhor.
    não houve erro de ortografia, o que é muito bom.
    Você escreve super bem! parabéns.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.