Como outrora proferia Marianna Moreno “A leitura abre nossos olhos, nossa mente e expande o nosso conhecimento”. Sob o mesmo ponto de vista, considera-se que o hábito da leitura é de fato indispensável, além de trazer um enriquecimento relevante no vocabulário do leitor, é essencial para construirmos uma ampla cadeia de ideias, argumentos e pensamentos.
Bons críticos – no passado – na verdade, foram ávidos leitores. Em síntese, compreende-se que não são todos que gostam de ler, seja por conta de suas tarefas diárias ou até mesmo por falta de interesse, porém, o hábito de leitura se faz necessário pois é um meio para se manter informado, um verdadeiro “estimulante” para a memória e o raciocínio. Leitores são os verdadeiros críticos do mundo por que se tornam preparados para enfrentar e se posicionar em qualquer tipo de situação através do seu conhecimento adquirido com a leitura.
Jovens que não adquirem o hábito de ler, tendem a ter uma maior dificuldade em desenvolver argumentos sólidos e consistentes. Um exemplo são os vestibulares, evidentemente, os concorrentes que possuem um maior nível de leitura irão se sobressair em relação aos demais. Argumenta-se favoravelmente que a leitura fornece uma visão mais crítica acerca das atualidades e dos problemas sociais e mundiais. Com este cenário, conveniente recordar-se de uma das frases mais famosas de Bill Gates “sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história.”
Pensando nesse quesito, urge que o Ministério da educação e cultura (MEC), através de ações governamentais, promova eventos, campanhas e palestras a respeito da importância do hábito da leitura. Não obstante, é preciso propor aos pais e responsáveis que incentivem seus filhos a lerem – se possível – desde a infância, pois é uma das maneiras mais eficazes de se desenvolver o hábito da leitura. Além de terem, uma capacidade de aprendizado mais aguçada, jovens e crianças são uma “porta aberta” para as informações, conhecimento e atitudes que definirão o seu futuro.
hugo2007
Ótima redação! Na introdução “Como outrora proferia Marianna Moreno “A leitura abre nossos olhos, nossa mente e expande o nosso conhecimento”. Sob o mesmo ponto de vista, considera-se que o hábito da leitura é de fato indispensável, além de trazer um enriquecimento relevante no vocabulário do leitor, é essencial para construirmos uma ampla cadeia de ideias, argumentos e pensamentos.” não ficou claro qual é sua problemática. Você no desenvolvimento informa que os jovens não possuem o hábito de ler, porém poderia ter apresentado essa carência de leitura na introdução como um gargalo atual.
Sara Jullie
Achei sua redação muito bem elaborada , é nítido que você possui domínio do tema , gramatical e um repertório ótimo .
Também é bem evidente o seu posicionamento sobre o que está sendo abordado .
Senti falta somente dos conectivos para começar os parágrafos de desenvolvimento e conclusão .
Acredito que a nota seja acima de 880
rosi_toti
Redação muito bem elaborada, tanto os repertórios quanto aos conectivos foram bem colocados uma redação que obedece a quantidade de linhas, não fugiu ao tema proposto, tanto a introdução, desenvolvimento e a conclusão foram bem elaborados. Essa é uma redação que alcançaria mais de 800 pontos
JoseMarcosVilaNova
Olá! Gostei muito do seu texto, achei que você organizou muito bem suas ideias e de maneira clara e sem ficar um texto cansativo, levando o leitor a pensar sobre o tema em questão. No meu ver, acho que poderia aproveitar mais os conectivos e na sua proposta de intervenção ficaria mais interessante ainda colocar de que maneira deveria ser feito esse incentivo da leitura por parte dos pais.
Richard16
No meu ver sua redação está ótima, tanto na gramática, quanto nas coerências.
Sem fugir do tema e construindo um conceito bem importante, fazendo com que o leitor reflita bastante.
Introduziu muito bem e fez um ótimo desenvolvimento, além de na conclusão colocar uma proposta de intervenção boa.
luisacris
Gostei do seu texto! Mas sentir falta de conectores textuais entre os períodos e os começos dos parágrafos, então você irá perder alguns pontos na competência 4. Sobre o projeto de texto, está ótimo, tendo as ideias bem colocadas é um repertório sociocultural super bem colocado sobre o tema, e na competência 5 você cumpriu todos os 5 elementos, acredito que sua nota seja de 960.